04/01/2020 - 21h27

A corrida para o prêmio de MVP da temporada 2019 da NFL – final

Após uma grande temporada e atuações de gala, a lógica deve falar mais alto na briga pelo prêmio de MVP da NFL; confira!

Quarterback do Baltimore Ravens Lamar Jackson em ação pela semana 15 da NFL 2019 - MVPA temporada regular de 2019 da NFL chegou ao fim. Foram 17 semanas e 256 partidas que fizeram a alegria, ou a tristeza, de muitos torcedores com as campanhas das suas franquias. Com isso também a corrida pelo prêmio de MVP da temporada 2019 alcança a linha de chegada e todos só esperam pelo o anúncio de quem irá de fato ficar com o troféu. Contudo, nós do The Playoffs não fugimos da raia e trouxemos nossa lista final após quatro meses acompanhando de perto cada detalhe para antecipar quem pode levar o prêmio neste ano.

Só lembrando que o ranking abaixo considera tudo aquilo que foi visto durante toda a temporada regular da National Football League. E quem acompanhou as três edições anteriores viu que depois da primeira lista, muitas coisas mudaram em relação aos candidatos e quem iria reivindicar o título de Most Valuable Player da liga dado ao quarterback Patrick Mahomes no ano passado. Só na reta final que o verdadeiro favorito despontou.

Além da opinião deste redator que vos fala, serão levados em conta as estatísticas individuais de cada jogador e os critérios de avaliação da própria liga para a eleição do jogador mais valioso da temporada. Vale lembrar que nem sempre são os mesmos parâmetros para os fãs, já que o prêmio é dado ao atleta que tem a melhor performance durante todo o ano, mas, não necessariamente, ao que marca mais touchdowns ou consegue mais jardas.

Dito tudo isso, vamos à última lista dos cinco jogadores que despontaram nas 17 rodadas da NFL durante a temporada regular de 2019 da NFL, fora algumas menções honrosas que poderiam figurar no ranking, que tiveram um grande ano, mas não eram favoritos por algum motivo.

(Foto: Reprodução Twitter/Baltimore Ravens)

#1 Lamar Jackson – QB – Baltimore Ravens

Campanha dos Ravens: 14-2

Lamar Jackson contra os Bengals pela temporada regular de 2019 da NFLTodos nós sabemos – ou pelo menos deveríamos saber – que Lamar Jackson é o franco favorito ao prêmio de MVP da NFL da temporada 2019. O ano do quarterback dos  Ravens foi simplesmente fantástico e só um grande ironia do destino ou uma confusão muito grande tira o troféu do segundanista camisa 8.

Os números totais de Jackson neste ano foram absurdos: são 43 touchdowns totais (recorde da franquia), sendo 36 TDs aéreos (recorde da franquia) e 3.127 jardas pelo ar e sete interceptações, com um rating de 113.3 (dois jogos com um rating perfeito de 158.3, empatando o recorde da liga), além de três confrontos com cinco TDs. Já correndo, foram sete TDs terrestres (segundo na NFL por um QB), 1.206 jardas corridas (sexto na NFL e recorde da liga para um QB) com 6,7 jardas por carregada e cinco partidas com mais de 100 jardas corridas.

Se só pelos números em campo no ano você ainda não foi convencido, o jogador ainda recebeu 704.699 votos online para o Pro Bowl após garantir 13 vitórias como titular. Seu crescimento e desenvolvimento no segundo ano na NFL foram essenciais em todos os momentos chave, já que Baltimore montou um ataque ao seu redor que beneficiasse sua forma de jogar, que deve parar de ser questionada depois de provar para todos os descrentes que ele é o melhor signal caller da classe de 2018. Ele está no comando do franco favorito da AFC para o Super Bowl LIV após garantir a primeira colocação na conferência.

Lamar Jackson deve repetir o feito de Patrick Mahomes e ganhar o prêmio de MVP da NFL em seu segundo ano. Difícil imaginar que outro jogador leve o troféu em seu lugar depois de um ano que mostrou que ele de fato foi o jogador mais valioso da liga. Mas como ele mesmo afirmou, o pensamento dele não está nisso e sim com em levantar o Vince Lombardi Trophy no dia 2 de fevereiro.

(Foto: Reprodução Twitter/Baltimore Ravens)

#2 Russell Wilson – QB – Seattle Seahawks

Campanha dos Seahawks: 11-5

Russell Wilson - QB - Seattle SeahawksAcho que todos nós podemos dizer que faltou um pouco de fôlego para Russell Wilson nessa reta final da temporada regular. O camisa 3 esteve por muitas semanas até à frente de Lamar Jackson na corrida pelo MVP, inclusive na lista do mês 2 do The Playoffs (que você pode verificar no link ao fim desta lista), quando Wilson estava na ponta e o QB dos Ravens nem figurava entre os cinco primeiros.

Wilson terminou o ano com 34 touchdowns totais. São 4.110 jardas aéreas, 31 TDs e cinco interceptações. Um rating médio após 16 jogos de 106.3 ao longo dos 16 embates disputados em 2019 como titular. Por terra o QB não foi tão efetivo, com 342 jardas e três touchdowns. Claro que correr não é a principal função de um under center, mas o poder de decisão do veterano quarterback foi claro na primeira metade da NFL em 2019.

E justamente a “perda de fôlego” da performance absoluta de Russell Wilson do começo para a reta final da temporada que o deixou mais distante do título de jogador mais valioso do ano. Só que não se pode deixar de lado o fato de o quanto ele é consistente e importante para Seattle mesmo com a saída de algumas peças. O jogador não deixa de figurar entre os melhores da posição e de fazer seu time ser um dos melhores do ano.

(Foto: Reprodução Twitter/Seattle Seahawks)

#3 Christian McCaffrey – RB – Carolina Panthers

Campanha dos Panthers: 5-11

Christian McCaffrey - RB - Carolina PanthersClaro que a campanha dos Panthers não ajuda em nada para que o CMC esteja nessa posição ao fim da MVP Race. Contudo, o que o running back jogou em 2019 não pode ser deixado de lado por conta deste fato, pois McCaffrey conseguiu passar das mil jardas por terra e também de mil de forma aérea.

Ao todo, foram 2.392 jardas de scrimmage. Só por terra o running back teve 247 carregadas, 1.387 jardas terrestres (uma média de 4,8 jardas por corrida) e 15 touchdowns. Pelo ar que McCaffrey surpreendeu ainda mais em 2019, sendo melhor que muitos wide receivers espalhados pela a NFL. O camisa 22 somou 116 recepções para 1.005 jardas (uma média de 8,7 jardas por recepção) e quatro TDs.

Christian McCaffrey foi de longe a principal (e talvez única) arma ofensiva dos Panthers em 2019. E justamente por isso que os adversários sabiam quem eles deveriam parar para bater o time da Carolina do Norte. Claro que mesmo assim o tailback não deixou de quebrar recordes e fazer a melhor temporada da sua curta carreira de três anos na liga.

Talvez com o retorno de Cam Newton em 2020 e sob o comando de uma nova equipe técnica, CMC possa fazer uma temporada ainda mais espetacular no ano que vem para ficar no topo desta lista e levantar o troféu de MVP da NFL, já que o melhor jogador da sua equipe ele já é.

(Foto: Reprodução Twitter/Around The NFL)

#4 Michael Thomas – WR – New Orleans Saints

Campanha dos Saints: 13-3

Michael Thomas - New Orleans SaintsMichael Thomas é o melhor wide receiver da NFL. Claro que essa pode não ser a sua opinião, mas não se pode contestar a qualidade dele em campo e, principalmente, sua produção, mesmo que marcado de perto pelos adversários. E a temporada de 2019 da NFL só aumentou ainda mais seu patamar como recebedor que melhora ano a ano.

Neste ano, Thomas bateu dois recordes: o de mais jardas recebidas em suas quatro primeiras temporadas com 5.512 jardas (o antigo era de Randy Moss) e o de mais recepções em uma só temporada, que pertencia a Marvin Harrison com 144 passes pegos. O camisa 13 terminou o ano com 149 recepções para 1.725 (uma média de 11,6 jardas por catch) e nove touchdowns.

Só lembrando que o recebedor atuou com dois quarterbacks diferentes durante a temporada e nada mudou. Fosse com Drew Brees ou com Teddy Bridgewater, Thomas não deixou de atuar em alto nível em momento algum. A única questão é que com tantos destaques ao longo da temporada, ele foi deixado um pouco de lado até por este que vos fala na corrida pelo prêmio de MVP. Só que o seus números, principalmente o destaque que eles receberam agora na reta final, o colocam claramente neste top 5.

Michael Thomas deve ser considerado um dos nomes a serem lembrados para a temporada de 2020 para o título de jogador mais valioso da temporada, mas também como um dos melhores wide receivers que já pisaram em um campo de futebol americano.

(Foto: Reprodução Twitter/Around The NFL)

#5 Patrick Mahomes – QB – Kansas City Chiefs

Campanha dos Chiefs: 12-4

Patrick MahomesO atual detentor do cinturão de MVP não deverá conquistar o back-to-back, mas com toda certeza não saiu por baixo ao fim da temporada. Mesmo com uma lesão que o deixou de fora de alguns jogos e o atrapalharam na disputa pelo prêmio neste ano, já que começou como o franco favorito, Mahomes não deixou de jogar em alto nível e os seus números provam isto.

O camisa 15 conseguiu 26 touchdowns, 4.031 jardas aéreas e cinco interceptações para um rating médio de 105.3. Além disso ele correu para 218 jardas e dois TDs. Com isso, ajudou a franquia a conquista da AFC West pelo segundo ano seguido e o #2 seed da conferência para os playoffs na busca do QB pelo seu primeiro Super Bowl.

Mesmo com menos jogos, Patrick Mahomes teve números na temporada melhores do que Deshaun Watson, por exemplo. Claro que não só a qualidade técnica, mas o impacto que ele causa em seu time é o que o colocam acima de alguns de seus concorrentes pelo troféu de MVP.

A grande questão para ele não figurar no topo este ano continua sendo como sua contusão afetou não só seu tempo em campo, como seu jogo de uma forma geral, já que ficou limitado quando voltou e só se recuperou de fato na parte final, mas todos sabemos o que ele pode fazer.

(Foto: Reprodução Site/Kansas City Chiefs)

Menções honrosas (nomes que poderiam integrar o ranking final)

Deshaun Watson – QB – Houston Texans

Stephon Gilmore – CB – New England Patriots

Shaquil Barrett – LB – Tampa Bay Buccaneers

Dalvin Cook – RB – Minnesota Vikings

Aaron Rodgers – QB – Green Bay Packers

LEIA MAIS: MVP Race mês 1 | MVP Race mês 2 | MVP Race mês 3

Oddsshark