[PRÉVIA] NBA 2019-2020: #10 Brooklyn Nets
Com base jovem e forte, com a adição de nomes de peso, os Nets tentam chegar ao topo da Conferência Leste
Com novas estrelas e com a manutenção de uma base que mostrou resultado na temporada passada, o Brooklyn Nets chega à temporada 2019-2020 da NBA querendo mudar o patamar alcançado nos últimos anos.
Em 2013, a equipe do Brooklyn apostou suas fichas em uma troca que trouxe os veteranos Paul Pierce e Kevin Garnett, mas apesar de terem chegado às semifinais da Conferência Leste naquela temporada (2013-14), a aposta se mostrou infrutífera e os Nets partiram para o uma reconstrução que tirou o time dos playoffs por três anos consecutivos (2016 a 2018) e só começou a dar resultado na última temporada.
Na temporada passada os Nets formaram um time bastante competitivo, com jovens promissores e jogadores muito úteis. Mesmo com a grave lesão de Caris LeVert em novembro de 2018, suportaram bem os 42 jogos perdidos pelo ala, que vinha sendo um dos principais destaques do time. Jogando em conjunto e liderados pela grata e surpreendente evolução de D’Angelo Russell, o time voltou aos playoffs. Russell liderou a equipe na ausência de LeVert e também após a sua volta. Após um inicio de carreira um pouco decepcionante no Los Angeles Lakers, o jovem desabrochou e foi um dos escolhidos para o All Star Game de 2019.
Além de Russell e LeVert, a base do time contava ainda com Joe Harris (campeão do desafio de três pontos do All-Star Weekend), Spencer Dinwiddie (segundo maior pontuador do time na temporada com 16,8 pontos por jogo), Jarrett Allen (pivô de 20 anos que vem se firmando com boa presença no garrafão) e alguns veteranos úteis ao elenco como DeMarre Carroll, Ed Davis e Jared Dudley.
Com um conjunto que se mostrou bom, esperava-se que os Nets tentassem reforçar o time em torno de seus jovens promissores, principalmente de D-Lo, mas não foi bem essa a estratégia adotada para esta temporada. Em movimento que lembra a troca por Garnett e Pierce, os Nets envolveram Russell em uma negociação que trouxe para o time Kevin Durant e, depois, Kyrie Irving veio como free agent. Se o movimento guarda certa semelhança com a troca de 2013, há diferenças que trazem otimismo para o torcedor dos Nets: enquanto Garnett e Pierce estavam em declínio na carreira e já davam mostras de uma aposentadoria próxima, Irving e Durant ainda estão no auge.
Se a diferença entre as duas duplas é clara, o que não é tão clara é a situação física de KD, muito menos quando ele voltará às quadras após romper o tendão de Aquiles nas finas da NBA em junho de 2019. Apesar da média de oito a nove meses de recuperação para esse tipo de lesão, é difícil precisar se Durant conseguirá voltar a competir em alto nível já nesta próxima temporada. O mais provável é que ele fique para 2020-2021.
LEIA MAIS
Com a chegada dessas duas estrelas, mesmo sem Durant ainda, os Nets terão uma cara seminova. Além da saída de Russell, também não fazem mais parte do elenco: Allen Crabbe, Carroll, Ed Davis, Dudley, Rondae Hollis-Jefferson, Shabazz Napier entre outros menos atuantes. Mas se parece que a base se desfez completamente, entre os principais jogadores da equipe apenas D-Lo saiu. A manutenção de LeVert, Allen, Harris, Rodions Kurucs e Dinwiddie deixa os Nets com uma rotação parecida com a da temporada passada.
Além de Durant e Irving, os espaços deixados foram preenchidos também por DeAndre Jordan, importante jogador de defesa e um dos melhores reboteiros da NBA, dos jovens Taurean Prince e David Nwaba, entre outros para compor o elenco.
Apesar da sexta posição conquistada e da competitividade demonstrada na temporada passada, os Nets atuaram para se fortalecer tanto no ataque quanto na defesa. Em 2018-19 o ataque de Brooklyn foi o 15º melhor da NBA, com 112,2 pontos por jogo em média (sétimo melhor no Leste). Já a defesa foi apenas a 18ª melhor, oferecendo aos adversários 112,3 pontos por jogo em média (nona melhor defesa no Leste).
Portanto, as chegadas de Durant e Irving, dois dos melhores pontuadores da NBA, são tão compreensíveis quanto a de bons jogadores defensivos como Jordan e Prince. Espere um Brooklyn Nets mais forte dos dois lados da bola.
Fotos: Reprodução Twitter/ Brooklyn Nets; NBA
Principais chegadas: Kyrie Irving (free agency), Kevin Durant (free agency) e DeAndre Jordan (free agency)
Principais saídas: D’Angelo Russell (Warriors), DeMarre Carroll (free agency) e Allen Crabbe (free agency)
Ponto Forte: Base forte e entrosada somada com novas estrelas.
Ponto Fraco: Falta de entrosamento com principais estrelas. A priori, Kyrie Irving deve ser o jogador que mais terá a bola na mão, mesmo com a base da temporada passada. O time precisa dar liga rapidamente para que Irving não sofra os mesmos problemas que viveu nos Celtics.
Campanha em 2018-2019: 42 vitórias e 40 derrotas (eliminado na primeira rodada dos playoffs para o Philadelphia 76ers, 1-4)
Provável quinteto titular: Kyrie Irving, Caris LeVert, Joe Harris, Taurean Prince e DeAndre Jordan
Franchise player: Kyrie Irving
Head coach: Kenny Atkinson (desde 2016-2017, 90-156)
Briga por: Mando de quadra nos playoffs e chegar às finais da Conferência Leste.
Conseguir vaga nos playoffs não deve ser problema para os Nets, mas para não cair na primeira rodada como na última pós-temporada, o time de Brooklyn apostou em medalhões que possam fazer a diferença nos playoffs. Os Nets podem ser encarados como a terceira força do Leste, devem brigar com Celtics e Pacers por isso, mas caso Durant surpreenda e volte a tempo de atuar na pós-temporada (em boa forma física e técnica), a luta será para chegar às finais da conferência.
POWER RANKING THE PLAYOFFS
Brooklyn Nets: posição 10
Melhor nota: 9 / Pior nota: 7,5
>> A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs foi definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Pedro Moreira, Piero Fiorelli, Ricardo Pilat e Thiago Passarelli. Os cinco deram notas para as equipes levando em conta a força dos elencos em geral e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking de 1 a 30. Semanalmente, a lista será atualizada de acordo com o desempenho dos times em campo durante a temporada regular.