23/02/2019 - 00h08

Com Nick Nurse expulso e final polêmico, Raptors derrotam Spurs

Com jogada decisiva de Kawhi Leonard nos segundos finais, equipe do Canadá continua na vice-liderança do leste

Com Nick Nurse expulso e final polêmico, Raptors derrotam SpursO Toronto Raptors derrotou o San Antonio Spurs nesta sexta-feira (22) pelo placar de 120 a 117 na Scotiabank Arena, em Toronto. A arbitragem acabou sendo polêmica no final da partida, sendo a “grande responsável” do resultado da partida.

Pelos Raptors, destaque para Kawhi Leonard que anotou 25 pontos, seis rebotes e a cesta da vitória em cerca de 35 minutos em quadra. Serge Ibaka teve o 11º triplo-duplo nos últimos 12 jogos ao terminar a partida com 13 pontos e 15 rebotes, enquanto Kyle Lowry contribuiu com 17 pontos e cinco assistências. Nos Spurs, DeMar DeRozan foi o grande destaque com 23 pontos e oito rebotes. Marco Belinelli contribuiu bem vindo do banco com 21 pontos e seis rebotes, enquanto Patty Mills contribuiu bastante com 15 pontos.

Os jogadores de Nick Nurse foram melhores no aproveitamento nos arremessos de três pontos (46,7% contra 32,4%), em rebotes ofensivos (14 contra nove), em roubos de bola (oito contra sete), em turnovers (nove contra 14) e em pontos anotados em turnovers (12 contra oito). Os comandados de Gregg Popovich se saíram na frente no aproveitamento de arremessos (48,3% contra 42,6%), no aproveitamento de lances livres (86,4% contra 81,2%), em assistências (27 contra 24), em rebotes defensivos (39 contra 33) e em tocos (seis contra três).

O JOGO

Os primeiros 12 minutos de jogo mostraram um certo equilíbrio entre as duas equipes, sendo os Raptors se saindo melhores por boa parte do quarto. A liderança da franquia de Toronto, que existia desde o começo, não existiu após Patty Mills converter dois lances livres com cerca de dois minutos para o final do período e ficando atrás do placar depois de um arremesso de Bryn Forbes. A equipe da casa conseguiu reassumir a frente do marcador depois de um arremesso de três pontos de Serge Ibaka que, mesmo vendo Jeremy Lin errar o arremesso final, venciam a primeira parcial por 26 a 23.

No segundo quarto, os Spurs conseguiram tirar a liderança com várias jogadas criadas por DeMar DeRozan que, com três minutos disputados no período, escapou de uma provável falta em cima de Ibaka e girou em cima do pivô no meio do ar para converter uma bandeja. Os Raptors conseguiram retomar a frente do placar em duas oportunidades, mas o ataque do Spurs ficava na frente do marcador novamente e, com o erro no arremesso de Kawhi Leonard, a equipe de San Antonio foi para o vestiário vencendo por 56 a 55 (33 a 29 no quarto).

Na volta dos vestiários, os Raptors demonstraram uma defesa forte e um ataque efetivo, conseguindo sofrer apenas dois pontos em um intervalo de três minutos. Mas novamente, os Spurs foram atrás do resultado e ficaram novamente na frente do placar. Com cerca de três minutos para encerrar o período, Nick Nurse criticou a arbitragem e foi expulso pela primeira vez na carreira. A defesa da equipe de San Antonio continuou fortificada e, mesmo com Kyle Lowry realizando uma boa jogada de infiltração no último segundo, a equipe visitante iria para os últimos 12 minutos vencendo por 91 a 88 (35 a 33 no quarto).

Na primeira metade do período, os Spurs continuaram mantendo o ritmo agressivo tanto no ataque quanto na defesa. Mas duas jogadas de Ibaka fizeram a torcida se levantar e a vantagem voltar para os Raptors. Nos minutos finais, a equipe visitante acabou ficando na frente do marcador com um arremesso de Belinelli na linha de três pontos nos segundos finais, mas Kawhi Leonard aproveitou a perda do controle de bola de DeRozan para enterrar e ficar na frente do placar mais uma vez. Mesmo com a polêmica no lance final após Leonard voltar para a quadra de defesa e a arbitragem não marcar a infração, a vitória da equipe canadense foi decretada por 120 a 117 (32 a 26 no quarto).

Com a vitória, o Toronto Raptors garante o 44º triunfo na temporada e continua na vice-liderança da conferência leste com 73,3% de aproveitamento. Mesmo sofrendo a 27ª derrota no campeonato, o San Antonio Spurs se mantêm na sétima posição do oeste com 55% de aproveitamento. A próxima partida dos Raptors será neste domingo (24) diante do Orlando Magic às 17h30 na Scotiabank Arena. No mesmo dia, os Spurs encaram o New York Knicks às 21h30 no Madison Square Garden com direito a transmissão para o Brasil pelo SporTV2.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

Oddsshark