Quem são os torcedores mais ‘infelizes’ dos esportes americanos?
Confira ranking da tristeza divulgada pela ESPN americana
A ESPN norte-americana fez um levantamento curioso: quais as 25 organizações dos esportes americanos têm a base de fãs mais infelizes?
A listagem levou em conta cinco fatores: o número de títulos, participações nos playoffs, vitórias na pós-temporadas, número de derrotas marcantes e desempenho comparado aos rivais diretos.
Curioso para saber quais times fazem seus torcedores sofrerem mais? Confira abaixo!
1º) Sacramento Kings – NBA
Ok, a franquia tem um título da NBA (em 1951, quando ainda se chamava Rochester Royals), mas desde que se mudou para a capital do estado da Califórnia, a vida do time virou uma verdadeira sequência de azares.
Os Kings não ganham um jogo de pós-temporada desde 2004 e não vão a uma série de playoffs desde 2006, o que significa que um torcedor adolescente do time nunca viu uma vitória realmente importante de sua equipe.
A coisa fica pior quando pensamos que quando o time foi realmente bom, entre o final dos anos 90 e o início deste novo século, seus torcedores tiveram que ver o rival Los Angeles Lakers vencer três campeonatos em sequência, com direito a uma derrota traumática na final da Conferência Oeste de 2002, em uma série de sete jogos.
Para completar, desde 2000, os fãs dos Kings viram os Lakers levantar cinco títulos da NBA e o Golden State Warriors, outro rival de estado, levar três, além de observar até o Los Angeles Clippers contar com campanhas de destaque.
Será que Marvin Bagley III, segunda escolha geral do Draft deste ano, tirará o torcedor de Sacramento deste inferno? Veremos no futuro.
(Foto: Reprodução Facebook/Sacramento Kings)
2º) San Diego Padres – MLB
A cidade de San Diego, na Califórnia, perdeu os Chargers, da NFL, para Los Angeles no ano passado e ficou apenas com os Padres, uma franquia reconhecidamente perdedora nos últimos anos na MLB.
A equipe não tem uma campanha positiva desde 2010 e não disputa uma série de playoffs desde 2006 (perdeu um jogo de Wild Card para o Colorado Rockies em 2007) e não vencem uma série de pós-temporada desde 1998. Isso significa que dificilmente um torcedor de 25 anos lembra deste feito.
Aliás, foi em 1998 que a franquia disputou sua última World Series, onde foram varridos pelo New York Yankees. A outra participação na final da MLB, em 1984, também não foi muito gloriosa, com apenas uma vitória na série contra o Detroit Tigers.
Tirando esses raros momentos, foram várias temporadas terríveis enquanto o San Francisco Giants venceu três World Series desde 2010. Até o Arizona Diamondbacks ganhou uma Série Mundial, em 2001. Dura a vida, né?
3º) Cleveland Browns – NFL
Acredite. Uma campanha 0-16 na temporada de 2017 é o menor dos problemas para o fã do Cleveland Browns. A franquia tem o maior jejum de ausência atual nos playoffs da NFL, tendo como sua última presença na temporada de 2002. E essa foi a ÚNICA vez em que a franquia esteve entre as melhores desde que voltou após ser dissolvida em 1995 para dar lugar ao Baltimore Ravens.
A última vitória dos Browns nos playoffs foi em 1994, quando o técnico era nada mais, nada menos que Bill Belichick, demitido após a dissolução da franquia. Sem títulos de Super Bowl, a franquia venceu seu último campeonato da NFL em 1964.
Enquanto isso, o Pittsburgh Steelers ganhou dois Super Bowls desde 2005 e o Baltimore Ravens, aquele que herdou a estrutura dos antigos Browns, também conseguiu dois troféus Vince Lombardi desde sua criação, em 1996.
Uma série de derrotas marcantes na década de 80 (procure pelos termos “Red Right 88”, “The Drive” e “The Fumble” e entenderá), também machucam gerações de fãs dos Browns. Que Baker Mayfield consiga mudar esse destino, né?
(Crédito da Foto: Reprodução / Facebook Cleveland Browns)
4º) Florida Panthers – NHL
A primeira lembrança dos Panthers na NHL foi a de seus torcedores jogando milhares de ratos plásticos no gelo em 1996, quando a franquia, com apenas três anos de vida alcançou a final da Stanley Cup, onde seriam varridos pelo Colorado Avalanche. E provavelmente é a única boa para os torcedores, pois foi a única temporada onde o time da região metropolitana de Miami ganhou uma série de playoffs.
Desde então, a franquia só apareceu na pós-temporada quatro vezes, sendo despachada já na primeira rodada. Para completar, o rival de estado Tampa Bay Lightning tem um título da Stanley Cup e bate ponto nos playoffs.
5º) Buffalo Bills – NFL
Imagine chegar em quatro finais de campeonato seguidas. Agora imagine perder todas elas e nunca mais ter a chance de conquistar um título que seus três rivais diretos possuem, pois você só ganhou mais um jogo de playoffs depois destas finais. Essa é a vida de um Buffalo Bill.
Entre 1990 e 1993, os Bills liderados pelo QB Jim Kelly, venceram a AFC quatro vezes consecutivas, mas pararam no Super Bowl para times da NFC Leste (Giants em 1990, Redskins em 1991, Cowboys em 1992 e 1993). Na primeira destas finais, o kicker Scott Norwood teve a chance de dar o título para Buffalo com um chute de 47 jardas, mas a bola saiu caprichosamente à direita do poste.
A franquia voltou à pós-temporada da NFL no ano passado, após não frequentar os playoffs por 18 anos. Na última vez, em 1999, sofreu uma derrota inacreditável para o Tennessee Titans, que ficou conhecida como “Music City Miracle”.
Como se não bastasse, Miami Dolphins e New York Jets, franquias com histórico de derrotas nestes últimos anos e rivais dos Bills, têm anéis do Super Bowl para chamarem de seus. E o New England Patriots, de Tom Brady e Bill Belichick, criou uma verdadeira dinastia desde 2001.
6º) Milwaukee Brewers – MLB
Os Brewers estão nos playoffs neste ano, gente! Mas isso não é um fato muito comum. Desde 1970, foram apenas cinco aparições na pós-temporadas mesmo com grandes rebatedores, como Robin Yount, Paul Molitor e Ryan Braun.
Se rebatendo a coisa é boa, as campanhas miseráveis se dão pelas falhas na hora de arremessar e isso deu apenas duas vitórias em séries de playoffs para a franquia em sua história. Para completar, essas duas vitórias se seguiram a derrotas para o St. Louis Cardinals, rival de divisão, que ganhou a World Series nas duas oportunidades.
O Minnesota Twins tem três títulos da World Series (o último em 1991) e até o Chicago Cubs saiu de seu tabu miserável de 108 anos em 2016. Definitivamente, a vida de Brewer não é fácil e eles desejam vitórias marcantes neste mês de outubro para compensar.
(Foto: Reprodução Twitter/Milwaukee Brewers)
7º) Chicago White Sox – MLB
Mesmo em seu mais de um século de fila, o Wrigley Field sempre foi o lugar favorito para o fã de beisebol da cidade dos ventos. Mas entre 2005 e 2016, os torcedores dos White Sox (que inclui na conta o ex-presidente Barack Obama) podiam se gabar que tinham uma World Series recente.
Isso, porém, acabou em 2016, quando o título dos Cubs depois de 108 anos emocionou todo o mundo do esporte e trouxe os holofotes para o norte da cidade com tudo. Para o sul, restou a melancolia completa. São nove aparições nos playoffs em 114 temporadas e nenhuma desde 2010.
Com a organização em reconstrução, resta torcer por um futuro um pouco distante com dias melhores.
8º) Cincinnati Reds – MLB
A “Big Red Machine”, com Pete Rose, Joe Morgan e Johnny Bench, ganhou duas World Series na década de 1970, beleza e em 1990, outro título veio. Mas depois disso, a vida do torcedor dos Reds é miserável. A franquia não vence uma partida de playoffs desde 1995, e desde então, só apareceu na pós-temporada três vezes.
Para completar, alguns rivais conseguem boas campanhas. Os Cardinals ganharam duas World Series nos últimos 12 anos, enquanto o Cleveland Indians bate ponto nos playoffs. Para o torcedor de Cincinnati, a única coisa que restou foi celebrar o passado dominante.
9º) Buffalo Sabres – NHL
Sim, Buffalo na lista de novo. Se os Bills perderam quatro Super Bowls em sequência, os Sabres têm três derrotas espalhadas na Stanley Cup (1975, 1980 e 1999). Mas igualmente dolorosas.
A franquia do estado de Nova York, que tem Rangers e Islanders com títulos da Stanley Cup, ainda tem que aguentar o rival próximo Pittsburgh Penguins com três títulos nos últimos 10 anos.
Definitivamente, se você quer sofrer como torcedor, vá para Buffalo.
10º) Chicago Bears – NFL
O time campeão do Super Bowl em 1985 teve a defesa mais dominante da história da NFL, ok. Mas um torcedor com menos de 40 anos simplesmente não se lembra disso.
Os Bears não aparecem na pós-temporada da NFL desde 2010 e essa foi a única aparição depois de perder o Super Bowl XLI para os Colts, na temporada de 2006.
Em 2010, aliás, os Bears venceram a NFC Norte pela última vez, mas viram o destino ser muito cruel. O rival Green Bay Packers, que entrou via Wild Card disparou para conquistar o Super Bowl naquele ano. Os Packers e seu quarterback, Aaron Rodgers, aliás, seguem machucando os corações dos Bears, como em viradas históricas nas temporadas de 2013 e recentemente na abertura da temporada 2018.
Será que a chegada de Khalil Mack é um indício da volta da tradição defensiva dos Bears e indício de dias melhores? É o que o fã de Chicago anseia.
Confira o restante da lista:
11º) New York Jets – NFL
12º) Arizona Coyotes – NHL
13º) Detroit Lions – NFL
14ª) Phoenix Suns – NBA
15º) Tampa Bay Buccaneers – NFL
16º) Miami Dolphins – NFL
17º) Seattle Mariners – MLB
18º) Colorado Rockies – MLB
19º) Charlotte Hornets – NBA
20º) Washington Redskins – NFL
21º) Carolina Hurricanes – NHL
22º) Oakland Raiders – NFL
23º) Baltimore Orioles – MLB
24º) Toronto Maple Leafs – NHL
25º) Los Angeles Clippers – NBA