Finais deste ano da NBA registram maior audiência da história da ESPN no Brasil
Quarta confronto seguido entre Cavs e Warriors atingiu índices nunca vistos pela emissora brasileira
Que a audiência do basquete está em alta no Brasil todo mundo sabe, mas com a quarta final seguida entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, imaginou-se que pudesse surgir talvez um certo desinteresse do público. No entanto, o que aconteceu foi justamente o contrário, com as finais deste ano registrando números históricos de audiência.
As finais de 2018 foram novamente transmitidas nacionalmente com exclusividade pela ESPN no Brasil e os números não poderiam ser melhores. Segundo a própria emissora, os números de audiência deste ano superaram em 23% os das finais do ano passado e confirmaram a crescente popularidade da liga em território nacional.
“É gratificante acompanhar o crescimento da NBA no Brasil e saber que a ESPN colaborou muito neste processo, sendo parceira da liga no mercado brasileiro há mais de 25 anos. É motivo de orgulho para a ESPN perceber a identificação dos fãs de esportes com a nossa equipe e conteúdo, seja na TV ou no digital”, destaca German Hartenstein, diretor geral da ESPN no Brasil, em comunicado.
A decisão deste ano repetiu pelo quarto ano consecutivo o duelo entre Warrios e Cavaliers e durou apenas quatro jogos, com Golden State saindo com o seu terceiro título em quatro anos. Isso também significa que mesmo com menos jogos, a série deste ano teve mais audiência do que a anterior, que teve um jogo a mais, o que mostra a expressividade dos números atingidos pela emissora.
O diferencial desta temporada foi a presença de Rômulo Mendonça na narração das finais. A emissora mandou uma equipe in loco aos Estados Unidos, com a presença de Paulo Antunes e José Renato Ambrósio nas reportagens. A adição de Rômulo e seu estilo marcante e irreverente pareceu agradar os fãs que reponderam com aumentos significativos nos números de audiência.
Ainda segundo a própria ESPN, a segunda partida das finais, realizada no dia 3 de junho, registrou o pico de audiência da série e consequentemente o maior número em um jogo da maior liga de basquete do mundo no mercado brasileiro.
Para 2019, os direitos de transmissão da NBA seguem com a ESPN, que mantém a exclusividade das finais, enquanto o SporTV divide o mercado mas não pode transmitir a grande decisão ao vivo (apenas em VT). A liga retorna no mês de outubro e a ESPN promete mais uma temporada recheada de jogos, com mais de 170 partidas sendo transmitidas até o mês de junho de 2019.
(Foto: Justin K. Aller/Getty Images)