Manual de Redação: aspas

Para utilizar uma declaração de uma pessoa no texto, nosso padrão é de abrir e fechar aspas. Abaixo, algumas coisas importantes para se fazer isso corretamente.

🏈 Quando a declaração se encerrar, mas houver uma continuação sobre quem disse aquilo ou algo do tipo, coloque vírgula na frente da declaração, para separar o que vem a seguir.

Exemplo: “Se eu não jogo na principal partida do ano, isso me diz que não terei mais snaps. Então toda a conversa mole que me passaram não importa. Eu não estava irritado, não estava bravo: é um negócio”, explicou o defensor.

🏈 Se a declaração fechar uma frase ou parágrafo, coloque um ponto na frente.

Exemplo: Ao ser perguntado se Durant poderia ser considerado um dos candidatos ao prêmio, Green respondeu: “Eu acho que sim, se não for o candidato principal. A forma que ele joga na defesa… ele tem sido espetacular. (…) Então, se eu tivesse que votar, eu votaria nele agora”.

🏈 Aquele “explicou” o defensor que citamos acima pode ser substituído por diversos verbos. Tente sempre pensar nisso para não repetir toda hora verbos como “disse”, “afirmou”.

🏈 Lembre sempre que esse verbo deve preferivelmente estar no passado. No presente apenas quando se tratar de uma entrevista feita por você, normalmente.

🏈 Quando dentro de uma declaração você precisar colocar outras aspas, por qualquer motivo, use a versão de apenas um risco.

Exemplo: “Eu disse: ‘é evidente que vocês pretendem colocar em campo os jogadores mais jovens’. Isso ficou claro”

🏈 Em título, subtítulos, linha fina e manchetes, também use as aspas de um risco.

🏈 As aspas devem ser em itálico apenas quando representarem um comunicado oficial ou trecho de comunicado. No mais, não use itálico.

🏈 Usa-se colchetes – [ ] – num trecho dentro de aspas quando é necessário acrescentar palavra (ou palavras) para completar algo que a frase original deixou subentendido, e que encaixa exatamente na sequência. Ou seja, que se alguém ler sem os colchete, parece mesmo parte da frase, mesmo que não tenha sido dito.

Exemplo: “Eu disse aos jogadores que [vencer] era importante e nós conseguimos”, disse o treinador.

🏈 Por outro lado, usa-se parênteses – ( ) – para acrescentar palavra os palavras que também expliquem melhor uma frase, mas que não exatamente formam uma sequência na frase. Ou seja, que sem os parênteses, não encaixaria na frase, então serve apenas como acréscimo de informação para deixar um trecho mais claro.

Exemplo: “Eu disse a eles (os jogadores) que a vitória aqui era fundamental”.

>> VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

Publicidade

Publicidade