06/01/2019 - 02h38

Simmons anota triple-double, supera Doncic, e 76ers batem os Mavericks

Melhor rookie da última temporada leva a melhor sobre sensação eslovena, e Philadelphia derrota Dallas por 106 a 100

Simmons anota triple-double, supera Doncic, e 76ers batem os MavsRecheado de jovens estrelas, o confronto entre Philadelphia 76ers e Dallas Mavericks, deste sábado (5), colocou frente a frente alguns dos jogadores mais talentosos dos últimos anos da NBA, e o duelo mais esperado era entre Ben Simmons, melhor rookie da última temporada, contra Luka Doncic, maior revelação do draft desta offseason. Porém, desta vez, quem levou a melhor foi o australiano, que fez uma grande atuação, anotou mais um triple-double na carreira, e guiou sua equipe para a vitória por 106 a 100, no ginásio Wells Fargo Center, na Pensilvânia.

Com o triunfo, os Sixers (26-14) emendam uma boa sequência de três triunfos consecutivos, chegam ao retrospecto de 17-3 em casa, segundo melhor da liga, mas não ganham nenhuma posição na tabela, permanecendo na quarta colocação da Conferência Leste. Em compensação, os Mavericks (18-21) sofrem a segunda derrota seguida fora de casa, possuem uma campanha péssima na estrada com 18 derrotas e apenas 3 vitórias, ficando estacionados no 12º lugar da Conferência Oeste.

Os 76ers, que não contaram com Jimmy Butler, mais uma vez, tiveram como destaques três jogadores com mais de 20 pontos cada, mas o principal protagonista foi Ben Simmons, que marcou o seu o seu sexto triple-double nesta temporada (20 pontos, 14 rebotes e 11 assistências), sendo o 18° em 120 partidas na carreira, entrando para o seleto grupo com outros dois jogadores que fizeram pelo menos 10 TD’s nos seus primeiros 120 jogos, são eles: Oscar Robertson (56) e Magic Johnson (16).

Além dele, foram importantes também para a vitória Joel Embiid, que marcou mais um double-double na carreira (25 pontos, 12 rebotes e cinco assistências), além de ser o quarto jogador a anotar mais de 1.000 pontos em 2018-2019, e J.J.Redick (20 pontos).

Pelos Mavs, os cestinhas foram Wesley Matthews (18 pontos), Luka Doncic (14 pontos e oito rebotes), além dos reservas Ryan Broekhoff (15 pontos), Jalen Brunson, que marcou seu primeiro double-double da carreira (13 pontos, 12 rebotes e oito assistências), e Dwight Powell (13 pontos).

O JOGO

Com os jovens Furkan Korkmaz e Jonah Bolden no quinteto inicial, os 76ers foram melhores no primeiro quarto. Após sofrerem 4 pontos seguidos de Wesley Matthews, logo no começo, a franquia mandante solicitou seu primeiro timeout para esfriar o adversário, consertar os erros iniciais, e a equipe retornou à quadra com outra postura. A partir daí, com JJ Redick (10 pontos) e Ben Simmons (6 pontos) inspirados, Philly colocou dois dígitos de diferença ainda na primeira metade do período. Nos últimos minutos e já com muitos reservas para os dois lados, os Mavs melhoraram bastante e a diferença caiu para apenas cinco tentos (31 a 26).

No segundo quarto, os bancários continuaram fazendo diferença para os visitantes, com destaque para Ryan Broekhoff (13 pontos), pegando fogo nas bolas de três. Mas, do outro lado, Joel Embiid começava a esquentar na partida também. O jogo ficou muito equilibrado e o Dallas até chegou assumir a liderança em alguns momentos, porém Philadelphia decidiu melhor no fim do período, passou a frente, e foi para o intervalo na dianteira (59 a 51).

Para quem estava esperando um duelo feroz entre Ben Simmons e Luka Doncic, realmente o primeiro tempo deixou a desejar. O atual detentor do prêmio de rookie do ano, foi muito bem, indo para o intervalo flertando com o triple-double (12 pontos, sete assistências e seis rebotes), entretanto o calouro esloveno, considerado por muitos o melhor novato, até o momento, desta temporada, decepcionou e não foi tão participativo pelo lado dos Mavericks, anotando apenas 6 pontos, com cinco rebotes.

Após o intervalo, os 76ers voltaram com uma postura totalmente diferente, muito mais agressiva e dispostos a liquidar o confronto. Guiados por Embiid, Redick, e principalmente Simmons, que saiu do vestiário propenso a mostrar quem é o melhor jogador jovem da liga, a equipe da casa abriu uma ótima vantagem e terminou na liderança do terceiro quarto por 87 a 70. Com apenas 26 minutos em quadra, o australiano fechou o período com o sexto triple-double na temporada (17 pontos, 10 rebotes e 11 assistências).

Já o último quarto parecia que seria protocolar, até pela diferença no placar alcançada até então, mas os Mavericks não estavam entregues. Com uma boa recuperação, a franquia texana chegou a cortar a vantagem para 5 pontos e deu um pequeno susto nos torcedores presentes no ginásio. Mas no minuto final, o Philadelphia 76ers administrou bem a partida, converteu lances livres cruciais, segurou a pressão, e com Ben Simmons inspirado, venceu o Dallas Mavericks por 106 a 100.

Próximos jogos

Nos próximos compromissos, o Philadelphia 76ers enfrentará duas vezes consecutivas o Washington Wizards, sendo o primeiro confronto em casa, nesta terça-feira (8), novamente no ginásio Wells Fargo Center. Já o Dallas Mavericks volta a jogar em seu domínio, após quatro jogos seguidos fora, contra o Los Angeles Lakers, nesta segunda-feira (7), no American Airlines Center.

Confira a programação dos jogos que acontecem neste domingo (06):

Brooklyn Nets @ Chicago Bulls
Los Angeles Lakers @ Minnesota Timberwolves
Orlando Magic @ Los Angeles Clippers
Miami Heat @ Atlanta Hawks
Washington Wizards @ Oklahoma City Thunder
Indiana Pacers @ Toronto Raptors
Charlotte Hornets @ Phoenix Suns

Foto: Divulgação Twitter / Philadelphia 76ers

Oddsshark