5 motivos para acreditar que o título do Cleveland Cavaliers é possível
LeBron James e cia tentam chocar o mundo em mais uma final contra os Warriors; há razões para acreditar?
Mesmo entrando com poucas possibilidades diante de um favoritíssimo Golden State Warriors, o Cleveland Cavaliers chega a sua quarta final seguida rodeado por dúvidas e críticas por um basquete cheio de altos e baixos durante a temporada. LeBron James vem jogando como nunca e sua equipe parece estar, aos poucos, contribuindo para que o King James se consagre mais uma vez campeão da NBA.
O confronto é difícil e a série será desafiadora para o camisa 23, que poderá ser comparado mais do que nunca com o maior da história, Michael Jordan, pelo posto de GOAT no esporte, caso consiga um título milagroso.
A equipe The Playoffs lista agora cinco motivos para acreditar no título do Cleveland Cavaliers.
(Foto: Reprodução Twitter/NBA)
LeBRON JAMES
É impossível não colocar LeBron James como o principal fator decisivo a favor dos Cavaliers. O ala vem jogando por ele e por todo o time durante os playoffs, sendo um monstro defensivamente e mais clutch que o costume no ataque. Toda inteligência de James é a arma dos Cavs contra os favoritos, que já caíram para a genialidade do camisa de 23 duas temporadas atrás. LeBron vem flertando com o triplo-duplo em todos os jogos das últimas duas séries, contra Raptors e Celtics, e isso mostra o quanto a sua participação é fundamental para a tática de Cleveland. A experiência do King James é mais um ponto positivo contra os Warriors, que terão pela frente um grande desafio para segurar o momento espetacular do ídolo dos Cavs, que chega a sua oitava final consecutiva. Um possível título de James pode colocá-lo como o maior da história, segundo muitos especialistas no esporte.
LEIA MAIS
+ 5 motivos para ter certeza do título dos Warriors
+ PRÉVIA: a quarta final de NBA entre Warriors e Cavs
+ AGENDA: confira onde e como assistir às finais
A AUSÊNCIA DE IGUODALA
A possível ausência de Andre Iguodala é de suma importância nas finais. O ala já foi confirmado como desfalque para os Warriors no jogo 1, fato que preocupa Steve Kerr e toda sua equipe. O MVP das finais de 2015 não atuou nos últimos quatro jogos da equipe californiana e o impacto dentro de quadra é evidente, inclusive no sistema defensivo. Este é o ponto positivo para os Cavaliers, que sem o melhor marcador de LeBron James nos últimos tempos, tem uma possível válvula de escape para o seu ataque. Individualmente o desfalque de Iguodala já é animador para os Cavaliers, que devem aproveitar da fragilidade de uma defesa menos sólida sem um de seus principais marcadores. Ainda não se sabe o prazo certo para o veterano dos Warriors, mas a equipe não se mostra nada confiante de um rápido retorno.
(Foto: Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images)
KEVIN LOVE
Mesmo estando no protocolo de concussões da NBA e longe de seu melhor nível durante a temporada, Kevin Love é um jogador chave nestas finais. Ao lado de LeBron James, o ala-pivô é o único jogador dos Cavs a ter duplos dígitos de média durante os playoffs, estatística nada animadora para os campeões do Leste. A facilidade e força ofensiva no jogo de Love é um diferencial para os Cavaliers, principalmente no perímetro, trunfo dos Warriors e fator importante em uma série tão acirrada como será nas finais. A presença de Love no jogo 1 ainda é dúvida, mas nos demais confrontos, o ala-pivô será o principal jogador dos Cavs ao lado de LeBron.
A DEFESA DOS CAVALIERS
A defesa dos Cavs foi muito criticada durante toda a temporada, mas o trabalho durante esses playoffs é digno de elogios para toda equipe. O progresso desde a série contra o Indiana Pacers é evidente e a equipe vem trabalhando muito bem em conjunto, principalmente na série contra o Boston Celtics. O garrafão será contundente na defesa dos Cavaliers, que tem em Tristan Thompson a liderança perto do garrafão, fator que vem auxiliando muito a equipe nas últimas partidas. O pivô é fundamental para segurar o Golden State Warriors e seu ataque fulminante. Outros dois veteranos vêm contribuindo muito durante os playoffs: George Hill e Jeff Green. Hill foi responsável por organizar a defesa dos Cavs contra os rápidos armadores dos Celtics. A experiência de Green nestes playoffs é um trunfo da equipe, e o ala se mostrou o jogador mais consistente da equipe ao lado de James durante as séries dos playoffs. A experiência e o bom momento do sistema defensivo dos Cavs pode contribuir muito para o equilíbrio dos jogos, especialmente em Cleveland.
Foto: Divulgação/NBA
SEDE DE VINGANÇA
Esta é a quarta final seguida entre Warriors e Cavaliers, e a última final parece não ter sido muito bem engolida por parte dos Cavs, que foram dominados durante todas as quatro vitórias dos californianos, que perderam apenas uma partida das finais de 2017. A saída de Kyrie Irving e toda a temporada de altos e baixos dos Cavaliers dão uma sede maior de título nesta temporada, a equipe foi desafiada e alvo de incertezas nos confrontos dos playoffs. A possível saída de LeBron James vem esquentando o mercado desde o fim da temporada regular, e se a possibilidade for mínima, a vontade do jogador e de todo o time é ainda maior para conquistar o título.
Mesmo tendo os Warriors como grandes favoritos, a garra e o poder de reação que a equipe do Cleveland Cavaliers vem mostrando pode ser determinante para uma série equilibrada e cheia de jogadores explosivos. A motivação dos Cavs diante de um time tão dominante como vem sendo o Golden State, será acima da média e LeBron James parece estar com mais gana do que nunca pelo troféu da NBA.