21/06/2018 - 21h00

Mavericks recebem Luka Doncic após troca com os Hawks por Trae Young

Armador esloveno é negociado para Dallas, enquanto Young será jogador de Atlanta

BELGRADE, SERBIA - MAY 20: Luka Doncic (C) of Real Madric celebrates victory after the Turkish Airlines Euroleague Final Four Belgrade 2018 Final match between Real Madrid and Fenerbahce Istanbul Dogus at Stark Arena on May 20, 2018 in Belgrade, Serbia.Um dos nomes mais falados do Draft da NBA de 2018, Luka Doncic caiu no colo do Atlanta Hawks, mas por pouco tempo. O ala-armador esloveno, atualmente no Real Madrid, foi a terceira escolha geral do recrutamento que acontece nesta quinta-feira (21), em Nova York, mas foi trocado para o Dallas Mavericks instantes antes do anúncio oficial.

Para o negócio se confirmar, seria necessário que Trae Young, armador de Oklahoma, fosse selecionado pelos Mavs, o que se confirmou. Young será repassado aos Hawks, que ainda recebem uma escolha protegida de primeira rodada do Draft de 2019.

Doncic fez uma certa novela, mas deve mesmo deixar o basquete espanhol para viver o sonho de brilhar na NBA. A joia do Real Madrid de 19 anos, 2,03m de altura, tem chamado atenção e vem sendo monitorado pela liga norte-americana há pelo menos dois anos.

A última temporada consolidou o jovem como um dos principais alvos deste Draft, depois que o jogador levou os prêmios de MVP da temporada regular da Euroliga, MVP do Final Four da Euroliga e MVP da temporada regular da Liga ACB, o campeonato espanhol. Ele foi ainda campeão europeu e espanhol com o Real, registrando médias de 14,5 pontos, 5,2 rebotes e 4,6 assistências na temporada.

Doncic agora poderá provar que Phoenix Suns, Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e o próprio Atlanta Hawks erraram ao deixá-lo passar no Draft. “Seria sensacional se eu fosse selecionado entre as escolhas 1 a 5, especialmente por ser europeu. Eu preciso mostrar isso em quadra, preciso provar isso. Eu verei quem cometeu um erro ao não me selecionar. Após a minha temporada de calouro, eu verei quem cometeu um erro”, disse Doncic a Shams Charania, do Yahoo, na semana passada.

Em seu último jogo pelo Real, foi discreto nos números, com oito pontos (2/6 nos arremessos de quadra), oito rebotes e duas assistências, mas Doncic acabou sendo decisivo com uma bola de três a menos de 2:40 para o fim, colocando 84 a 78 no placar em favor dos madridistas, que conquistaram o título espanhol na terça-feira (19).

Trae YoungPara o Atlanta Hawks, Trae Young pode ser um bom valor. Muito comparado Stephen Curry por sua capacidade de chute, ele se torna na prática a terceira escolha do Draft, mesmo chegando sob desconfiança à NBA especialmente por questões defensivas.

“Eu não acho que há necessariamente uma maneira de melhorar na defesa, eu acho que apenas tenho que trabalhar o meu corpo, trabalhando a minha velocidade, apenas mostrando a partir do primeiro dia (de treinos) que eu vou mudar essa narrativa (de não ser um bom defensor). Esse é o meu objetivo (mudar o discurso)”, disse Young à imprensa, após um treino com o Chicago Bulls.

Atuando apenas um ano por Oklahoma, Young teve médias de 27,4 pontos, 8,7 assistências, 42,2% de aproveitamento dos chutes de quadra e 36% das bolas de três no college. Os Sooners caíram ainda na primeira rodada do March Madness, sendo eliminados por Rhode Island.

(Fotos: Srdjan Stevanovic/Getty Images; Reprodução Twitter / Oklahoma Basketball)

Oddsshark