10/06/2016 - 12h14

Gordie Howe, o Mr. Hockey, morre aos 88 anos

Howe, um dos maiores jogadores de hóquei de todos os tempos, faleceu nesta sexta-feira.

howe dentroO mundo do hóquei acordou triste nesta sexta-feira. Gordie Howe, mais conhecido como Mr. Hockey, faleceu nesta manhã, aos 88 anos, conforme informado pelo seu filho Marty Howe. Howe jogou 25 temporadas na NHL, de 1946 até 1971, com o Detroit Red Wings, ganhando 4 Stanley Cups, além de conquistar o troféu Hart e o Art Ross, 6 vezes cada um.

O mais impressionante é que esses números mostram uma parte da sua carreira, já que ele retornou para a World Hockey League (WHL) em 1973 com o Houston Aeros, para jogar com seus filhos Mark e Marty, e também passou pelo New England Whalers, indo até 1979, com incríveis 50 anos! E ainda teve mais. Com a fusão da WHL com a NHL, Howe retornou para a liga, jogando na temporada de estréia do Hartford Whalers, 79-80, com 51 anos, marcando 15 gols e 26 assistências, nos 80 jogos que participou, levando a equipe aos playoffs. Sensacional!

Nesta última temporada, talvez o momento mais emblemático da carreira de Howe. Selecionado para o seu 21º All Star Game, realizado em Detroit, jogou ao lado de um certo menino de 18 anos, chamado Wayne Gretzky, que é o único ser humano em todo o planeta que foi capaz de quebrar suas marcas de gols marcados (801) e pontos (1.850) na NHL.

Ao encerrar a carreira na NHL em 1971, não cumpriu o período de 3 anos necessário para receber a indicação para o Hall da Fama, e entrou no seleto grupo no ano seguinte. E as marcas impressionantes não pararam por aí. Na década de 80 e 90, Howe foi um embaixador dos Red Wings e do hóquei em si, viajando e apresentando o esporte pelo mundo. E em 1997, a convite do Detroit Vipers, que jogava a já extinta International Hockey League, Howe entrou em um jogo, sendo o único jogador de hóquei a participar de uma partida durante seis décadas diferentes. Incrível!

Uma homenagem não oficial também carrega o nome da lenda até hoje. O Gordie Howe hat trick existe até hoje, e acontece quando um jogador marca um gol, dá uma assistência e entra numa briga, numa mesma partida (saiba mais sobre as brigas na NHL aqui).

Howe foi um dos jogadores mais impressionantes do esporte, e irá deixar muitas saudades, não só aos canadenses, mas para todo fã de hóquei espalhado pelo mundo, que só tem a agradecer pelos serviços prestados. Obrigado, Gordie Howe!

Oddsshark