Manual de Redação: números

Existem diversas regras para uso de números nos textos jornalísticos. Abaixo as principais:

A BÁSICA: quando for usar números de 1 a 10, coloque o número por escrito, seja ordinal ou cardinal (1º vira primeiro, 10º vira décimo). De 11 pra cima, algarismos (menos cem e mil).

Exceções: números de camisas, placares, datas, semanas da NFL, idade, porcentagem, endereços, jogos de uma série de playoff, número da escolha de Draft.

🏈 Em títulos e subtítulos, você pode escrever números de 1 a 10 também com numerais no caso de economia de espaço. Apenas cuidado com o “1”, que em alguns casos pode indicar um duplo sentido com “um” quando este for um artigo e não enumeração.

🏈 Numa mesma frase (e não parágrafo), você pode colocar todos os números como algarismos, independente de qual sejam, a fim de deixar a frase visualmente mais simples de entendimento. Especialmente em matérias da NBA e MLB, com estatísticas de jogadores, esse recurso pode ser usado. Mas é opcional.

Abaixo, todas as outras regras importantes.

🏈 Números de 1.000 em diante devem ser separados com ponto (e não vírgula, como é feito no inglês).

Exemplos: 1.500, 9.850, 2.500.467, 250.450

🏈 Caso esteja falando de dinheiro e o valor inclua centavos, a separação para esses centavos deve ser com vírgula.

Exemplo: US$ 2.500.000,50

Exceção: anos não devem ter pontos. Estamos no ano de 2018 e não 2.018.

🏈 Já quando falamos de números quebrados, ao contrário do inglês, se usa virgula e não pontos.

Exemplos: 10,9 rebotes por jogo; 34,5% aproveitamento no bastão; 5,5 sacks por jogo.

🏈 Não inicie frases com algarismos. Ou você encontra uma forma de colocar uma palavra no começo e depois o número ou coloque o número por escrito, independente de qualquer regra acima.

🏈 Com mil, milhão, bilhão, prefira a forma mista se os números forem redondos ou aproximados.

Exemplos: 20 mil pessoas estiveram no estádio. Peyton Manning tem mais de 70 mil jardas na carreira; o jogador receberá US$ 1,4 milhão de salário.

🏈 Como é possível ver acima, quando um número quebrado de milhão, bilhão, trilhão for abaixo de dois, continua sendo singular. Ou seja: é 1,4 milhão e não 1,4 milhões.

🏈 Não coloque o zero (0) antes de números de 1 a 9 em nenhuma situação.

🏈 Para falar de Super Bowl, use sempre algarismos romanos, a menos que, por qualquer motivo a NFL abdique disso, como fez no Super Bowl 50.

>> VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

Publicidade

Publicidade