13/03/2018 - 10h53

Damian Lillard brilha, Portland Trail Blazers bate o Miami Heat e alcança 10ª vitória seguida

Camisa 0 decide jogo e entra na pauta para MVP da temporada, segundo Erik Spoelstra

O Portland Trail Blazers começou a atual temporada da NBA sem grandes ambições, mas está cada vez mais em ascensão conforme os playoffs se aproximam. A equipe recebeu o Miami Heat na noite desta segunda-feira (12) e despachou os visitantes por 115 a 99. Com o time em alta, Damian Lillard começa a figurar entre os candidatos a MVP do ano.

A boa fase dos Blazers é mérito do elenco como um todo, mas seria injusto não destacar a liderança de Lillard no crescimento da equipe na Conferência Oeste. “Eu não sei se há algum outro jogador nesta liga agora que está jogando em um nível mais alto do que Lillard”, assumiu Erik Spoelstra, técnico do Miami Heat. “Os nomes do debate sobre MVP já são conhecidos. Da forma que ele está jogando agora e vencendo, ele merece entrar neste debate também.”

O argumento de Spoelstra tem base em números. Nesta temporada, Lillard lidera a NBA em pontuação no segundo tempo dos jogos, muitas vezes decidindo as partidas a favor dos Blazers. Contra o Heat, foram 21 pontos na segunda metade de duelo, fundamentais para a construção do placar final.

Os Trail Blazers tomaram susto mesmo no fim da partida. No primeiro quarto, a equipe contou com uma sequência de 14 a 4 para terminar na frente por 34 a 25. Na parcial seguinte, a equipe chegou a colocar 45 a 33 de frente com um arremessos de longa distância de C.J. McCollum, obrigando ao time de Miami a pedir tempo.

A regência do camisa 0 veio quando a equipe mais precisava. O time de Miami começou o último quarto com uma sequência de 18 a 2, recuperando uma desvantagem de 19 pontos. Após cinco minutos sem pontuar, o time de Portland voltou a colocar números no placar com uma bola de três de seu armador. A partir daí, com uma vantagem ‘segura’ de seis pontos, bastou administrar o duelo até o apito final.

“Não é apenas sobre ele ser um grande jogador, é o momento de sua grandeza, e isso é tão único”, acrescentou Spoelstra referindo-se ao armador adversário. “Toda vez que parece ser um grande momento de jogo, ou se o momento está a nosso favor, ele vai e fez essa jogada”, completou o técnico do Heat.

No entanto, não é só de Lillard que se faz um time de Portland vencedor. O armador tirou o foco de si e creditou a boa partida da equipe ao pivô Jusuf Nurkic, que terminou a noite apenas dois pontos abaixo do seu recorde na temporada. “Este é o Nurk que precisávamos, apenas a fera, aproveitando seu tempo, pontuando no garrafão, fazendo jogadas fora da área pintada, recuperando a bola, bloqueando chutes”, exaltou o camisa 0. “Eu acho que sua participação foi fundamental nos dois lados da quadra.”

Pelo Portland Trail Blazers, destaque para Damian Lillard e seus 32 pontos, dez assistências e cinco rebotes. Jusuf Nurkic terminou a partida com 27 pontos (12-18 FG), 16 rebotes e três assistências. C.J. McCollum terminou o duelo com 17 pontos e cinco assistências, enquanto Evan Turner, vindo do banco, contribuiu com 13 pontos, quatro rebotes, três assistências e dois roubos de bola.

Já o Miami Heat não contou com duas peças importantes: Hassan Whiteside e Dwyane Wade. Goran Dragic foi o destaque da equipe com 23 pontos (10-17 FG), enquanto Tyler Johnson anotou 17 pontos. Vindo do banco, Justise Winslow chegou a um double-double com 15 pontos e 13 rebotes, além de quatro assistências. Também reserva, Wayne Ellington veio à quadra e participou com 11 pontos.

Confira os resultados da rodada da noite desta segunda-feira (12) na NBA:

San Antonio Spurs 93 @ 109 Houston Rockets
Milwaukee Bucks 121 @ 103 Memphis Grizzlies
Sacramento Kings 101 @ 106 Oklahoma City Thunder
Miami Heat 99 @ 115 Portland Trail Blazers

Veja quais são os jogos que acontecem nesta terça-feira (13):

Indiana Pacers @ Philadelphia 76ers
Minnesota Timberwolves @ Washington Wizards
Oklahoma City Thunder @ Atlanta Hawks
Toronto Raptors @ Brooklyn Nets
Dallas Mavericks @ New York Knicks
LA Clippers @ Chicago Bulls
Charlotte Hornets @ New Orleans Pelicans
Orlando Magic @ San Antonio Spurs
Detroit Pistons @ Utah Jazz
Cleveland Cavaliers @ Phoenix Suns
Denver Nuggets @ Los Angeles Lakers

Crédito da foto: Reprodução/NBA Twitter (@NBA)

Oddsshark