04/10/2019 - 18h26

A corrida para o prêmio de MVP da temporada 2019 da NFL – mês 1

Alguns jogadores despontam como favoritos na briga pelo prêmio de MVP da maior liga do mundo; confira nosso ranking

KANSAS CITY, MISSOURI - DECEMBER 09: Quarterback Patrick Mahomes #15 of the Kansas City Chiefs shakes hands with quarterback Lamar Jackson #8 of the Baltimore Ravens after the Chiefs defeated the Ravens 27-24 in overtime to win the game at Arrowhead Stadium on December 09, 2018 in Kansas City, MissouriA temporada de 2019 da NFL já está na sua quinta semana e uma das grandes dúvidas que já começa a surgir é quem será o consagrado o jogador mais valioso da liga ao final das 17 rodadas deste ano. E, seguindo o exemplo da NBA, o The Playoffs apresenta hoje sua série sobre a corrida para premiar o MVP da National Football League deste ano.

A lista abaixo considera tudo aquilo que foi visto na temporada regular da NFL até aqui e terá atualizações mensais logo após as semanas 8, 12 e 17, pois muita coisa pode mudar durante esse período e novos nomes podem surgir para destronar o atual vencedor do prêmio de Most Valuable Player: Patrick Mahomes (que é o favorito em 2019 também).

Além da opinião deste redator que vos fala, será levado em conta as estatísticas individuais de cada jogador e os critérios de avaliação da própria liga para a eleição do jogador mais valioso da temporada. Vale lembrar que nem sempre são os mesmos parâmetros para os fãs, já que o prêmio é dado ao atleta que tem a melhor performance durante todo o ano, mas, não necessariamente, ao que marca mais touchdowns ou consegue mais jardas.

Dito tudo isso, vamos à lista dos cinco jogadores que despontaram nas rodadas da NFL durante esse primeiro quarto da temporada, fora algumas menções honrosas que podem figurar na mesma mais para frente.

OBS: as estatísticas abaixo foram registradas até a semana 4 da NFL.

(Foto: Jamie Squire/Getty Images)

#1 – Patrick Mahomes – QB – Kansas City Chiefs

Campanha dos Chiefs: 4-0

Patrick Mahomes - Kansas City ChiefsO nome de Patrick Mahomes II está na boca de todos aqueles que gostam de um bom futebol americano. E os motivos são os mesmos que fizeram do jovem de 24 anos o MVP da temporada de 2018: sua qualidade acima da média perante todos os desafios de ser um franchise quarterback após ser reserva no seu ano de calouro e estar voando na sua segunda temporada como under center titular da franquia de Kansas.

Mahomes conseguiu até aqui 1.510 jardas aéreas – quesito que lidera a NFL até a semana 4 – e dez touchdowns anotados para um rating de 120.4. E tudo isso mostra o impacto que ele tem na campanha perfeita dos Chiefs, já que seu papel de liderança e sua qualidade refletem em todo o seu time. O exemplo disso é a virada contra o Detroit Lions comandada pelo camisa 15, na qual reafirmou o quão bem feita foi a escolha da equipe no Draft de 2017.

Na temporada passada, Patrick Mahomes ultrapassou a barreira das 5.000 jardas aéreas e anotou 50 touchdowns. Parece que ele será capaz de fazer ainda mais em 2019. Sua média de passes completos é de 68% e isso tem refletido em quase uma jarda a mais por passe completo que em 2018. A constante evolução do seu jogo pode levá-lo muito além de um back-to-back do prêmio de MVP da NFL. Resta saber quais barreiras ainda serão quebradas durante sua carreira e a atual temporada da liga.

(Foto: Reprodução Twitter/NFL Network)

#2 – Christian McCaffrey – RB – Carolina Panthers

Campanha dos Panthers: 2-2

Christian McCaffreyMesmo antes da saída de Cam Newton na atual temporada da NFL, já se sabia que McCaffrey é a principal arma ofensiva de Carolina. O running back tem feito total diferença no que se diz respeito a produção por terra e por ar, sendo uma ‘arma’ perfeita para bater as defesas dos rivais, seja com suas jogadas explosivas ou deixando um companheiro livre, já que a marcação nele se torna algo de atenção redobrada.

CMC lidera a NFL em jardas terrestres e é o segundo RB com mais jardas recebidas. Em quatro jogos, o camisa 22 correu para 411 jardas e entrou na end zone 4 vezes. Sua média por tentativa de corrida é de 4,8 jardas e 102,8 por partida. Fora seus 25 passes recebidos – maior número de passes recebidos na posição em quatro partidas – para 218 jardas, sendo 8,7 de média por passe recebido.

A dependência de Christian McCaffrey para o Carolina Panthers é tão grande que o tailback esteve presente em 98,5% dos snaps ofensivos da equipe até aqui, se tornando a primeira, segunda e terceira opção na unidade ofensiva de Norv Turner. E depois de tocar na bola por 37 vezes – número mais alto da carreira – seja por terra ou pelo ar e fazer parte de 60,3% da produção total de jardas dos Panthers na vitória contra os Texans, CMC se juntou ao jogador Hall da Fama Jim Brown como o único jogador na história da NFL com três jogos de pelo menos 175 jardas e um TD nas primeiras quatro semanas da temporada.

O dinâmico RB dual-threat da franquia da Carolina do Norte pode estar no caminho de quebrar o recorde do 2.505 jardas de scrimmage de Chris Johnson em 2009, uma façanha que poderia colocar McCaffrey junto a vencedores anteriores do prêmio de MVP como Marcus Allen (1985), Barry Sanders (1997) e Adrian Peterson (2012).

(Foto: Reprodução Twitter/Carolina Panthers)

#3 Russell Wilson – QB – Seattle Seahawks

Campanha Seahawks: 3-1

Quarterback do Seattle Seahawks Russell Wilson durante vitória sobre o Carolina Panthers pela semana 12 da NFL 2018Mesmo sem contar a grande partida de Wilson no último TNF, o quarterback mostra em mais um início de temporada por que é o jogador mais importante da franquia de Seattle. Com a segunda maior média de passes completos da história da NFL (72.9), Russell Wilson está no melhor começo de uma temporada da sua carreira em todos os quesitos passíveis de avaliação e tem o segundo maior rating de passe da liga até aqui (118.7), atrás apenas de Patrick Mahomes.

Sem uma linha ofensiva consistente, o que o deixou sofrer 12 sacks, Wilson registrou 1.141 jardas aéreas para oito touchdowns, nenhuma interceptação e dois TDs corridos. Apesar da saída de Doug Baldwin, o QB tem sido preciso nos passes para Tyler Lockett, Will Dissly e D.K. Metcalf para mover as correntes do seu ataque. Isso quando ele mesmo não decide resolver com os pés, congelando as defesas e ajudando muito no seu jogo.

A atuação de Wilson na atual temporada regular pode guiar os Seahawks mais uma vez aos playoffs e, quem sabe a um título da NFC West. Claro que o vencedor do Super Bowl 48 é um dos melhores signal callers da liga e tem feito valer a cada jogo seus US$ 35 milhões por ano da sua renovação contratual.

Não se espante se na atualização desta lista mês que vem o camisa 3 não estiver ainda mais cotado para ganhar o prêmio de melhor jogador da temporada 2019 da NFL nesta corrida pelo prêmio de MVP.

(Foto: Reprodução Twitter/Seattle Seahawks)

#4 – Shaquil Barrett – OLB – Tampa Bay Buccaneers

Campanha dos Buccaneers: 2-2

Shaquil Barrett - Tampa Bay BuccaneersUma grata surpresa na temporada de 2019 da NFL é o pass rusher dos Buccaneers Shaquil Barrett. O outside linebacker passou os últimos cinco anos com o Denver Broncos antes de parar na franquia de Tampa Bay como o reserva imediato de Bradley Chubb. Seu impacto no novo time levou a defesa dos Bucs de 32ª no ano passado para a sexta em eficiência de acordo com o Football Outsiders.

Barrett lidera a liga em sacks, anotando 9 nas quatro primeiras semana da liga. Além disso o edge rusher conseguiu até agora 20 tackles totais, três fumbles forçados, dois passes defendidos e uma interceptação. Sob o comando do coordenador defensivo Todd Bowles, o camisa 58 também lidera a NFL em pressões (28), porcentagem de pressão (18,8%), média de interrupção de jogadas (20,8%) e turnovers causados por conta da pressão no ataque rival (quatro), segundo a NFL Research.

Claro que quando se trata de um jogador defensivo ganhar o prêmio de MVP da NFL, ele tem que fazer chover e ser o maior pesadelo que qualquer unidade ofensiva vá enfrentar. O último a conseguir tal feito foi o lendário linebacker Hall da Fama do New York Giants Lawrence Taylor, que foi vencedor de forma unânime do título em 1986.

Contudo, se Shaquil Barrett continuar a produzir de forma tão contundente e bater recordes, é difícil ignorar o fato de que ele está no páreo. Desde que os sacks se tornaram oficiais em 1982, o camisa 58 é o primeiro jogador a anotar pelo menos 8 sacks e 1 interceptação nos primeiros 4 jogos do seu time em uma temporada.

(Foto: Reprodução Twitter/NFL)

#5 – Lamar Jackson –  QB – Baltimore Ravens

Campanha dos Ravens: 2-2

MIAMI GARDENS, FL - SEPTEMBER 08: Baltimore Ravens quarterback Lamar Jackson (8) throws the ball under pressure from Miami Dolphins cornerback Bobby McCain (28) during the NFL game between the Baltimore Ravens and the Miami Dolphins at the Hard Rock Stadium in Miami Gardens, Florida on September 8, 2019Lamar Jackson veio para sua segunda temporada na NFL para provar para todos os críticos que ele sabe passar a bola e não só correr com ela. O Heisman Trophy por Louisville trabalhou muito na sua evolução como passador durante a offseason da liga e começou 2019 conseguindo quase o mesmo número de jardas aéreas e mais touchdowns do que em todos os seus jogos somados no ano passado.

Em quatro confrontos, Jackson completou 65% das suas tentativas de passe para 1.110 jardas e dez touchdowns, duas interceptações e um rating de 109.4. Claro que o quarterback dual-threat não parou de demolir as defesas com suas grande corridas em seu excelente trabalho quebrando tackles e conquistando jardas por terra. Foram 238 jardas e um TD em uma média de 6,6 jardas por tentativa.

O atleticismo e seu dinamismo no campo aberto é evidente, mas o seu crescimento gigante como pocket passer para a temporada 2019 da NFL é o trunfo para Lamar Jackson buscar o prêmio de MVP da liga. Sua precisão melhorou muito e seu desenvolvimento para enfrentar as defesas no nível profissional também. Claro que ele ainda tem de evoluir nestes aspectos, mas seus 11 TDs totais lideram a liga e seus números fazem do ataque de Baltimore um dos melhores durante essas quatro semanas.

(Foto: Doug Murray/Icon Sportswire via Getty Images)

Menções honrosas (nomes que podem integrar os próximos rankings)

Khalil Mack – LB – Chicago Bears

Dalvin Cook – RB – Minnesota Vikings

Alvin Kamara – RB – New Orleans Saints

Tom Brady – QB – New England Patriots

Dak Prescott – QB – Dallas Cowboys

Oddsshark