O marketing esportivo americano e os patrocínios das ligas dos EUA
Será que o modelo de marketing nos Estados Unidos poderia ser aplicado com sucesso no mercado brasileiro?
De acordo com estudo feito em 2014 pela empresa americana IEG, os patrocínios movimentam cerca de US$ 55 bilhões globalmente, sendo que os Estados Unidos, representam US$ 21 bi, nada mais, nada menos que 38% do total. O mercado norte-americano cresceu mais de 4% ao ano nos últimos quatro anos.
Levando em conta somente o patrocínio esportivo, o montante é de aproximadamente US$ 14 bilhões (67% do total). Lembre-se que os EUA são o maior mercado de marketing esportivo do planeta.
Juntos, os 122 times da ligas profissionais norte-americanas, movimentam 21% do valor dedicado aos patrocínios esportivos no mercado norte americano. Ainda segundo a empresa que realizou o estudo, os valores arrecadados com patrocínios da NFL, NHL e NBA, ultrapassam a marca dos US$ 2,3 bilhões.
O que é mais interessante, é que esse valor é somente a parte destinada aos times e ligas. Não foram considerados aqui os patrocínios pessoais dos atletas e as inúmeras estratégias de ativação, que pra alguns dos patrocinadores pode chegar até a 4x o valor investido no patrocínio.
Vale lembrar que estamos falando de um mercado onde os times não estampam nenhuma marca em seus uniformes.
O segredo do êxito é o trabalho em ações de comunicação, vendas, relacionamento, dentre outros, que é realizado pelo marketing dos times e das ligas.
O interesse dos patrocinadores não está associado somente a grande visibilidade que os uniformes propiciam – como estamos acostumados a ver no Brasil. A busca é pelo retorno real, tanto em vendas como em oportunidades geradas através do relacionamento. O que acaba gerando também vendas futuras, de longo prazo.
Nos Estados Unidos, o que mais atrai inúmeras marcas patrocinadoras, é o potencial de geração de oportunidades e negócios: promoções, vendas, mídia e ações de fidelização. Mas sempre com foco em ações de marketing consistentes e não somente o espaço nos uniformes.
Algo que temos que aprender por aqui e que o americano já entendeu faz muito tempo, é que o esporte é uma plataforma de mídia muito poderosa, que quando bem usada, pode trazer excelentes resultados para os envolvidos.
A proposta do “MKT | USA”, curso de marketing esportivo da Smart, é trazer justamente essa realidade para o mercado brasileiro.
Mostrar e ensinar para o aluno, como as coisas funcionam no mercado norte-americano e capacitá-lo com as melhores práticas do marketing esportivo mundial.
O curso contará com profissionais do Tampa Bay Rays, Houston Astros e outros grandes nomes do mercado esportivo, e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro, em São Paulo.
Estão inclusos uma visita ao CT do Tampa Bay Rays Brasil e o livro digital “Aprendendo com os Yankees”