Manual de Redação: títulos jornalísticos

Um dos maiores problemas do jornalismo é fazer bons títulos. Abaixo, segue uma série de regras e dicas importantes que podem ajudá-lo.

⚾ Um título jornalístico não deve fazer suspense e, sim, dizer o que vem a seguir na notícia. O leitor precisa ser fisgado pelo título, ou seja, ele deve ser objetivo e o leitor deve saber o que pode encontrar na matéria a partir do título. Ao mesmo tempo, ele deve ser curto o bastante para não “entregar tudo” de uma vez. O leitor deve ter interesse de ler o restante. É uma equação complexa, mas tendo em mente esses dois fatores, seu título terá sucesso.

⚾ Um título jornalístico deve evitar ao máximo artigos (a, o, um, uma e suas variações e plurais). Nem sempre é possível em alguns trechos, mas apenas evite. E NUNCA comece um título com artigo.

⚾ Evite também muitas vírgulas num título. Tente fazer o título com nenhuma ou uma no máximo. Duas já está acima do bom, mas se for necessário, ok… TRÊS NUNCA!

⚾ Diferente das regras de números (a famosa “de 1 a 10”), é válido colocar numerais em vez de números por extenso num título, mesmo de 1 a 10, para deixar um título mais curto.

⚾ Por padrão, quando usar aspas num título, use aquele de apenas um risco. ‘’ em vez de “”.

Exemplo: Kobe Bryant: ‘me orgulho de ter jogado nos Lakers’

⚾ Use sempre verbos que indiquem ações num título. Evite algo: “Números de Kobe Bryant aposentados nos Lakers”. Prefira: “Números de Kobe Bryant são aposentados dos Lakers”.

⚾ Em 99,9% dos casos, os verbos no título devem estar no PRESENTE. Mesmo indicando uma ação no passado. Em alguns casos, dá para colocar o verbo no futuro (quando estiver falando do futuro). Da mesma forma, se usa o passado especialmente em situações onde é necessário enfatizar que algo aconteceu num passado específico.

Exemplo comum: Kobe Bryant anuncia aposentadoria do basquete

Exemplo no futuro: Kobe Bryant fará último jogo da carreira

Exemplo de passado: Kobe Bryant jogou machucado a temporada passada

⚾ Por nossos padrões, quando citar um time, coloque ou o nome inteiro da equipe ou apenas o “apelido” da franquia. Nunca use apenas o nome da cidade.

⚾ O mesmo vale para nomes de jogadores. Ou o nome completo ou só o sobrenome – com exceção de atletas mais conhecidos pelo primeiro nome, como Kobe, LeBron, Carmelo. Evite também colocar só o sobrenome de um jogador se for um sobrenome comum como James, Smith, Jones, etc.

⚾ Siga uma lógica de: se usou o nome inteiro de um time/jogador, use também nome inteiro de outro/time jogador, caso precise citar outro. E o mesmo se for só usar apelido/sobrenome. Busca esse equilíbrio também para evitar um título longo.

⚾ Num título sobre um pós-jogo, cite nome dos dois times (vencedor e perdedor) sempre – a não ser que o perdedor seja muito irrelevante para o contexto.

⚾ Enfatize também o time que venceu. Enfatizar que o time que perdeu, como no exemplo abaixo, demonstra desinteresse no outro time, o que não é recomendável a não ser que realmente seja algo que mereça.

Exemplo errado: Warriors perdem dos Lakers em Los Angeles (Não há motivo para não dizer que os “Lakers venceram os Warriors”, nessa ordem)

Exemplo plausível: Celtics perdem para o Magic e batem recorde negativo de derrotas (dá para entender colocar o perdedor antes num caso desses, mas ainda assim vale tentar colocar o vencedor na frente).

⚾ No jornalismo moderno, o título deve ser pensado também para mecanismos de busca! Sim, isso é tão importante quanto qualquer outro fator acima. Pense se seu título está bom o bastante para ser encontrado no Google quando alguém procurar por aquele tema. Especialmente, se palavras-chaves importantes para tal tema estão colocadas no título.

⚾ POR FIM: importante lembrar que o título é a PRIMEIRA coisa que um leitor vê. Nos dias de hoje, muitos só leem o título. Por isso, revise MUITAS VEZES o título antes de publicar algo. Confira se não há erros de digitação, informação ou algum problema como listados acima. Se um erro estiver no meio do texto, não tem tanto impacto quanto um erro no título.

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