30/10/2019 - 15h30

A corrida para o prêmio de MVP da temporada 2019 da NFL – mês 2

Mudanças surgem na briga pelo prêmio de MVP da NFL após metade da temporada regular ter passado; confira!

Russell Wilson e Aaron Rodgers em partida pela NFLÉ até difícil tocar nesse assunto, mas a temporada regular de 2019 da NFL, infelizmente, chegou na sua metade. Após 8 semanas, nós do The Playoffs voltamos a discutir sobre a corrida pelo prêmio de MVP da liga. E como você poderá perceber abaixo, muitas coisas mudaram desde a última edição apresentada e a disputa está cabeça a cabeça entre os nomes que estarão presentes aqui.

Só lembrando que a lista abaixo considera tudo aquilo que foi visto na temporada da National Football League até o presente momento e terá atualizações nas semanas 12 e 17, pois muita coisa ainda pode mudar durante esse período e novos nomes podem surgir para destronar o atual vencedor do prêmio de Most Valuable Player: Patrick Mahomes  (que começou como o favorito em 2019, mas sua lesão o deixou um pouco longe no atual cenário de disputa).

Além da opinião deste redator que vos fala, será levado em conta as estatísticas individuais de cada jogador e os critérios de avaliação da própria liga para a eleição do jogador mais valioso da temporada. Vale lembrar que nem sempre são os mesmos parâmetros para os fãs, já que o prêmio é dado ao atleta que tem a melhor performance durante todo o ano, mas, não necessariamente, ao que marca mais touchdowns ou consegue mais jardas, sem contar que quarterbacks costumam ser privilegiados.

Dito tudo isso, vamos à lista dos cinco jogadores que despontaram nas rodadas da NFL durante essa primeira metade da temporada da NFL, fora algumas menções honrosas que podem figurar mais para frente.

OBS: as estatísticas abaixo foram registradas até a semana 8 da NFL.

(Foto: Reprodução Twitter/Around The NFL)

#1 Russell Wilson – QB – Seattle Seahawks

Campanha dos Seahawks: 6-2

Quarterback do Seattle Seahawks Russell WilsonA temporada regular de 2019 da NFL tem sido simplesmente fantástica pra Wilson até aqui. Oito semanas se passaram e o quarterback dos Seahawks se mostra cada vez mais consistente e importante para a sua equipe, se tornando uma escolha fácil para liderar este ranking para ser o MVP da NFL em sua oitava temporada.

Após a primeira lista, o camisa 3 subiu três posições e, se a temporada terminasse hoje, certamente Russell Wilson seria, não só a minha escolha, mas eleito pela liga como o MVP da NFL. O jogador de Seattle lidera a liga em touchdowns aéreos (17) e um rating de 115.2. Ele tem sido brilhante em toda a temporada regular até aqui e liderou o seu time ao recorde de 6-2 até o momento, e apenas dois jogos atrás na divisão, já que o San Francisco 49ers ponteia com maestria a NFC Oeste.

Vale ressaltar que Wilson ficou acima dos 100 de passer rating durante sete dos oito confrontos até aqui e lançou apenas para uma interceptação após 480 minutos em campo e 2.127 jardas pelo ar. Além disso, o signal caller trabalha com um corpo de recebedores em que só Tyler Lockett é extremamente consistente e ainda perdeu o grande alvo que tinha em Will Dissly por conta da lesão no tendão de Aquiles. Fora a linha ofensiva, que já permitiu 19 sacks.

E mesmo com tudo isso, Russell Wilson se mostra cada vez mais talentoso, cerebral e decisivo. Nenhum jogador da NFL tem sido mais valioso para o seu time até aqui do que ele.

(Foto: Reprodução Site Oficial/Seattle Seahawks)

#2 Aaron Rodgers – QB – Green Bay Packers

Campanha dos Packers: 7-1

Aaron Rodgers em ação pelo Green Bay Packers pela semana 8 da NFLVocê acreditaria que algumas pessoas apontavam que Aaron Rodgers estava perto de uma aposentadoria depois das seguidas lesões nas duas temporadas passadas? E após esses dois anos atípicos, mas com momentos de brilhantismo, o camisa 12 de Green Bay se recuperou de lesões na clavícula e no joelho e chega ao meio da temporada 2019 da NFL demonstrando o porquê ele é dos maiores quarterbacks da liga.

Mesmo com as dúvidas de como o signal caller jogaria durante todo o ano sob o comando do head coach calouro Matt LaFleur e com uma NFC Norte com concorrentes de alto calibre e capacidade, Rodgers passou pela semana 8 mostrando que nunca deixou de ser elite ou que seu tempo está perto de acabar. Ainda mais após dois jogos seguidos jogados de forma brilhante para derrotar o Oakland Raiders e o Kansas City Chiefs – oito touchdowns, zero interceptações e 152.0 de passer rating -, que o colocaram entre os primeiros na corrida de MVP.

Aaron Rodgers fez com que sua equipe emergisse como um grande contender ao título da conferência e pela briga da vaga da NFC no próximo Super Bowl. Os Packers estão 7-1 depois de ter uma campanha de 6-9-1 na última temporada. E algo que conta ainda mais nesse período fantástico do under center é que ele não teve seu principal recebedor em campo nestas semanas e poderá contar com o seu retorno em breve – Davante Adams, lesionado.

(Foto: Reprodução Twitter/Green Bay Packers)

#3 Deshaun Watson – QB – Houston Texans

Campanha dos Texans: 5-3

Deshaun Watson em ação pelo Houston Texans pela semana 8 da NFLOs Texans nunca estiveram longe de vencer uma partida com Watson under center. Batalhando contra as lesões dos seus recebedores e a inconsistência da sua linha ofensiva nos bloqueios, o camisa 4 tem colocado a franquia de Houston em suas costas com 21 touchdowns totais – 16 em passes e cinco corridos.

Deshaun Waston surge como um verdeiro candidato na corrida pelo prêmio de MVP depois de liderar a vitória de virada contra os Raiders. Aliás, com um passe para a end zone após escapar de um sack, tomar um chute no rosto e, mesmo com os olhos fechando – como ele mesmo afirmou em entrevista -, ele conseguiu colocar a bola no local certo para o TD.

Watson lidera a liga com um total de 2.473 jardas (aéreas e corridas) em oito jogos. Ele é o quinto geral em média de passer rating com 105.7 e, apesar de jogar atrás de uma linha ofensiva ainda deficiente, consegue cada vez mais boas atuações, ficando em segundo em passes para TDs (16), atrás apenas de Russell Wilson.

Houston está em 5-3 – apenas uma partida atrás do Colts na AFC Sul – e com as três derrotas chegando a apenas 15 pontos combinados. Se os Texans podem continuar vencendo depois da perda por lesão de J.J. Watt, é porque Watson permanecerá no meio da perseguição ao MVP com suas atuações dignas ao prêmio.

(Foto: Reprodução Twitter/NFL Game Day)

#4 Patrick Mahomes – QB – Kansas City Chiefs

Campanha dos Chiefs: 5-3

DENVER, CO - OCTOBER 17: Patrick Mahomes #15 of the Kansas City Chiefs is helped off the field after sustaining an injury in the second quarter of a game against the Denver Broncos at Empower Field at Mile High on October 17, 2019 in Denver, ColoradoParecia que Patrick Mahomes II estava caminhado para um back-to-back no prêmio de jogador mais valioso da NFL. Contudo, a lesão no joelho do QB de Kansas City já está prejudicando a campanha na MVP race, já que os rivais no grid têm demonstrado um nível altíssimo para levar o troféu para casa.

O atual MVP estava liderando todas as listas em 2019, mas a contusão contra o Denver Broncos lhe custou não só o restante da partida, mas o confronto direto contra Aaron Rodgers durante a semana 8. E como se isso tudo não fosse suficiente, o jogador deverá voltar aos campos da liga somente na semana 10, dificultando ainda mais sua presença no topo da lista, justificando sua queda abrupta.

Nos seis jogos em que ele foi até o fim neste ano, o camisa 15 lançou para 2.104 jardas, 14 touchdowns e uma interceptação. O número de jardas passadas o colocou em um ritmo para passar das 5.611 (recorde da NFL). Contudo, se Mahomes retornar ainda na semana 9, como o head coach Andy Reid sugeriu ser possível, a lesão não deve afetar muito a briga de Patrick Mahomes pelo seu segundo troféu de MVP.

E uma coisa que aprendemos é nunca duvidar das mágicas reproduzidas por esse garoto que tem tudo para ser um dos melhores quarterbacks da história da liga.

(Foto: Dustin Bradford/Getty Images)

#5 Christian McCaffrey – RB – Carolina Panthers

Campanha dos Panthers: 4-3

Christian McCaffrey em ação pelo Carolina Panthers na NFLMcCaffrey, literalmente, carregou todo um ataque que teve que se virar na temporada sem Cam Newton. Ele tem uma média de 154 jardas por jogo – de longe a melhor da liga. Jogando talvez na posição mais exigente fisicamente da liga.

O camisa 22 jogou 93,6% dos snaps ofensivos durante sete partidas. Contra a excelente defesa dos 49ers, o tailback conseguiu 155 jardas totais e um touchdown. O corredor ainda anotou dez dos 18 TDs ofensivos da equipe em 2019, o que faz ainda maior o peso dele para a equipe. Entretanto, CMC tem contra ele uma estatística muito pesada: dos últimos 13 MVPs, 12 foram para quarterbacks.

O Carolina Panthers está com um recorde de quatro vitórias e três derrotas e atualmente em oitavo lugar na NFC. Contudo, Christian McCaffrey entrou nesta temporada querendo 1.000 jardas por terra e mais 1.000 recebendo, e se firmar como a “arma” mais perigosa de toda a NFL contra as defesa rivais. Ainda mais no ritmo que está para chegar em uma média para alcançar o recorde de 2.550 jardas de scrimmage de Chris Johnson (recorde da liga estabelecido em 2009).

Se um running back vai ganhar o prêmio de MVP, McCaffrey provavelmente será o cara. O corredor dual threat tem o maior número de jardas dentre os não QBs e tudo isso deve pesar ainda mais se ele conseguir quebrar o recorde ao fim da temporada. E todos nós sabemos que é muito difícil ser eleito o Most Valuable Player na NFL como running back, mas se alguém pode conseguir em 2019, esse alguém é Christian McCaffrey.

(Foto: Reprodução Twitter/Christian McCaffrey)

Menções honrosas (nomes que podem integrar os próximos rankings)

Lamar Jackson – QB – Baltimore Ravens

Dalvin Cook – RB – Minnesota Vikings

Tom Brady – QB – New England Patriots

Kirk Cousins – QB – Minnesota Vikings

Jacoby Brissett – QB – Indianapolis Colts

LEIA MAIS: MVP Race mês 1

Oddsshark