16/04/2018 - 09h44

Rangers vencem Astros com show de Bartolo Colon

Bartolo Colon fica a seis eliminações de jogo perfeito e ajuda Texas Rangers a surpreender Houston Astros

Com show de Bartolo Colon, Rangers vencem Astros por 3 a 1Uma grande noite, fechando com chave de ouro o Jackie Robinson Day. Com a Major League Baseball celebrando o aniversário da data em que a barreira de cor foi quebrada e um negro atuou na MLB pela primeira vez, o latino Bartolo Colon, do Texas Rangers, roubou o show e quase fez história no Minute Maid Park. Ele levou um jogo perfeito à 8ª entrada, mas sucumbiu ao forte ataque do Houston Astros faltando apenas seis eliminações para o final feliz. Outro latino, o venezuelano Robinson Chirinos, garantiu a vitória dos visitantes por 3 a 1 no 10º inning.

Enfrentando Justin Verlander e o forte ataque do Houston Astros, Colon abriu o jogo com tudo: 15 arremessos, uma eliminação por bola rasteira e strikeouts consecutivos sobre Alex Bregman e Jose Altuve. Verlander também trouxe uma atuação de gala para o encerramento da rodada de domingo, e também foi perfeito em sua primeira oportunidade. Ambos repetiram o feito no 2º inning, mas tudo mudaria na parcial seguinte.

Sétimo no lineup do manager Jeff Bannister, o catcher Robinson Chirino isolou a bola de curva de Verlander para o campo esquerdo, seu segundo home run no ano e a primeira rebatida (e corrida) da noite. O titular dos Astros recuperou-se rapidamente, com dois strikeouts e uma bola rasteira, mas seu time seguia em desvantagem e, para piorar, não conseguia absolutamente nada contra Colon, o carismático dominicano de 44 anos que fazia sua quarta partida (segunda como titular) pelos Rangers, a 11ª franquia que defende em uma carreira que começou em 1997.

Ele conseguiu quatro strikeouts em sua primeira passagem pelo lineup da franquia campeã da World Series e manteve-se firme após a 4ª entrada, mesmo com Verlander minando qualquer apoio ofensivo dos Rangers ao seu arremessador. Colon seguiu perfeito nas três parciais intermediárias, com mais três strikeouts. Já seu oponente mantinha o alto nível: cedeu apenas um walk para Adrian Beltre na segunda volta pelo lineup, e fechou o 6º inning com oito K’s.

A sétima entrada também começou e terminou sem que as bases do Minute Maid Park fossem maculadas e, quando começou a penúltima parcial, a situação era: 44 rebatedores enfrentados por Verlander e Colon, uma rebatida (o HR de Chirinos), dois homens chegando em base (Chirinos e Beltre, por walk), 16 strikeouts. O titular dos Astros somou mais dois strikeouts e, apesar de colocar Chirinos em base após um hit by pitch, concluiu sua noite com uma ótima atuação, cedendo uma rebatida e uma corrida em oito innings.

Com a história cada vez mais perto, Bartolo Colon voltou ao montinho e viu como o sonho ameaçava tornar-se pesadelo em um piscar de olhos: o jogo perfeito foi embora na base por bolas para Carlos Correa, homem de leadoff, e na sequência Josh Reddick encaixou a rebatida para o campo direito, uma dupla que levou Correa à 3ª base. Um sacrifice fly de Yuli Gurriel levou o shutout embora, pois gerou a primeira corrida dos Astros e, após eliminar Marwin Gonzalez em uma bola alta, o veterano pitcher dos Rangers deixou o jogo.

Verlander e Colon saíram com uma marca impressionante: pela primeira vez em 35 anos, dois titulares atuaram por ao menos 7 2/3 innings cedendo uma rebatida cada. Ambos viram do banco a dramática definição, dando espaço ao terceiro astro da noite. O jogo foi à 10ª entrada, e os Rangers começaram o desempate bem: uma simples de Joey Gallo e uma dupla de Ronald Guzman colocaram corredores na 2ª e 3ª bases, e Chirinos voltou a brilhar com outra dupla, impulsionando os dois companheiros. Jake Diekman entrou como closer e, apesar da rebatida simples de Reddick e do erro de Adrian Beltre que permitiu a Evan Gattis chegar em base, conseguiu o strikeout decisivo sobre Jake Marisnick.

Os dois times somaram 13 rebatedores: oito hits, três walks, um erro defensivo e um hit by pitch. Curiosamente, Robinson Chirinos e Josh Reddick responderam por quase metade da produção ofensiva: quatro rebatidas, uma base por bolas e o HBP.

Confira os resultados da rodada de domingo (15) na Major League Baseball:

Baltimore Orioles 1 @ 3 Boston Red Sox
Milwaukee Brewers 2 @ 3 New York Mets
Philadelphia Phillies 10 @ 4 Tampa Bay Rays
Pittsburgh Pirates 7 @ 3 Miami Marlins
St. Louis Cardinals 3 @ 2 Cincinnati Reds
Colorado Rockies 6 @ 5 Washington Nationals
Arizona Diamondbacks 2 @ 7 Los Angeles Dodgers
San Francisco Giants 1 @ 10 San Diego Padres
Oakland Athletics 2 @ 1 Seattle Mariners
Texas Rangers 3 @ 1 Houston Astros F/10

Adiados por razões climáticas

New York Yankees @ Detroit Tigers (Jogo 1)
New York Yankees @ Detroit Tigers (Jogo 2)
Toronto Blue Jays @ Cleveland Indians
Chicago White Sox @ Minnesota Twins
Los Angeles Angels @ Kansas City Royals
Atlanta Braves @ Chicago Cubs

Crédito das imagens: Reprodução/Twitter

Oddsshark