31/01/2019 - 19h05

Mavericks recebem Kristaps Porzingis em troca com os Knicks

Em troca inesperada, letão é negociado para a franquia de Dallas

New York Knicks - Kristaps PorzingisUma troca bombástica agitou a quinta-feira (31) na NBA. O ala-pivô Kristaps Porzingis foi negociado pelo New York Knicks para o Dallas Mavericks, de acordo com os jornalistas Marc Stein, do The New York Times, e Adrian Wojnarowski, da ESPN americana. As equipes confirmam a notícia no começo da noite.

Os Mavs ainda recebem no negócio os contratos do ala Tim Hardaway Jr. e o ala-armador Courtney Lee, ambos considerados caros pela franquia nova-iorquina, além do armador Trey Burke. O Knicks, além da economia salarial, ficam com o armador segundanista Dennis Smith Jr., o ala Wesley Matthews e o pivô DeAndre Jordan. Duas escolhas de primeira rodada de Draft também serão enviadas por Dallas.

A troca pode ter sido desenhada ainda na noite desta quarta-feira (30), quando os Knicks receberam os Mavericks e foram derrotados por 114 a 90. Hoje, diversas fontes noticiaram que houve uma reunião entre o time de Nova York e Porzingis e o letão teria deixado claro seu desejo de ser negociado por entender que a franquia não estava na “direção certa”.

Vale lembrar que Porzingis não joga desde a metade da temporada passada, por conta de uma grave lesão ligamentar no joelho. Há chance de que ele retorne até o fim do campeonato atual, apesar da possibilidade não ser tão concreta. Porém, fica a expectativa para uma bela dupla europeia que ele pode formar em breve nos Mavs ao lado de Luka Doncic, esloveno.

Para os Knicks, o principal reforço pensando no futuro é Smith Jr., escolha número 9 do Draft da NBA de 2017. Jogador de muito destaque na temporada de calouro, ele vem convivendo com lesões e perdeu espaço para Doncic neste ano. Jordan e Matthews têm contrato apenas até o fim da temporada atual e devem se tornar free agents em julho.

Porém, o mais importante para a franquia é o espaço liberado na folha salarial com as saídas de Hardaway, Lee e a não necessidade de oferecer um contrato alto para Porzingis, que será agente livre restrito na próxima offseason. Assim, o time poderia investir em pelo menos dois free agents de peso por contrato máximo. Os Knicks têm também atualmente a pior campanha da NBA e devem ter uma boa escolha de Draft em 2019.

Kristaps Porzingis, 23 anos, foi selecionado pelo New York Knicks com a quarta escolha do Draft da NBA de 2015. Na época, o letão foi muito vaiado pelos torcedores presentes no evento, que não o conheciam tanto, mas logo se provou um grande jogador. Em sua carreira, tem 186 jogos, com médias de 17,8 pontos, 7,1 rebotes, 1,3 assistência e 2 tocos.

(Foto: Reprodução Twitter/New York Knicks)

*Atualizado pela última vez em 31 de janeiro de 2019, às 21h22

Oddsshark