A popularidade do poker online como um esporte da mente
Poker também é esporte! Jogo online cresce a cada dia
Entre todos os fatores que influenciaram a popularidade crescente do poker, principalmente do poker online, a evolução tecnológica tem sido a mais relevante. Com o crescimento dos jogos virtuais e de sites de poker online, competidores do mundo inteiro passaram a jogar sem a necessidade de ir até um cassino. Com a possibilidade de jogar online, apostando no conforto de sua própria casa ou onde você preferir, com pessoas de qualquer lugar do mundo, o poker vem atraindo uma quantidade cada vez maior de novos jogadores. Mais de 150 milhões de pessoas jogam poker no mundo todo.
O crescente desenvolvimento e aceitação do poker online é perceptível em todo o mundo. O apostador com certeza terá vantagens em jogar mãos de poker de forma online, principalmente se já recebeu premiações através do jogo. Um dos maiores benefícios de jogar poker online é a chance de participar em diversas mesas de cash game ao mesmo tempo, o que é impraticável jogando em um ambiente físico. Na modalidade online você pode jogar em várias telas de uma só vez, o que pode viabilizar prêmios em diversos torneios, consequentemente gerando mais aprendizado e resultados. Você também pode jogar em outras modalidades do poker além do Texas Hold’em.
O poker online chegou com a finalidade de simplificar e descomplicar a vida de qualquer pessoa que gosta de jogar. Jogar através de aplicativos proporciona um maior conforto, pois desta forma o jogo pode ser acessado do próprio smartphone ou tablet, de qualquer lugar, sendo possível jogar a qualquer hora, sem precisar se locomover.
Jogar poker e conhecer mãos de poker é com certeza uma atividade que requer habilidade, e por isso, em janeiro de 2009 foi inaugurada oficialmente a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), que é o órgão encarregado de regulamentar os jogos de poker no Brasil. Apenas um ano depois, em 29 de abril de 2010, o poker conseguiu reconhecimento pela Associação Internacional de Esportes da Mente (International Mind Games Association – IMSA) como um esporte da mente, assim como o xadrez, por exemplo. E em 2012, a CBTH foi cadastrada no Ministério dos Esportes brasileiro. Esta foi uma das maiores conquistas do poker, que geralmente era rotulado como um jogo de azar proibido em diversos países, inclusive no Brasil desde 1941.
Desde então, os profissionais do poker vem lutando contra o preconceito em relação ao jogo, para que a atividade não sofra mais o estigma de ser um simples jogo de azar, mas que realmente seja reconhecido por todas as pessoas como um esporte de habilidades e estratégias mentais. Algumas pessoas infelizmente, ainda fazem uma associação com o fato do poker ser um jogo de azar, por ser um jogo em que são usadas cartas.
O poker como esporte ganhou ainda mais notoriedade quando vários jogadores profissionais confirmaram através de anos de experiência que o êxito no poker depende muito mais de estratégias mentais do que apenas pura sorte.
Você conhece ou já ouviu falar de alguém que joga poker na internet, não é mesmo? Talvez você mesmo já tenha se aventurado no jogo. Este é o maior indicativo do sucesso que o poker alcançou desde que houve o chamado boom do poker, em 2003, conhecido por alguns como “O efeito Moneymaker“. É algo que ainda está sendo sentido nos dias de hoje. Diferentemente do que muitas pessoas ainda pensam, não é a sorte o fator predominante em uma mesa de poker. Para conquistar vitórias enquanto se diverte, você necessita de muita habilidade no poker. É fato que a sorte pode influir no término de uma partida, porém, na maioria das vezes, não é a sorte que garante a vitória.
Saiba que para se tornar uma referência no poker, é indispensável estudar e praticar regularmente. Além da habilidade, o poker é um jogo que requer muita disciplina, como em qualquer outro esporte. Se você pretende ser um jogador profissional e fazer jogadas incríveis, vai precisar se dedicar também longe das mesas, estudando o jogo. Além disso, aqueles que jogam já sabem: usar da inteligência emocional para lidar com cartas ruins e com as reações dos outros competidores da mesa é crucial para vencer uma partida.
O universo do poker aceita jogadores das mais diversas idades, porém para jogar, é necessário que tenha 18 anos ou mais. Existem jogadores com mais de 60 anos e que adoram o poker. Também, divergente de outros esportes onde atletas principiantes não tem oportunidade de chegar perto de “jogadores celebridades”, no poker, qualquer pessoa pode ter a chance de competir com jogadores famosos, desde que esteja nos mesmos torneios.
A realidade do poker jogado pela internet chegou para efetivamente consagrar o esporte como um dos maiores e mais interessantes modos de entretenimento e competição em todo o planeta. Sem exageros.