24/03/2020 - 13h02

20 filmes e séries sobre beisebol para ficar em casa e assistir

O The Playoffs lista o que há de melhor no beisebol para você assistir enquanto foge do coronavírus

Com grande parte da população brasileira – e do mundo – em quarentena devido à disseminação do coronavírus, a equipe do The Playoffs resolveu criar uma lista para os amantes do beisebol. Reunimos filmes, documentários e animes sobre o esporte, para você assistir enquanto fica em casa fazendo sua parte contra o COVID-19 e aguardando enquanto a temporada regular da MLB não começa.

ANIMES

Ace of the Diamond

Começamos com opções para os fãs de animes. “Ace of the Diamond” traz a história do jovem Eijun Sawamura, de 15 anos. Depois de se encontrar com o catcher Kazuya Miyuki, Eijun passa a estudar na prestigiosa escola Seidou, onde tem contato com outros jogadores cheios de orgulho e que apostam tudo no esporte, disputando campeonatos Koshien no Japão. A primeira temporada é composta de 75 episódios e pode ser assistida de graça no site Crunchyroll. Os episódios da segunda temporada também estão disponíveis.

Major 2nd

Com 25 episódios também disponíveis gratuitamente no site Crunchyroll, “Major 2nd” fala sobre a vida de Daigo Shigeno, filho de Goro Shigeno – jogador da liga profissional de beisebol do Japão. Incapaz de atender às expectativas, Daigo desiste do esporte. Porém, seu destino muda ao conhecer Hikaru Sato, filho de Toshiya Sato e amigo de Goro.

Cinderella Nine

O anime, de 12 episódios, acompanha Arihara Tsubasa e sua iniciativa de abrir um clube de beisebol para meninas na cidade de Rigahama. Dessa forma, atrai garotas que nunca praticaram o esporte antes, que desistiram do esporte e que gostam de desafios. “Cinderella Nine” mostra os desafios da juventude e os conflitos pelos quais passam as personagens. Disponível no site Crunchyroll.

Guzareni: Money Pitch

Ao longo de 24 episódios, “Gurazeni” mostra o universo do dinheiro e das estatísticas no beisebol, tendo destaque para o arremessador reliever Natsunosuke Bonda, do time Jingu Spiders. Possui uma temática que lembra o filme “Moneyball” e os times retratados nele são baseados nos times da NPB (Nippon Professional Baseball). Disponível no site Crunchyroll.

DOCUMENTÁRIOS

Silly Little Game

Vamos aos documentários, começando com os da série 30 for 30, da ESPN. O primeiro é “Silly Little Game”, dirigido por Adam Kurland e Lucas Jansen. Trata-se de um filme sobre a origem do Fantasy Baseball, em um encontro de escritores e acadêmicos no restaurante La Rotisserie Francaise, em Nova York. Disponível no Watch ESPN.

Doc & Darryl

Dirigido por Judd Apatow e Michael Bonfiglio, “Doc & Darryl” retrata a conexão das vidas e carreiras do arremessador Dwight “Doc” Gooden e do outfielder Darryl Strawberry, jogadores do New York Mets nos anos 1980 e 90.

The House of Steinbrenner

Personagem importante na história do New York Yankees, o legado de George Steinbrenner na franquia é retratada no documentário dirigido por Barbara Kopple. Steinbrenner adquiriu os Yankees em 1973, sendo o mais longevo proprietário dos maiores campeões da MLB.

Catching Hell

Os fãs dos Cubs não gostam de lembrar desse episódio, porém “Catching Hell” – dirigido por Alex Gibney – mostra o incidente ocorrido no sexto jogo da NLCS de 2003 entre o time de Chicago e o Florida Marlins, envolvendo Steve Bartman.

Jordan Rides the Bus

Quando pensamos em Michael Jordan, lembramos dele no basquete, certo? “Jordan Rides the Bus”, com direção de Ron Shelton, destaca a passagem do astro pelas Ligas Menores no Chicago White Sox, realizando sonho de seu pai.

The Day The Series Stopped

Em 1989, Oakland Athletics e San Francisco Giants fizeram a World Series. Porém, o terceiro jogo daquela série foi atrasado por conta do terremoto de Loma Prieta, o primeiro grande terremoto a ser televisionado por uma emissora de TV dos Estados Unidos. O filme dirigido por Ryan Fleck relembra o acontecimento.

Four Days in October

Este aqui é dolorido para os torcedores dos Yankees e bem agradável para quem torce pelo Boston Red Sox. “Four Days…”, dirigido por Gary Waksman, mostra a virada épica dos Red Sox na ALCS de 2004 contra seu maior rival. Posteriormente, o time de Boston viria a ganhar a World Series daquele ano, encerrando um jejum de 86 anos.

Fernando Nation

Dirigido por Cruz Angeles, este filme mostra a euforia criada pela chegada do arremessador mexicano Fernando Valenzuela no elenco principal do Los Angeles Dodgers, em 1981. Valenzuela venceu vários prêmios na carreira, ajudando na conquista da World Series de 1981 contra o New York Yankees.

Brothers in Exile

A história dos meio-irmãos cubanos Liván e Orlando Hernández, que saíram separadamente do país de origem, é contada neste filme dirigido por Mario Diaz e pela MLB Productions. Os dois atuaram como arremessadores na MLB.

The Walk Off

Se vocês curtem beisebol universitário, vão gostar desta opção. Sob direção de Kenan K. Holley e parte integrante da série SEC Storied, “The Walk Off” rememora o walk-off home run de Warren Morris na final da College World Series de 1996. O único walk-off HR na história a encerrar uma College World Series, deu o terceiro dos seis títulos nacionais para LSU Tigers na decisão contra Miami Hurricanes.

Ainda no beisebol universitário, temos Thunder and Lightning, dirigido por Rory Karpf e que trata do time de 1985 da Universidade de Mississippi State – para alguns, o melhor time sem vencer o título nacional.

The Battered Bastards of Baseball

Este documentário disponibilizado pela Netflix traz a história do Portland Mavericks, um extinto time das Ligas Menores do beisebol na cidade de Portland. Os Mavericks eram compostos por estrelas e atletas aposentados, lutando por um lugar ao sol.

FILMES

Field of Dreams (Campo dos Sonhos, 1989)

Para falar dos filmes de longa-metragem, começamos com um clássico. Dirigido por Phil Alden Robinson e estrelado por Kevin Costner, “Campo dos Sonhos” conta a história do agricultor Ray, que recebe um chamado para construir um campo de beisebol em sua propriedade. Mais tarde, os fantasmas de jogadores famosos começam a surgir no local, sendo liderados por Joe “Shoeless” Jackson.

Moneyball (O homem que mudou o jogo, 2011)

Esta produção estrelada por Brad Pitt é pedida obrigatória para todos aqueles que querem conhecer mais a respeito dos A’s de Oakland e entender a importância das métricas no beisebol. Pitt interpreta Billy Beane (GM dos Athletics), responsável por tentar montar um time competitivo antes da temporada de 2002 da MLB, usando uma sofisticada análise estatística dos jogadores em meio às limitações financeiras daquele momento. Tendo recebido várias indicações nas premiações do cinema mundial, “Moneyball” é baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis.

Trouble with the Curve (Curvas da Vida, 2012)

Abordando o mundo do beisebol pela perspectiva de um olheiro, Clint Eastwood produz e estrela este filme dirigido por Robert Lorenz. Clint (ao lado de um reconhecido elenco) interpreta Gus Lobel, que não gosta de tirar proveito da tecnologia em seu trabalho, preferindo recorrer ao seu instinto e experiência. Porém, com seu contrato chegando ao fim e sendo afetado por problemas de visão, seu destino na profissão está ameaçado.

Million Dollar Arm (Arremesso de Ouro, 2014)

Trazendo Jon Hamm no papel do agente esportivo J.B. Bernstein, esta produção da Disney conta a história verídica dos arremessadores indianos Rinku Singh e Dinesh Patel, descobertos por Bernstein após vencerem um reality show. Singh e Patel foram os primeiros indianos a assinarem contratos com um time de beisebol dos Estados Unidos.

42 (A História de uma Lenda, 2013)

Não dá pra falar de beisebol sem falar do histórico Jackie Robinson, primeiro negro aceito na MLB. Em produção estrelada pela dupla Chadwick Boseman/Harrison Ford, o diretor Brian Helgeland conta a importante história de Jackie e de Branch Rickey – dono do Brooklyn Dodgers nos idos de 1945.

E aí, tem mais sugestões? Deixe aqui nos comentários.

Oddsshark