Jets e Giants: rivais e parceiros históricos na NFL
O clássico de Nova York da NFL acontece nesta sexta-feira na pré-temporada
Imagine um cenário: o Corinthians tem o seu estádio, mas está cansado de gastar rios de dinheiro em impostos com ele. Com isso, se muda para o estádio do rival, Palmeiras e, anos depois, os clubes viabilizam, em conjunto, a construção de uma nova e moderníssima casa. É o que acontece com os dois times de Nova York na NFL.
Sim, New York Giants e New York Jets, que se enfrentam hoje no MetLife Stadium, pela pré-temporada da NFL, são rivais, mas, ao contrário do que vemos no nosso futebol, nutrem uma parceria que seguirá inabalável por muito tempo. O MetLife Bowl, que acontece todo ano na nova casa dos dois clubes, serve também para arrecadar fundos para instituições de caridade e o campo leva as cores das duas franquias durante o jogo.

Jets e Giants se enfrentam normalmente a cada quatro anos na temporada regular da NFL, por serem de diferentes conferências
Tudo começou em 1984, quando os Jets, cansado dos impostos que pagavam no Shea Stadium, no Queens, aceitou a proposta dos Giants e passou também a mandar os seus jogos em Meadowlands. Curiosamente, a troca de casa dos Jets virou até motivo de disputa em um episódio do seriado “Everybody Hates Chris” (2005-2009). Em 2010, juntas, as franquias passaram a dividir o moderníssimo MetLife Stadium.
Dentro de campo, a disputa existe, claro. Como são de conferências diferentes, o encontro na temporada regular só acontece de quatro em quatro anos. O tabu vigente é de vitórias dos Jets, que não vence os Giants desde 1993. Ano que vem, o confronto está marcado, já que os times da AFC East enfrentarão os da NFC East.
Para os torcedores supersticiosos dos Giants, isso pode ser uma boa notícia: nas duas últimas vezes em que conquistou o Super Bowl (nas temporadas de 2007 e 2011), a equipe azul e branca enfrentou (e venceu) os verdes. O último confronto, aliás, ficou marcado pelo mega touchdown de 99 jardas anotado por Victor Cruz.
Rivalidade marcada por histórias e confrontos épicos, mas também por uma parceria duradoura. O diferencial das duas franquias da “Big Apple”. Hoje tem mais.