Chute realmente certeiro? Uma análise da primeira temporada de Cairo Santos na NFL
Em seu primeiro ano de NFL, kicker brasileiro se destaca. A questão é: até onde ele pode chegar na Liga?
No ano de 2014, o Kansas City Chiefs foi responsável por proporcionar uma nova e memorosa etapa no futebol americano brasileiro. O kicker Cairo Santos, apesar de undrafted no Draft da NFL do ano passado (2014), teve um ano sólido e relativamente bom na temporada 2014-2015, assumindo a posição de titular na equipe.
Vamos aos números de sua primeira temporada na liga: brasileiro converteu 25 das 30 tentativas de field goal, além de 38 extra points, tendo como chute mais longo convertido na NFL um de 53 jardas.
Se formos considerar os fatos, Cairo Santos acertou 83,3% de suas tentativas de FG. Já o veterano e ótimo kicker da NFL, Matt Prater (que deixou os Broncos para os Lions no meio da temporada), só para efeito de comparação, acertou 21 chutes de 26 tentativas, totalizando 80,7% de seus field goals, além do chute mais longo de Cairo ser uma jarda maior em relação ao recordista Matt.
O QUE ESPERAR EM 2015
Podemos esperar, claro, uma temporada mais regular do kicker em 2015. Cairo deve estar muito mais maduro e seguro para seus chutes, além de mais experiente e confiante. Agora que o brasileiro já sabe como é atuar na maior liga de futebol americano do mundo, com certeza deve estar já pensando como deve ser seu próximo ano em Kansas City com mais segurança.
E nós, estamos junto com ele nesta ansiedade. Mas será que Cairo consegue subir seu nível de kicker, acabar com essa dúvida nos Chiefs, de que possa não ter convencido o suficiente o próprio time?
Creio que sim. Com a intensificação dos treinos, amadurecimento do time, do jogador e de diversos outros fatores psicológicos e técnicos que devem ser melhorados e treinados pelo brasileiro e pela equipe, o time em geral, com ajuda dos “três pontinhos” de Cairo Santos, deve se portar melhor para a próxima temporada e quem sabe chegar aos playoffs.
Se alguém ainda tiver dúvida sobre Cairo, que ele acabe com elas e tenha sucesso absoluto. Ao que tudo indica, ele tem potencial para isso.