06/03/2019 - 21h53

No aniversário de Shaq, relembre o pivô quebrando tabelas em sua temporada de calouro

Shaquille O'Neal faz 47 anos! De presente, relembre o que ele andou fazendo com as tabelas da NBA aos 21

Ex-pivô extremamente dominante da NBA e atual comentarista irreverente da TNT americana, Shaquille O’Neal fez 47 anos de idade nesta quarta-feira (06). E para celebrar esta data mais do que especial de um dos jogadores mais lembrados pelo público, nós do The Playoffs decidimos relembrar dois momentos icônicos da temporada de estreia do super pivô na melhor liga de basquete do mundo.

Escolhido na primeira posição do Draft de 1992 pelo Orlando Magic, vindo de LSU, Shaq mostrou-se extremamente dominante dentro do garrafão, notadamente por sua intensidade nas finalizações das jogadas, dominadas por enterradas ferozes. E foi no meio disso que o pivô, logo em seu primeiro ano, conseguiu a façanha de quebrar duas tabelas em um intervalo de dois meses.

Primeiro, no dia 7 de fevereiro de 1993, enquanto o Magic visitava o Phoenix Suns, o pivô aproveitou um arremesso errado de Anthony Bowie e partiu para o putback, concretizando os dois pontos. O que Shaq não esperava era o suporte da tabela não aguentar seu peso e não conseguir manter-se em posição. Os representantes da arena levaram a tabela inteira para dentro e reforçaram a estrutura para que o jogo continuasse.

Não muito tempo depois, em 23 de abril, o Magic visitava o New Jersey Nets e viu O’Neal quebrar o suporte da tabela novamente, mas desta vez em um outro ponto, após nova enterrada. Depois de cerca de uma hora, a tabela voltou a operar e a partida seguiu.

Estes dois episódios levaram a liga a verificar e fortalecer as estruturas de suporte das tabelas para a temporada 1993/1994.

Não só de tabelas quebradas, porém, viveu a temporada de estreia de Shaq na liga. Muito pelo contrário. O pivô esteve ótimo e obteve médias de 23,4 pontos, 13,9 rebotes e 3,5 tocos, números que o concederam o prêmio de Melhor Calouro do Ano e levaram à titularidade no All-Star Game 1993, fato que não acontecia para um calouro desde Michael Jordan, em 1985.

(Foto: Reprodução YouTube)

Oddsshark