12/01/2019 - 23h05

Chiefs fazem dever de casa, batem Colts com propriedade e avançam para final da AFC

Kansas City conta com grande primeiro tempo de ataque e defesa contém Indianapolis para avançar à decisão da conferência

Está definido o primeiro finalista da decisão da AFC na temporada 2018 da NFL. Neste sábado (12) o Kansas City Chiefs dominou o confronto  válido pelo Divisional Round dos playoffs da liga e bateu o Indianapolis Colts pelo placar de 31 a 13 em pleno Arrowhead Stadium, fazendo jus à melhor campanha da conferência no ano.

O destaque do embate ficou por conta da defesa dos Chiefs, que dominou a partida e deteu as ações ofensivas dos visitantes. Foram sete punts forçados, somente uma conversão de terceira descida cedida, quatro tackles for loss, três fumbles forçados, três recuperados e três sacks no quarterback adversário – que menos havia sofrido com o quesito na temporada por conta da excelente linha ofensiva. Patrick Mahomes teve mais um bom jogo, mas só conseguiu 278 jardas aéreas, oito terrestres e um touchdown em três corridas. O running back Damien Williams fez grande confronto com 25 carregadas para 129 jardas e um TD. Travis Kelce também foi dominante com sete recepções para 108 jardas.

Pelos Colts, Andrew Luck também não teve um grande jogo, com 203 jardas aéreas e um TD em 19 acertos. Marlon Mack só teve nove carregadas para 46 jardas e T.Y. Hilton quatro recepções para 60 jardas e um touchdown. E mesmo com a derrota, a defesa conseguiu nove tackles para perda de jardas e quatro sacks contra a melhor equipe da AFC na temporada regular.

Kansas City começou a partida com tudo após forçar o 3&Out de Indianapolis logo no primeiro drive, e em sua primeira campanha ofensiva chegou à end zone em cinco jogadas, quando Williams fez bela corrida de dez jardas, quebrou os tackles e abriu o placar. Na posse seguinte, após sua defesa anular as tentativas adversárias, o time da casa aumentou a vantagem com Tyreek Hill, que ficou com a bola, correu 36 jardas e só parou dentro da terra prometida: 14 a 0 no primeiro quarto.

No começo do segundo período, os Chiefs colocaram mais três pontos no marcador com o kicker Harrison Butker acertou o field goal de 39 jardas. Contudo, mais uma vez o ataque comandado por Luck e Mack não conseguiu mover as correntes e avançar ao campo ofensivo do rival de conferência. Só que se o ataque de Indianapolis não conseguia as jogadas, os special teams funcionaram e o linebacker Najee Goode bloqueou o punt de Dustin Colquitt e o wide receiver Zach Pascal recuperou a bola na end zone para tirar o zero do placar de Indy.

Antes do primeiro tempo do embate acabar, o signal caller de Kansas City comandou os avanços para o campeão da AFC West avançar todo o campo e terminar dentro da end zone com o camisa 15 fazendo o scramble e correndo quatro jardas e acertar o canto do pylon para o touchdown, para deixar o confronto em 24 a 7. Antes do intervalo os Colts tiveram a chande de diminuir com chute de 23 jardas de Adam Vinatieri, mas o veterano errou a tentativa.

Na volta do intervalo a partida foi resumida em um terceiro quarto dominado pelas defesas e sobre os ajustes feitos pelos treinadores. Em quatro drives, dois para cada lado, um turnover on downs para os donos da casa já perto da red zone e punts trocados entre ambos, até que o LB Darius Leonard conseguiu forçar o fumble em Sammy Watkins e recuperar a bola para a franquia de Indianapolis já na linha de 20 de jardas do campo de ataque. Entretanto, o mesmo aconteceu com Andrew Luck quando Dee Ford “bateu a carteira” do quarterback e Justin Houston recuperou a posse.

O último período do embate começou da mesma forma que o anterior, com punts para os dois lados. Até que Luck conseguiu achar seu principal recebedor, T.Y. Hilton, no canto da terra prometida para os seis pontos, já que na tentativa do ponto extra, Vinatieri errou seu segundo chute da noite, deixando o marcador em 24 a 13.

No drive seguinte. Kansas City começou a queimar o relógio com pouco mais de três minutos para o fim do confronto. Com isso, Damien Williams entrou em ação e comandou os avanços até que o RB conseguiu um corrida de seis jardas e, com a ajuda de sua linha ofensiva, entrou na terra prometida para deixar o marcador em 31 a 13 e colocar um ponto final na temporada 2018 do Indianapolis Colts.

Agora o Kansas City Chiefs aguarda o vencedor do encontro entre New England Patriots e Los Angeles Chargers para saber quem enfrentará na decisão da Conferência Americana no próximo domingo, dia 20 de janeiro.

(Foto: Reprodução Twitter/NFL Network)

Oddsshark