Manual de Redação: vírgula e pontos

Um dos grandes problemas de um texto (jornalístico ou não) é não saber utilizar adequadamente vírgulas e pontos.

O maior erro aqui é escrever algo como se estivesse falando com um amigo informalmente, de forma falada ou escrita. Quando falamos assim, não pensamos nas pausas e em como enfatizar trechos. Porém, quando temos que falar (de forma escrita ou falada novamente) de algo de maneira mais séria, ou especificamente jornalística. Pense no William Bonner! Você já reparou como ele lê as notícias no jornal nacional? Pegue seu texto e leia ele em voz alta ou na sua mente e pense se ele está do jeito que o Bonner leria.

Se apenas o método acima não funcionar, pense o seguinte: uma vírgula representa uma pausa curta (digamos, 1 segundo). Um ponto significa uma pausa maior (2 segundos). Leia seu texto usando esses espaços de tempo e veja se ficou bom. Se trechos diferentes não estão numa mesma frase, quando deveriam estar em frases (separadas por pontos) diferentes. Se uma frase não poderia ter uma vírgula para enfatizar uma situação.

Não há exatamente uma regra para explicar isso, mas o ideal é pensar que frases curtas são melhores que frases longas. Ou seja, pontos são fundamentais para isso. Tenha certeza, também, que dificilmente um parágrafo de 3, 4 linhas pode ter apenas um ponto (o ponto final no caso). Se seu parágrafo está nessa condição, releia, por certamente está ruim.

Abaixo, seguem alguns exemplos de textos que foram publicados no site e que, justamente, não tinha pontos o suficiente, além de falta de vírgulas.

TRECHO ORIGINAL

Na noite deste domingo (05) ao vencer o Phoenix Suns o técnico do San Antonio Spurs Gregg Popovich alcançou mais uma marca expressiva em sua carreira, foi a sua 1.156ª vitória na temporada regular, se tornando o sexto técnico mais vitorioso da história da NBA, ultrapassando o lendário Phil Jackson (1.155).

TRECHO ALTERADO

Na noite deste domingo (05), ao vencer o Phoenix Suns, o técnico do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, alcançou mais uma marca expressiva em sua carreira. Foi a sua 1.156ª vitória na temporada regular, se tornando o sexto técnico mais vitorioso da história da NBA, ultrapassando o lendário Phil Jackson (1.155).

🏀 Note que as vírgulas usadas enfatizam alguns trechos, deixando o texto mais fluido. Uma das separações por vírgula é da regra de separação de cargos e funções, também importante que saibam usar. Já o ponto faz com que a primeira fase tenha sua ênfase e, na sequência, a informação esteja também com destaque, sem um atropelar o outro.

TRECHO ORIGINAL

Ainda no segundo quarto da partida os Vikings conseguiram mais uma ótima campanha, e mesmo com as câmeras de transmissão da TV mostrando muitas vezes Teddy Bridgewater, o nome do ataque dos Vikings foi Keenum, que após ótimos passes conseguiu conduzir mais uma vez a equipe até a red zone e após excelente recepção de Adam Thielen, os Vikings fizeram o touchdown e viravam o placar, 17 a 14 após o extra-point de Forbath.

TRECHO ALTERADO

Ainda no segundo quarto da partida, os Vikings conseguiram mais uma ótima campanha. Mesmo com as câmeras de transmissão da TV mostrando muitas vezes Teddy Bridgewater, o nome do ataque dos Vikings foi Keenum. O camisa 7 após ótimos passes, conseguiu conduzir mais uma vez a equipe até a red zone e após excelente recepção de Adam Thielen, os Vikings fizeram o touchdown, virando o placar: 17 a 14 após o extra-point de Forbath.

🏀 Nesse caso, foram necessárias mais alterações. Lendo o primeiro trecho, dá a impressão que não cabe apenas trocar virgula por ponto em nenhum lugar. Mas lendo, você percebe o quanto o trecho está cansativo. Por isso, algumas mudanças foram feitas para conseguir criar as pausas necessárias. No fim, colocamos “dois pontos”, mais um tipo de recurso que serve para enfatizar um trecho e oferecer um pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto.

VÍRGULAS DEMAIS

Também existe uma situação diferente, que é quando se colocar vírgula onde não deve. Basicamente, não existe vírgula separando o sujeito de um verbo de ação feita por aquele sujeito. Exemplificando abaixo.

ERRADO: Kobe Bryant, garantiu que se aposentará.

CERTO: Kobe Bryant garantiu que se aposentará.

Se tiver qualquer dúvida sobre isso, apenas leia e use a mesma lógica da explicação anterior sobre uma pausa quando houver uma vírgula. Leia a frase com a pausa entre “Kobe Bryant” e “garantiu”, por exemplo. Ficou estranho, certo?

>> VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

Publicidade

Publicidade