28/11/2014 - 17h40

ANÁLISE: As estatísticas da temporada regular da NBA até aqui

Rankings da temporada mostram jogadores de destaque no melhor basquete do mundo

Kobe Bryant anotou 21 pontos na primeira vitória dos Lakers na temporada (Foto: USA Today Sports)

Kobe Bryant, mesmo veterano, segue jogando o fino da bola (Foto: USA Today Sports)

Amigos do The Playoffs, não sei se vocês notaram, mas foi constatado que a frase mais falada no mês de Novembro foi: “Nossa, como esse mês/ano passou rápido!”. E embarcando nessa onda, eu digo pra vocês: como essa temporada da NBA está passando rápido! Principalmente para os fãs de basquetebol (como esse que vos escreve). Parece que foi ontem que começou a temporada regular, mas o fato é que já estamos chegando perto de completar ¼ do campeonato (me corrijam caso a matemática esteja errada!).

Isso posto, vamos dar uma analisada na temporada até aqui” E, antes de começar, fica um palpite registrado aqui: senhoras e senhores, teremos um novo MVP (A menos que a bruxa das lesões ataque, claro).

Vamos começar pelo principal: pontuação. E nesse quesito, o líder do ranking não poderia ser outro: o mito, a lenda viva, o Black Mamba! Kobe Bryant vem calado os críticos e liderando a NBA em média de pontos. São 26.4 por jogo para Bryant, que está prestes a passar Michael Jordan e se tornar o 3º maior pontuador da HISTÓRIA da NBA. Mito! Completam o Top-5: Anthony Davis (25.4), James Harden (25.3), LeBron James (25.3) e 5- Stephen Curry (24.2).

Rajon Rondo diz que quer ficar nos Celtics ao fim da temporada (Foto: USA Today Sports)

Rajon Rondo tem mais de 10 assistências por jogo (Foto: USA Today Sports)

Mas para que eles pontuem, os armadores trabalham duro e dão assistências! E nesse ranking, o líder é outro veterano, um grande rival de Kobe Bryant, aliás. Rajon Rondo, craque do Boston Celtics, voltou de lesão e vem jogando em altíssimo nível. 10.7 assitências por jogo para o líder do ranking e dos Celtics. Depois dele, Ty Lawson (10), Chris Paul (9.7), John Wall (9.2) e Reggie Jackson (7.8).

Vamos ao garrafão e ao reinado dos pivôs. No ranking de rebotes, o lider é DeMarcus Cousins, craque do Sacramento Kings! Cousins vem tendo uma ótima temporada e lidera esse quesito com 12.6 rebotes por jogo. No Top-5 também estão Nikola Vucevic (12.2), Andre Drummond (11.6), Zach Randolph (11.6) e DeAndre Jordan (11.4).

Falando dos ladrões de bola, o jogador que tem mais roubadas é John Wall. São 2.29 steals por jogo para o armador dos Wizards, que já é considerado como um dos melhores armadores da liga. Completando o Top-5, Paul Millsap (2.15), Corey Brewer (2.15), Anthony Davis (2.08) e Stephen Curry (2.07).

Por último, mas não menos importante, os bloqueios! E nesse quesito, o rei é Anthony Davis – nada menos do que 3.38 tocos por jogo para Davis! Roy Hibbert (2.85), Dwight Howard (2.30), Pau Gasol (2.25) e DeAndre Jordan (2.14) completam a lista dos cinco melhores.

Davis MVP?

Anthony Davis MVP? Por que não?

Anthony Davis MVP? Por que não?

E depois de exibir o Top-5 das principais estatísticas, volto à afirmação que fiz mais acima. Dá pra perceber que os nomes que mais se repetem nos rankings são de novas figuras da NBA. Stephen Curry, DeMarcus Cousins, John Wall, Anthony Davis e outras estrelas emergentes vêm fazendo ótimas temporadas e liderando suas equipes. O fato de aparecerem bem posicionados em todos os rankings ilustra e ratifica o destaque que vêm tendo. Acredito que a tendência é termos um novo MVP nesta temporada. E para dar um palpite mais específico, vou de Anthony Davis MVP!

O ala-pivô do New Orleans Pelicans vem jogando MUITO. É o segundo melhor pontuador ds liga, o melhor bloqueador, 4º melhor ladrão de bola (que defensor!) e 8º melhor pegador de rebotes, ficando de fora apenas dos melhores passadores – mas também, se ele tivesse um número alto de assistências, seria um ET! Vamos aguardar para ver, mas fica aqui cravado meu palpite.

E nós, fãs de NBA, vamos aproveitar o melhor basquetebol do mundo. Num piscar de olhos chega 2015, acaba a temporada e ficaremos lamentando “como a temporada passou rápido”, “como demora pra começar a próxima”e todos os outros lamentos e reclamações que fazemos ao tempo e seu ritmo “esquisito”!

NOTA: os números são todos registrados antes da rodada de sexta-feira (28/11) da NBA.

Oddsshark