20/11/2019 - 20h02

NBA Power Ranking 2019/2020 The Playoffs: mês 1

Lakers e Celtics no topo; Warriors na lanterna; confira como ficou nossa primeira lista

Los Angeles Lakers - LeBron JamesApós um mês de NBA, chegou a hora da primeira edição do Power Ranking da temporada 2019-2020 do The Playoffs, avaliando todas as franquias da liga. É bem verdade que ainda não temos uma grande amostragem (algo necessário em um ano de tantas mudanças), mas mesmo assim já é possível identificar algumas equipes mais consistentes que outras.

Neste início, o Los Angeles Lakers aparece como o grande time da temporada e apresenta um entrosamento surpreendente para um time tão remodelado. Top 1 para eles!

Tentando esquecer a última temporada, o Boston Celtics aparece no segundo lugar, enquanto o Golden State Warriors, a grande franquia da década, fica na última colocação.

Antes de apresentar todo a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

Crédito da foto: Reprodução Twitter/Los Angeles Lakers

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Pedro Moreira, Piero Fiorelli (USA na Rede) e Thiago Passarelli. Os cinco dão notas para as equipes levando  em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

POWER RANKING THE PLAYOFFS #1 – NBA 2019/2020

2019 Los Angeles Lakers Logo

#1 Los Angeles Lakers

Por melhor que tenha sido a offseason, era difícil imaginar um time tão entrosado e encaixado logo no primeiro mês da temporada. Com o melhor rating defensivo (100,2) e a dupla LeBron James e Anthony Davis jogando demais (net rating de +13,8 com os dois em quadra), os Lakers estão dominantes até aqui. Ponto para Frank Vogel e seus comandados. Única preocupação fica por conta ombro do AD, que vem o incomodando nos últimos jogos.

Campanha: 12-2

2019 Boston Celtics Logo

#2 Boston Celtics

Após uma temporada bem decepcionante, os Celtics estão claramente com um clima muito mais saudável. Antes da derrota para os Kings, Boston vinha com uma sequência de dez vitórias consecutivas, o suficiente para colocá-los no topo do Leste. Praticamente o time todo está jogando muito bem e caras como Jaylen Brown e Jayson Tatum parecem ter retomado o bom basquete de 2017-2018. A única nota negativa é a lesão de Gordon Hayward, que vinha tendo um início bem animador.

Campanha: 11-2

2019 Houston Rockets Logo

#3 Houston Rockets

Até que o tal de James Harden joga bem esse esporte, né? Com quase 40 pontos por jogo, o “barba” mais uma vez aparece como um candidato forte ao prêmio de MVP. Olhando para o estilo do time, os Rockets mais uma vez apostam nas jogadas de isolação do Harden para pontuar em meia-quadra, mas o jogo de transição ganhou um grande reforço em Russell Westbrook. Se na temporada passada o time foi o 26º em pace (número de posses de bola por 48 minutos), na atual temporada os Rockets são o segundo, mostrando ser um time mais rápido com a chegada do astro que foi ídolo em OKC.

Campanha: 11-3

2019 Milwaukee Bucks Logo

#4 Milwaukee Bucks

Os Bucks talvez sejam o time que menos mudou em relação à última temporada, então é normal que não seja o mais empolgante de se assistir no início. Mesmo assim é impossível não se animar com Giannis Antetokounmpo. O grego possui o melhor plusminus da liga e lidera o time em pontos, rebotes, assistências, roubos e é o segundo em tocos. Um monstro!

Campanha: 10-3

2019 Denver Nuggets Logo

#5 Denver Nuggets

Outro time que também mudou pouco em relação à temporada passada, os Nuggets seguem na mesma toada. Com um dos elencos mais profundos da liga, eles seguem tendo uma das melhores defesas da liga, cometendo poucos turnovers e ganhando os jogos no “clutch time”. É verdade que o jogo não parece fluir como estamos acostumados, mas os resultados estão aparecendo. Olho neles!

Campanha: 9-3

2019 Los Angeles Clippers Logo

#6 Los Angeles Clippers

Após um começo empolgante, os Clippers perderam alguns jogos que frearam um pouco o hype. Mesmo assim, que timaço! Paul George voltou jogando muito (29,3 PPG e .757 TS%!) e o fato de ainda não ter jogado ao lado de Kawhi Leonard gera uma curiosidade para saber como será o funcionamento da equipe com os dois. Ah, e como de costume eles possuem o melhor banco da liga.

Campanha: 9-5

2019 Miami Heat Logo

#7 Miami Heat

Como um elenco competente em mãos, Erik Spoelstra faz acontecer. Mesmo perdendo Justisse Winslow nas últimas semanas, o Heat está jogando muito bem. A chegada do Jimmy Butler adicionou o all-star que o time precisava e caras jovens como Bam Adebayo, Kendrick Nunn e Tyler Herro estão jogando demais.

Campanha: 9-3

2019 Toronto Raptors Logo

#8 Toronto Raptors

O atual campeão talvez seja a grande surpresa da temporada até aqui. Mesmo tendo perdido um dos melhores jogadores da NBA, a franquia segue sendo referência em desenvolvimento de jogadores. Um exemplo disso é Pascal Siakam – vencedor do prêmio de jogador que mais evoluiu na temporada passada – que a cada jogo parece um melhor. Fred VanVleet, OG Anunoby, Norman Powell e Chris Boucher também são ótimos exemplos do trabalho de lapidação da organização. E os Raptors seguem fortes.

Campanha: 9-4

2019 Utah Jazz Logo

#9 Utah Jazz

As derrotas para Grizzlies e Wolves ligaram o sinal de alerta em Utah. Mesmo assim, o Jazz segue sendo a segunda melhor defesa da liga e conta com um elenco bem equilibrado para ainsa brigar no topo do Oeste. Importante destacar que Rudy Gobert segue no modo “Deus supremo” na proteção de aro.

Campanha: 8-5

2019 Dallas Mavericks Logo

#10 Dallas Mavericks

Luka Doncic está bem próximo de média de triple-double (29,5 ppg/10,7 rpg/9,3 apg) e tem apenas 20 anos. O cara é um absurdo de jogador. É fato que além de Doncic e Porzings, os Mavs não possuem um dos elencos mais completos da liga, mas mesmo assim parecem que finalmente vão voltar para os playoffs.

Campanha: 8-5

2019 Philadelphia 76ers Logo

#11 Philadelphia 76ers

Depois de um bom começo, os Sixers estão 3-5 nos últimos 8 jogos, o que definitivamente não é um bom sinal. Além do claro problema da falta de banco, a defesa não está sendo dominante como nos últimos anos e o time está sofrendo para produzir quando Joel Embiid não está em quadra. Apesar de tudo, ainda é um time que merece respeito e segue um dos favoritos para levar o Leste.

Campanha: 8-5

2019 Phoenix Suns Logo

#12 Phoenix Suns

É incrível que mesmo sem a presença do Deandre Ayton – suspenso por 25 jogos – o Phoenix Suns esteja jogando de forma tão competitiva. É bem verdade que os desfalques de Ricky Rubio e Aron Baynes nos últimos dois jogos geraram grandes problemas na rotação, mas a campanha segue sendo digna de elogios e bem acima do esperado. Devin Booker e Rubio estão formando uma empolgante dupla na armação.

Campanha: 7-6

2019 Indiana Pacers Logo

#13 Indiana Pacers

Os Pacers talvez tiveram a tabela mais fácil até aqui, até por isso dá pra chamar de decepcionante a campanha. Mas não podemos deixar passar que o time começou 0-3 e que está apresentando uma evolução. Algumas lesões também estão dificultando o funcionamento completo da equipe e Victor Oladipo sequer reestreou. Indiana é time de playoff e deve melhorar nos próximos power rankings.

Campanha: 8-6

2019 Minnesota Timberwolves Logo

#14 Minnesota Timberwolves

Além da absurda evolução de Andrew Wiggins (realizando arremessos melhores e tomando boas decisões com a bola em mãos), o principal ponto aqui talvez seja um ambiente menos tóxico. Por mais que Tom Thibodeau não seja um técnico ruim, ele nunca teve nada a ver com o elenco, e a saída dele e de Jimmy Butler parecem ter dado um alívio para Towns, Wiggins e companhia, mesmo que com certa demora. Os Wolves estão competindo legal.

Campanha: 8-6

2019 Orlando Magic Logo

#15 Orlando Magic

Magic é o primeiro com campanha negativa no nosso ranking. Apesar de não ser o time mais bonito de se assistir, são super competentes defendendo e caras como Jonathan Isaac e Markelle Fultz sempre despertam o interesse de quem gosta da NBA. Orlando conseguiu uma sequência de 4-1 jogando em casa e voltou para a zona de playoffs.

Campanha: 6-7

2019 Sacramento Kings Logo

#16 Sacramento Kings

Após um começo assustadoramente ruim, Luke Walton está conseguindo recuperar o nível de basquete apresentado pelos Kings na última temporada. E o mais impressionante é que estão conseguindo evoluir mesmo com as lesões de Fox e Bagley.

Campanha: 6-7

2019 Brooklyn Nets Logo

#17 Brooklyn Nets

Óbvio que o hype nos Nets era justificável (Irving e Durant juntos é algo realmente empolgante), mas a realidade é que enquanto KD estiver fora, o elenco segue sendo muito parecido com o do ano passado, com um teto um pouquinho maior pela presença do Irving no lugar do D-Lo. Mesmo com as ressalvas, a campanha é bem decepcionante e a lesão do Caris Lavert pode dificultar ainda mais o caminho dos Nets em 2019.

Campanha: 5-8

2019 Oklahoma City Thunder Logo

#18 Oklahoma City Thunder

Mesmo em um processo de reconstrução, CP3-Shai-Ferguson-Gallo-Adams é um quinteto de respeito. Não dá pra saber como o Thunder vai terminar a temporada, mas até que eles estão jogando bem. Se não trocar tudo, capaz até de brigar por uma oitava vaguinha no Oeste.

Campanha: 5-9

2019 Charlotte Hornets Logo

#19 Charlotte Hornets

Os Hornets são um time intrigante. Talvez seja o pior elenco da NBA, mas eles surpreendentemente estão jogando de forma competitiva. Devonte’ Graham está demais (18,3 ppg e 6.9 apg) e eles possuem vários jovens legais de assistir. Lembram os Hawks da temporada passada.

Campanha: 6-8

2019 San Antonio Spurs Logo

#20 San Antonio Spurs

Será que finalmente a sequência de mais de 20 anos indo para os playoffs vai acabar? Bom, eu aprendi a nunca duvidar do Pop e de seus comandados, mas o time por enquanto ainda não embalou. Os Spurs estão sofrendo demais para defender e o elenco parece não oferecer muito upside (talvez Dejounte Murray seja o único capaz de “explodir” seus números ainda).

Campanha: 5-9

2019 Portland Trail Blazers Logo

#21 Portland Trail Blazers

A falta de elenco tá pegando para os Blazers. Com vários jogadores de garrafão na lista de contundidos, o time já teve Mario Hezonja, Anthony Tolliver (sim, ele ainda está na NBA) e Nassir Little iniciando jogos. Está complicado. Assinar com o Carmelo Anthony foi uma tentativa de salvar o início de temporada, mas o veterano ainda pareceu bem fora de forma na estreia e talvez demore um pouco para embalar (se embalar, né?). Damian Lillard está jogando muito bem e precisa de um C.J. McCollum melhor para o time retomar seu rumo.

Campanha: 5-10

2019 Atlanta Hawks Logo

#22 Atlanta Hawks

Assim como Deandre Ayton, John Collins também foi punido com 25 jogos de suspensão. Um desfalque super pesado para a equipe. Além de ser um jogador muito interessante ofensivamente, a defesa que já era ruim com ele, acaba sendo ainda pior sem ele. Os Hawks estão penando até aqui, então fica difícil imaginar que o time vá dar o salto esperado nesta temporada. O que não significa que você não deve assistir aos Hawks. Trae Young é entretenimento puro e sempre vale a audiência.

Campanha: 4-9

2019 Memphis Grizzlies Logo

#23 Memphis Grizzlies

Memphis é claramente um time que abraçou o projeto de reconstrução, portanto os resultados acabam não importando tanto. Ja Morant é um talento impressionante e já aparece como favorito ao prêmio de calouro do ano caso o Zion não consiga estar saudável por muito tempo. A grande decepção até aqui é o Jaren Jackson Jr. Após um ano de estreia muito bom, JJJ ainda está frio na temporada.

Campanha: 5-9

2019 New Orleans Pelicans Logo

#24 New Orleans Pelicans

Tirando os Warriors, os Pelicans são os que mais sofreram com lesões até aqui. Lonzo, Jrue, Ingram, Okafor, Hart, Zion e Favors já perderam jogos na temporada. O time até conseguiu fazer bons jogos, mas o fato de o garrafão ser uma peneira vem sendo um complicador. O grande destaque fica pela forma como o time move a bola no ataque (26,1 apg).

Campanha: 5-9

2019 Detroit Pistons Logo

#25 Detroit Pistons

Detroit é um time estranho. Enquanto Blake Griffin estava lesionado, eles pareciam não saber o que fazer com a bola. Vamos ver se o time melhora quando o astro estiver 100% (será que vai acontecer?), mas os Pistons definitivamente não parecem um time de playoffs até aqui. A grande notícia da temporada é a bela evolução de Luke Kennard, que está aliviando bastante o ataque do time.

Campanha: 4-9

2019 Cleveland Cavaliers Logo

#26 Cleveland Cavaliers

São três derrotas consecutivas e, assim como os Pistons, os Cavaliers registram uma campanha de 4-9. A principal diferença é que os Cavs estão em um processo de reconstrução e dando muito minutos para seus garotos (Sexton, Garland e Porter). O time parece melhor que o do ano passado e vale a pena ser assistido, mesmo não brigando por offs.

Campanha: 4-9

2019 Chicago Bulls Logo

#27 Chicago Bulls

Satoransky, Coby White, LaVine, Otto Porter, Markkanen, Thad Young e Wendell Carter formam um núcleo interessante. O problema é que o time parece muito mal treinado e a pressão no técnico Jim Boylen segue aumentando. Um terror as atuações de Chicago no clutch time dos jogos apertados.

Campanha: 4-9

2019 New York Knicks Logo

#28 New York Knicks

Falando em técnico pressionado, David Fizdale também está sendo muito questionado em NY. O time joga em um sistema que não favorece seus jogadores e os Knicks estão penando bastante. O fato é que apesar do trabalho merecer questionamentos, a trágica offseason comprometeu mais uma vez o ano da franquia e a esperança da torcida  de vencer alguns jogos fica na conta de Julius Randle e R.J. Barrett.

Campanha: 4-10

2019 Washington Wizards Logo

#29 Washington Wizards

Washington é o time que menos jogou na temporada (11 vezes), mas mesmo assim já deu pra perceber que o elenco é complicadíssimo e a defesa é terrível. Como esperado, Bradley Beal está arremessando tudo que passa em sua mãos para tentar manter a equipe nos jogos. O ponto positivo acaba sendo o rookie Rui Hachimura, que vem mostrando um potencial interessante.

Campanha: 3-8

2019 Golden State Warriors Logo

#30 Golden State Warriors

Sim, você não está lendo errado, os Warriors são a pior equipe da NBA depois de anos de hegemonia. Com uma quantidade bizarra de lesionados e as saídas da offseason, em vários momentos eles parecem um time de G League em quadra. O negócio é recuperar de vez os splash brothers, conseguir um bom negócio pelo D-Lo e pensar na próxima temporada. Acho que o único consolo do torcedor é ver que o Eric Paschall parece ter sido um belo steal no Draft.

Campanha: 3-12

Texto de Piero Fiorelli

Equipe The Playoffs  - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Equipe The Playoffs

@theplayoffsbr

O portal dos esportes americanos no Brasil!

USA na Rede Parceiro The Playoffs - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

USA na Rede

@usanarede

A sua revista eletrônica dos esportes americanos. Podcast do portal The Playoffs que debate tudo sobre NFL, NBA, NHL e MLB.

Guilherme Rodrigues Redator de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Guilherme Rodrigues

@gui_rp

Economista em formação, Kobezete de carteirinha, torcedor dos Lakers e o nerd das estatísticas avançadas.

Jorge De Sousa Redator de MLB e NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Jorge De Sousa

@JorgedeSousa94

Jornalista de formação e fã de esportes desde o berço, mas com carinho especial por Palmeiras, Bucks, Colts e Brewers. Escolha de 1ª rodada do Draft de Redatores de NBA do The Playoffs de 2017.

Pedro Moreira Editor de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Pedro Moreira

@

Admirador do esporte competitivo e levado a sério, é apaixonado por basquete em todos os níveis. Desse modo, não teve como não acompanhar a NBA desde cedo, liga em que é torcedor discreto dos Trail Blazers, desde a recente época de Brandon Roy. Possui interesse na história do esporte e é um fanático por Michael Jordan.

Thiago Ramos Passarelli Editor de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Thiago Ramos Passarelli

@thigas03

Louco por esportes, de todos os tipos, mas especialmente pelos esportes da Terra do Tio Sam. Torcedor fanático do Los Angeles Lakers, com uma paixão dividida entre Denver Broncos e Indianapolis Colts e uma simpatia por Los Angeles Dodgers e Los Angeles Kings.

Oddsshark