11/12/2014 - 11h49

Habemus playoffs! Definidas as quatro equipes que lutarão pelo título do College Football da NCCA

Pela primeira vez com formato mata-mata, decisão do futebol americano universitário acontece em 12 de fevereiro de 2015

Alabama? Oregon? Florida State? Ohio State? Quem conquistar o BCS Bowl? (Foto: Divulgação Nike)

Alabama? Oregon? Florida State? Ohio State? Quem conquistar o BCS Bowl? (Foto: Divulgação Nike)

O comitê de seleção do College Football Playoffs anunciou, no último domingo, as quatro equipes que farão parte da primeira edição do BCS Bowl neste novo formato. University of Alabama, University of Oregon, Florida State University e The Ohio State University foram as universidades selecionadas pelo comitê para a disputa das semifinais. O anúncio surpreendeu a muitos especialistas, que não previam a queda da Texas Christian University (TCU) para fora do top 4.

A seleção se deu por meio de análise dos jogos de cada equipe durante a temporada regular e foi feito por uma comissão de especialistas. Não só o número de vitórias e derrotas, mas também a força do calendário, diferença no placar e qualidade do elenco. Alabama e Oregon começaram a temporada atrás de Florida State nos rankings, devido a derrotas no início do ano, mas após vitórias convincentes contra equipes fortes acabaram levando as posições de cabeça de chave para os playoffs. A equipe da Flórida é a única invicta entre os finalistas.

O anúncio foi seguido de muita polêmica. TCU estava na posição de número 3 no ranking do comitê na semana anterior, e mesmo após uma convincente vitória por 55 a 3 contra Iowa State acabou ficando de fora dos playoffs. Florida State, que venceu todas suas partidas na temporada, tomou o terceiro lugar da equipe do Texas, enquanto Ohio State ficou com a última vaga após uma incrível vitória por 59 a 0 contra a rankeada University of Wisconsin – jogando com seu third-string quarterback.

Nas semifinais, Alabama enfrenta Ohio State no Sugar Bowl, enquanto Oregon disputa o Rose Bowl contra a equipe de Florida State. Ambos jogos serão disputados no primeiro dia de 2015, e os vencedores se enfrentam no College Football Playoff Championship Game dia 12 de janeiro.

Número 1 do ranking, Alabama chega forte para os playoffs da NCAA (Foto: USA Today Sports)

Número 1 do ranking, Alabama chega forte para os playoffs da NCAA (Foto: USA Today Sports)

É difícil afirmar se a seleção foi justa ou não. Alabama e Oregon eram presenças certas após vencerem as conferências SEC e PAC-12, respectivamente. Fica difícil deixar Florida State de fora, a equipe venceu todas as partidas e terminou o ano como única equipe invicta – após a derrota de Marshall para Western Kentucky. As críticas ao time da Flórida foram relacionados a um calendário mais fraco do que os de seus adversários, principalmente por um ano muito ruim na Atlantic Coast Conference (ACC).

A última vaga, então, estava entre Ohio State, TCU e Baylor. O time de Ohio foi o campeão da Big 10, enquanto TCU e Baylor dividiram o título da Big 12. De acordo com especialistas, a razão de Ohio State ter sido selecionado foi a vitória avassaladora contra Wisconsin. A equipe do centro-oeste dos Estados Unidos parou Melvin Gordon, o principal running back da liga nessa temporada e finalista do Troféu Heisman – junto com o quarterback Marcus Mariota, de Oregon, e o wide receiver Amari Cooper, de Alabama.

Opiniões a parte, o playoff do College Football promete, e o The Playoffs vai trazer uma cobertura especial em janeiro. Fique de olho e não perca a temporada de bowls, o futebol americano universitário vai deixar saudade.

PLAYOFFS – NCAA COLLEGE FOOTBALL

Semifinais (01/01/2015)

Sugar Bowl: 1# Alabama x #4 Ohio State
Rose Bowl: #2 Oregon x #3 Florida State

Final (12/01/2015)

BCS Championship: vencedor do Sugar Bowl x Rose Bowl

Oddsshark