Manual de Redação: neste/nesse, essa/esta

Uma dúvida comum, mas que não é tão complexa. A maior confusão é porque na fala coloquial, do dia a dia, quase se sempre usamos um “nesse” em vez de “neste”.

Se usa “neste”, “este”, “nesta”, “esta”, “isto”, “desta” e demais variações para indicar proximidade. Seja proximidade de algo no próprio texto, proximidade de data ou proximidade de local. Já o “nesse”, “nessa”, “esse”, “essa”, “desse”, “isso” tem também a mesma função de “aquele”, “aquela”, ou seja, indica certa distância.

Exemplos de aplicação:

🏈 O Los Angeles Lakers venceu o Phoenix Suns neste domingo (12) por 115 a 99.

(“neste” porque indica um dia próximo, provavelmente no próprio dia ou no dia anterior. O mesmo valeria se estivesse falando de algo que vai acontecer no dia seguinte)

🏈 O Philadelphia Eagles é o melhor time desta temporada da NFL

(estamos falando da temporada atual)

🏈 2016, este foi o grande anos da história do Chicago Cubs

(O ano não é atual, mas ele aparece muito próximo na frase, por isso cabe o “este” em vez de “esse”. Se as informações estivessem um pouco mais distante na frase, seria mais adequado o “esse”)

🏈 Logo no começo do 2° período, Auburn passa à frente do placar com mais um FG. O ataque de Georgia tinha dificuldade contra a defesa anfitriã. O jogo corrido, que vem sendo um diferencial dos Bulldogs até aqui na temporada, não funcionava bem e facilitava o trabalho da secundária Tiger em situações de passe.

Com esse cenário, a equipe da casa virou o jogo ainda no 2° quarto. O quarterback Jarrett Stidham conectou um passe para o wide receiver Darius Slayton, que correu 42 jardas para end zone.

(O “esse” aqui fala da situação mencionada acima. Tem uma certa distância já dentro do texto, então não é necessário o “este”).

>> VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

Publicidade

Publicidade