13/09/2018 - 23h57

Brasil perde do Canadá e tem segunda derrota nas Eliminatórias para o Mundial 2019

No Canadá, Brasil sofre segunda derrota na competição e permanece em terceiro no grupo F

Leandrinho batalha com Cory Joseph na derrota do Brasil para o CanadáNesta quinta-feira (13), a seleção brasileira masculina de basquete iniciou sua jornada na segunda fase das Eliminatórias para o Mundial 2019, mas não teve um final feliz. No Canadá, na arena em Place Bell, em Laval, Quebec, os donos da casa fizeram 85 a 77 e chegaram à liderança do grupo F, com seis vitórias e uma derrota. O Brasil sofreu sua segunda derrota na competição e estacionou na terceira posição do grupo, com cinco vitórias em sete partidas.

Com quase sua força máxima em quadra, os canadenses tiveram em Kelly Olynyk sua principal figura em quadra. O ala-pivô do Miami Heat teve surreais 20 pontos e 19 rebotes em 35 minutos em quadra. Outros dois jogadores que atuam na NBA foram os outros dois destaques da equipe da América do Norte. Cory Joseph, armador do Indiana Pacers, contribuiu com 16 pontos e 10 assistências, enquanto que Tristan Thompson, pivô do Cleveland Cavaliers, terminou com 10 pontos e 12 rebotes.

Pelo lado brasileiro, Leandrinho foi o cestinha da equipe ao anotar 18 pontos, acertando 9/19 arremessos de quadra, em pouco mais de 29 minutos em quadra. Armador titular, Marcelinho Huertas foi o mais eficiente da seleção, com +21, finalizando a noite com 14 pontos, 12 assistências e cinco rebotes. Outro destaque brasileiro ficou por conta do ala-pivô Augusto Lima, com um double-double de 10 pontos e 10 rebotes. Anderson Varejão terminou com 10 pontos e quatro rebotes.

O jogo de transição canadense e a forte artilharia da linha dos três pontos machucaram a seleção brasileira na noite desta quinta. Assim os donos da casa começaram e terminaram a partida, mas foram os dois primeiros quartos que decidiram o jogo em favor deles, com vitória por 41 a 33.

Assimilando melhor o jogo canadense, o Brasil chegou a cortar a desvantagem para somente cinco pontos em meio ao terceiro período, mas ainda assim partiu para o quarto derradeiro com os mesmos oito pontos de distância (64 a 56). Nos últimos 10 minutos não houve mudança na postura brasileira. O time pecou no ataque e pagou para ver os arremessos de fora do adversário na defesa, o que fez com que o time não conseguisse se aproximar no placar.

O Brasil agora enfrenta as Ilhas Virgens no domingo (16), às 21h (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV, em Goiânia, em jogo válido pela segunda rodada da segunda fase das eliminatórias. No grupo F, junto com mais cinco seleções, o Brasil jogará um total de seis partidas nesta segunda fase (ida e volta contra Canadá, República Dominicana e Ilhas Virgens) e precisa ficar entre os três primeiros para se classificar para o Mundial 2019. O melhor quarto colocado entre o grupo E e o grupo F também se classificará. No grupo E, Argentina e Estados Unidos lideram.

(Foto: Reprodução Twitter / NBB Caixa)

Oddsshark