05/11/2018 - 10h35

Título e vaga: conheça os times que chegaram à elite do futebol americano nacional

Final de semana definiu as quatro finalistas da Liga Nacional 2018 que estarão na BFA ano que vem

Liga NacionalO futebol americano no Brasil vai se direcionando ao final da temporada. Com jogos emocionantes e campanhas invictas, a Liga Nacional de Futebol Americano conheceu seus quatro semifinalistas. Cada um representa uma região e foi campeão de sua respectiva divisão, conquistando não só o titulo, mas o acesso à BFA, elite do futebol americano nacional, em 2019.

Na última sexta-feira (5), o Gaspar Black Hawks recebeu o Porto Alegre Gorillas no estádio do Clube Atlético Tupi, em Gaspar/SC. O jogo foi bastante disputado, com predomínio das defesas ao longo do primeiro tempo. Na segunda etapa, contudo, o ataque mandante, comandado pelo quarterback Leandro Carraro, foi mais efetivo e chegou a quatro touchdowns, finalizando o jogo em 27 a 0 e conquistando a Divisão Sul. Na semifinal nacional, por ter a melhor campanha da competição, a equipe receberá o Botafogo Challengers/SP no próximo dia 18/11, no Brazilian Bowl.

Os paulistas obtiveram o título da Divisão Sudeste após campanha irretocável invicta, disputando ao todo sete jogos. A taça veio com a vitória sobre o Macaé Oilers/RJ, que também estava invicto na competição, pelo placar de 23 a 18. O jogo, disputado no último sábado (3), no Campus Moura Lacerda em Ribeirão Preto/SP foi muito disputado até o final e marcou o acesso de mais uma equipe paulista para BFA (que já conta com São Paulo Storm, Corinthians Steamrollers e Portuguesa FA).

Outro jogo bastante disputado foi entre Rondonópolis Hawks/MT e Sinop Coyotes/MT, pela Divisão Centro-Oeste. As equipes, que tiveram seu confronto da primeira fase cancelado, chegaram à final da última sexta-feira (2) invictas. Muito se esperava do confronto, vez que a equipe de Sinop estava buscando o retorno à elite e os Hawks haviam batido na trave no último ano. Quem levou a melhor foram os Hawks, que aproveitaram jogar em casa para vencer por 13 a 10 e garantir o acesso.

O adversário do time de Rondonópolis será o Vingadores FA/PA, que recebeu o Manaus Cavaliers no estádio Mangueirão, em Belém/PA, e venceu pelo placar de 36 a 21. O jogo marcou o fim da carreira do quarterback do time amazonense Dennis Prants, muito conhecido no cenário por ter sido um dos pioneiros no esporte, além de ter comandado fortes equipes no últimos anos como head coach. Agora, os paraenses vão enfrentar os Hawks no Nacional Bowl, coroando o campeão entre as divisões Norte e Centro-Oeste. O jogo será disputado em Rondonópolis, pela campanha dos Hawks ter sido melhor, no dia 24/11.

Em entrevista exclusiva à equipe do The Playoffs, o CEO da Liga Nacional, Gilberto Victorino, se manifestou em relação aos semifinalistas e demonstrou satisfação com a competição até o momento. “Chegaram às semifinais quem se destacou desde a primeira rodada. A LNFA é um campeonato mais equilibrado, mais disputado, porém os campeões de divisão foram aqueles que realmente mostraram que estão em um nível superior. Agora chegamos em um momento em que não teremos mais surpresas, quem vencer será apenas por mérito”.

(Foto: Reprodução Instagram/Botafogo Challengers)

Oddsshark