Manual de Redação: lead jornalístico

Lead é o primeiro parágrafo de um texto jornalístico. Ele deve conter respostas para as seguintes perguntas: quem, como, quando, onde, por que e o que.

Basicamente é isso. Mas não deve ser só um amontoado de respostas para as perguntas acima, deve ter essas respostas num texto fluido. E nem sempre todas as perguntas serão respondidas necessariamente, mas é importante colocar a maioria delas em ação.

Exemplificando uma situação:

Nesta sexta-feira (24), o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, informou que o armador Derrick Rose, do Cleveland Cavaliers, se afastou da equipe e está avaliando seu futuro no basquete. O motivo seria mais uma lesão sofrida em sua carreira.

Observando o trecho acima, vemos:

🏀 Quem: Derrick Rose
🏀 O que: se afastou da equipe e pode não jogar mais na NBA
🏀 Quando: na sexta-feira
🏀 Onde: não é uma informação essencial nesse caso, mas fica subentendido “Cleveland” ou o próprio “Cleveland Cavaliers” cumprindo essa função.
🏀 Por que: por causa da lesão
🏀 Como: nesse caso, o “como” pode ser considerado a informação do jornalista. Como ficamos sabendo da situação.

Recomendamos esse link do Manual da Folha, que fala de “lide” (versão aportuguesada), para melhor entendimento: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_l.htm

IMPORTANTE:

🏀 Em lead de jogos, o placar é parte fundamental da informação (é o “como”).

🏀 Nem sempre o lead precisar ser tão “duro”. Há recursos que podem ser utilizados, como por exemplo abrir com uma frase de impacto o texto antes de ir direto para a notícia. Como no exemplo abaixo, refazendo o trecho citado anteriormente:

A carreira de Derrick Rose na NBA pode estar perto do fim. Nesta sexta-feira (24), o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, informou que o armador do Cleveland Cavaliers se afastou da equipe e está avaliando seu futuro no basquete.

🏀 Às vezes é possível transformar o primeiro parágrafo em algo mais indireto também e partir para o lead no segundo, ou então dividir coisas do lead entre primeiro e segundo parágrafo. Faça isso apenas se tiver muita segurança em seu texto jornalístico.

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