16/01/2019 - 20h51

NBA Power Ranking 2018/2019 The Playoffs: mês 3

Top 3 segue o mesmo, mas tem muito time de olho no topo; confira a lista!

Raptors vencem os PacersNo ar mais um Power Ranking da NBA no The Playoffs! Passados três meses de avaliação, uma situação curiosa: o top 3 é o mesmo desde o início. E nessa ordem: Toronto Raptors, Milwaukee Bucks e Golden State Warriors. Mas tem muito time de olho nesse pódio, chegando com tudo, como Denver Nuggets, Indiana Pacers…

Outra curiosidade é que o top 10 traz exatamente os dez times de melhor campanha na liga até o momento (com apenas uma mudança de posição). E juramos que não fizemos isso de propósito!

Explicamos tudo abaixo, posição por posição. Antes, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

(Crédito da foto: Reprodução Twitter/Toronto Raptors)

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Pedro Moreira, Piero Fiorelli (USA na Rede), Ricardo Pilat e Thiago Passarelli. Os cinco dão notas para as equipes levando  em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

PS: as campanhas abaixo são até 15/01/2019

POWER RANKING THE PLAYOFFS – NBA 2018/2019

2019 Toronto Raptors Logo

#1 Toronto Raptors (posição anterior: #1)

Os Raptors perderam apenas um jogo em 2019 e seguem uma campanha muito sólida, inclusive vencendo jogos quando Kawhi Leonard não joga. É claramente o melhor time da temporada após três meses.

Campanha: 33-12

2019 Milwaukee Bucks Logo

#2 Milwaukee Bucks (posição anterior: #2)

Os Bucks seguem no encalço dos Raptors tanto no ranking quanto na tabela da Conferência Leste. Talvez eles estariam na frente do time canadense caso o tivesse vencido quando teve chance, dia 5 de janeiro. Mas coletivamente Milwaukee é muito bom e a cereja do bolo, mais conhecido com Giannis Antetokounmpo, os torna ainda mais perigosos.

Campanha: 31-12

2019 Golden State Warriors Logo

#3 Golden State Warriors (posição anterior: #3)

Os Warriors se mantiveram no mesmo lugar mesmo vivendo autos e baixos durante toda a temporada. Mesmo longe de seus melhores dias, o time é de novo o melhor do Oeste e sacramentou isso vencendo (com sobras) o ex-líder Denver Nuggets nesta semana.

Campanha: 30-14

2019 Denver Nuggets Logo

#4 Denver Nuggets (posição anterior: #6)

Os Nuggets vem subindo ranking a ranking e perderam uma grande chance de terminar no top 3, com a derrota acachapante para os Warriors. Mesmo assim, estão bem acima do esperado. Será que conseguem se manter? Dão indícios que sim, mas o Oeste é coisa de maluco!

Campanha: 29-14

2019 Indiana Pacers Logo

#5 Indiana Pacers (posição anterior: #10)

Os Pacers estavam subestimados em nosso ranking anterior, mas agora chegam numa posição mais justa pela campanha que fazem. Outro exemplo de time coletivo, com poucas estrelas e que ganha muitos jogos. Foram 10 nos últimos 14.

Campanha: 29-14

2019 Philadelphia 76ers Logo

#6 Philadelphia 76ers (posição anterior: #5)

Os Sixers têm campanha similar à dos Pacers, mas têm uma expectativa bem maior. Pelas estrelas que têm, precisam oscilar menos. Conseguiram nos primeiros meses de 2019 perder para Wizards e Hawks… mas venceram todos os outros jogos e têm uma sequência boa, que ainda os credencia bem no nosso ranking.

Campanha: 29-16

2019 Oklahoma City Thunder Logo

#7 Oklahoma City Thunder (posição anterior: #4)

E aqui temos outro time que perdeu para Wizards e Hawks nos últimos dias, entre outros tropeços preocupantes. Mesmo assim, nas vitórias, OKC mostrou virtudes e se mantém entre os melhores da temporada. Russell Westbrook vai esquentando depois de um começo de temporada arrasador, enquanto Paul George já não parece tanto um candidato a MVP.

Campanha: 26-17

2019 Houston Rockets Logo

#8 Houston Rockets (posição anterior: #18)

Os Rockets decolaram! Muito graças a um certo James Harden, jogando tanto ou mais que no ano passado, em que foi MVP. São 17 partidas seguidas com mais de 30 pontos pra ele. Não é coincidência que o time vem melhorando muito nesse período, mesmo sem Chris Paul, com 12 vitórias desde o segundo ranking, Houston sobe dez posições.

Campanha: 25-18

2019 Boston Celtics Logo

#9 Boston Celtics (posição anterior: #8)

Já os Celtics perdem uma posição depois de mais uma sequência de irregularidade. O time de Boston era cotado para ser um dos três melhores da temporada tranquilamente, mas não consegue emplacar uma sequência de boas atuações. Kyrie Irving segue sofrendo alguns problemas físicos e está longe de entrar sequer na disputa de MVP, enquanto Gordon Hayward, contratado para ser um “coadjuvante de luxo”, está longe até disso. E no fim das contas, todo mundo está jogando abaixo do que jogou na temporada passada. Preocupante.

Campanha: 25-18

2019 Portland Trail Blazers Logo

#10 Portland Trail Blazers (posição anterior: #13)

Os Blazers caíram muito depois de um começo de temporada avassalador, mas nas últimas semanas demonstraram evolução. Fora do radar mais uma vez, o time de Portland voltou a ganhar jogos importantes, como Warriors, 76ers, Rockets… tudo indica que será um time de playoff novamente.

Campanha: 26-19

2019 San Antonio Spurs Logo

#11 San Antonio Spurs (posição anterior: #21)

Gregg Popovich está fazendo mágica com um elenco bem limitado como é esse dos Spurs! O time saiu lá de baixo no nosso ranking e já é um dos 11 melhores times da liga, graças a uma boa sequência de mais vitórias que derrotas. Isso se reflete também na tabela, onde San Antonio está na zona de classificação para a pós-temporada.

Campanha: 25-20

2019 Utah Jazz Logo

#12 Utah Jazz (posição anterior: #16)

O Jazz é outro time de muita expectativa, mas ainda embaixo dela. Mesmo assim, melhorou muito desde o último ranking. Donovan Mitchell vai começando começando a acordar na temporada, enquanto Rudy Gobert vem tendo números monstruosos. São só duas derrotas em 2019, e para os dois melhores times da liga, Raptors e Bucks. Aceitáveis, mas que mostram que Utah está mesmo num nível abaixo.

Campanha: 24-21

2019 Los Angeles Clippers Logo

#13 Los Angeles Clippers (posição anterior: #7)

Desde o último ranking, os Clippers perderam mais jogos que ganharam e por isso despencam aqui. Ainda mais porque consideramos também que o elenco deles não é tudo isso, então cada oscilação pode custar caro. Vitórias no período sobre Nuggets e Lakers dão um alento de que a queda pode ser breve.

Campanha: 24-19

2019 Dallas Mavericks Logo

#14 Dallas Mavericks (posição anterior: #11)

Os Mavs nos empolgam muito mais pelo que faz Luka Doncic do que como time. Dallas passou de campanha positiva e animadora para uma negativa e preocupante desde o último ranking, por isso, desce alguns degraus.

Campanha: 20-23

2019 Brooklyn Nets Logo

#15 Brooklyn Nets (posição anterior: #25)

Olha os Nets, minha gente! Tá aí um time que ninguém esperava que ia fazer o estrago que está fazendo. Na zona de classificação para os playoffs do Leste e com D’Angelo Russell jogando de acordo com a expectativa que se criou naquele Draft de 2015, Brooklyn se tornou o melhor time de Nova York (o que não é um grande mérito) e vem causando problemas para todos os adversários.

Campanha: 22-23

2019 Sacramento Kings Logo

#16 Sacramento Kings (posição anterior: #15)

Os Kings não conseguiram evoluir muito daquele começo de temporada empolgante e por isso não saem praticamente do lugar. O que o time está jogando é legal, mas não é bastante para que estejam nem entre os oito melhores do Oeste. Falta subir mais um nível. Dizem até que podem ser compradores antes do fechamento do mercado…

Campanha: 23-21

2019 Los Angeles Lakers Logo

#17 Los Angeles Lakers (posição anterior: #9)

Ai, LeBron James, que saudade de você! Desde que o astro se machucou na rodada de Natal, os Lakers têm campanha 4-7. Isso é considerado também para nossa avaliação e essa queda de Los Angeles no ranking. É uma situação contornável, já que “The King” deve retornar ao time em breve, mas ficou bem claro que os angelinos não iriam a lugar algum sem ele.

Campanha: 24-21

2019 New Orleans Pelicans Logo

#18 New Orleans Pelicans (posição anterior: #19)

Falando em times dependentes de astros, os Pelicans são o melhor exemplo. New Orleans vem até de bons jogos e boas vitórias e por isso sobe uma posição, mas no geral não é confiável. No fim de dezembro o cenário parecia mais caótico com muitas derrotas seguidas, mas em 2019, até aqui, melhoraram.

Campanha: 21-23

2019 Minnesota Timberwolves Logo

#19 Minnesota Timberwolves (posição anterior: #20)

Estamos escrevendo isso um dia depois de Minnesota perder para Philadelphia por 149 a 107 (!!!), mas no geral as últimas semanas dos Wolves são de altos e baixos, e altos até animados – vitórias contra Thunder duas vezes, Lakers… por isso sobem uma, mesmo longe de qualquer empolgação.

Campanha: 21-23

2019 Miami Heat Logo

#20 Miami Heat (posição anterior: #24)

O Heat sobe quatro posições e vive um ótimo momento. Desde o segundo ranking, o time da Flórida acumula vitórias contra Rockets, Bucks (ganhou uma e perdeu outra), Celtics, mas também escorregou em um Atlanta Hawks da vida. Ou seja, não é dos mais confiáveis, mas Miami está em “viés de alta”, como diria o outro e briga firme por vaga nos playoffs.

Campanha: 21-21

2019 Orlando Magic Logo

#21 Orlando Magic (posição anterior: #22)

O Magic é aquele time que perde quatro seguidas, aí de repente ganha em sequência de Celtics e Rockets. Ou seja, tem potencial, tem muitos jovens talentos, mas dificilmente vai subir muito mais nesse ranking ou na tabela do Leste.

Campanha: 19-24

2019 Charlotte Hornets Logo

#22 Charlotte Hornets (posição anterior: #17)

Os Hornets estão ainda na zona de classificação para os playoffs no Leste, mas perigam dançar logo logo. São só duas vitórias em 2019 (e uma foi contra os Suns). É um time nada confiável e que dá todo indício de quem vai deixar a vaga nos playoffs escapar.

Campanha: 20-23

2019 Detroit Pistons Logo

#23 Detroit Pistons (posição anterior: #14)

E os Pistons, hein? Uma campanha terrível desde o último ranking, com 11 derrotas, faz com que a equipe despenque! De muito provável contender por vaga nos playoffs, Detroit agora corre muito risco de ficar fora da pós-temporada de novo, mesmo com Blake Griffin jogando o fino da bola laranja.

Campanha: 18-24

2019 Memphis Grizzlies Logo

#24 Memphis Grizzlies (posição anterior: #12)

Memphis nos iludiu no começo de temporada e agora virou uma desilusão completa! A campanha desde o ranking anterior é 3-12, o que ajuda a explicar essa queda vertiginosa.

Campanha: 19-24

2019 Washington Wizards Logo

#25 Washington Wizards (posição anterior: #23)

No ranking anterior os Wizards indicavam uma melhora, mas isso não aconteceu e o time segue como candidato a grande decepção do ano. John Wall ainda se machucou e está fora da temporada, colocando praticamente uma pedra em qualquer chance de recuperação de Washington.

Campanha: 18-26

2019 Atlanta Hawks Logo

#26 Atlanta Hawks (posição anterior: #28)

Tido para muitos como o pior time da NBA, os Hawks dão indícios de que não são tão ruins assim. São 8 vitórias e 8 derrotas desde o ranking anterior e Atlanta sobe, com méritos. Mesmo que não brigue por playoffs – longe disso ainda – há motivos para esperança.

Campanha: 14-30

2019 Phoenix Suns Logo

#27 Phoenix Suns (posição anterior: #30)

Os Suns também vêm melhorando nas últimas semanas e deixam a lanterna para trás. A equipe ainda é a pior do Oeste disparada, mas mostra sinais de evolução claros, como nas vitórias contra Nuggets, Kings e Celtics. São muitos jovens promissores, isso precisa funcionar em algum momento.

Campanha:11-34

2019 New York Knicks Logo

#28 New York Knicks (posição anterior: #26)

O que dizer de um time que ganhou um (1) jogo desde o último ranking? Apenas que talvez os Knicks poderiam estar mais abaixo aqui.

Campanha: 10-33

2019 Cleveland Cavaliers Logo

#29 Cleveland Cavaliers (posição anterior: #27)

Os Cavs fizeram jogo duro para ficar na lanterna, mas ainda não conseguiram. Foram duas vitórias desde o último ranking e o projeto tanking pra lá de ativado.

Campanha: 9-35

2019 Chicago Bulls Logo

#30 Chicago Bulls (posição anterior: #29)

Os Bulls até venceram uns joguinhos na parte final de dezembro, mas já somam oito derrotas seguidas, incluindo algumas lavadas. Isso sem contar os diversos problemas de bastidores que surgem toda hora, incluindo até uma briga em treino. Que situação!

Campanha: 10-34

RANKING ANTERIORES: Mês 1 | Mês 2 |

Ricardo Pilat Editor-Geral - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Ricardo Pilat

Editor-Geral

@ricardopilat

Jornalista, é editor-geral do The Playoffs. Apaixonado por esportes americanos desde moleque e autor de 633 home runs na carreira, mantém duas paixões de infância nas principais ligas norte-americanas: New York Knicks e New York Yankees. Mas ama igualmente a NFL e a NHL, em que acompanha Saints e Red Wings!

Guilherme Rodrigues Redator de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Guilherme Rodrigues

Redator de NBA

@gui_rp

Economista em formação, Kobezete de carteirinha, torcedor dos Lakers e o nerd das estatísticas avançadas.

Pedro Moreira Editor de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Pedro Moreira

Editor de NBA

@

Admirador do esporte competitivo e levado a sério, é apaixonado por basquete em todos os níveis. Desse modo, não teve como não acompanhar a NBA desde cedo, liga em que é torcedor discreto dos Trail Blazers, desde a recente época de Brandon Roy. Possui interesse na história do esporte e é um fanático por Michael Jordan.

Thiago Ramos Passarelli Editor de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Thiago Ramos Passarelli

Editor de NBA

@thigas03

Louco por esportes, de todos os tipos, mas especialmente pelos esportes da Terra do Tio Sam. Torcedor fanático do Los Angeles Lakers, com uma paixão dividida entre Denver Broncos e Indianapolis Colts e uma simpatia por Los Angeles Dodgers e Los Angeles Kings.

USA na Rede Parceiro The Playoffs - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

USA na Rede

Parceiro The Playoffs

@usanarede

A sua revista eletrônica dos esportes americanos. Podcast do portal The Playoffs que debate tudo sobre NFL, NBA, NHL e MLB.

Oddsshark