08/02/2019 - 23h20

Manfred: “Rebatedor designado universal e mudanças no draft só em 2022”

Para Manfred, rebatedor designado universal e alterações no Draft só virão no próximo Acordo Trabalhista

Manfred: "Rebatedor designado universal e mudanças no draft só em 2022"Rob Manfred, comissário da MLB, vem trabalhando em propostas de mudanças nas regras para a temporada 2019. Segundo declaração de Manfred, dada em um encontro com proprietários das equipes nesta sexta-feira (8/2), a liga busca incentivar a Associação de Jogadores da Major League Baseball (MLBPA) a responder sobre a implantação de um relógio para controlar o tempo dos arremessos e o mínimo de três rebatedores enfrentados antes da troca do arremessador, a menos que a entrada termine.

Entretanto, mudanças pretendidas pela Associação de Jogadores, como a universalização da posição de rebatedor designado (passando a existir também na Liga Nacional) e alterações no Draft (um sistema de recompensas e penalidades baseado no total de vitórias e derrotas de cada equipe) são complicadas demais para serem postas em prática ainda neste ano. O atual Acordo Trabalhista perde sua validade ao final da temporada de 2021 e discussões a respeito de assuntos tão importantes para a dinâmica do jogo de beisebol e da liga em si serão importantes no caminho da definição do próximo Acordo, que entra em vigor em 2022.

Além das mudanças mencionadas há pouco, existem outras alterações que foram sugeridas. Entre elas: a antecipação do fim do período de trocas (trade deadline) para antes do All-Star Break, a expansão do elenco para 26 jogadores (com no máximo, 12 arremessadores), a diminuição da altura do montinho, uma regra que poderia permitir aos amadores de dois esportes a assinatura de contratos nas Grandes Ligas e o aumento no tempo de trabalho dos jovens jogadores promovidos no início da temporada.

“Acho que estamos em um ponto onde temos um diálogo acontecendo com a associação de jogadores – um diálogo que sempre procuramos ter – e estou esperançoso de poder continuar com o processo de mudanças, incluindo mais ação no jogo, melhorando o jogo. Mas, em termos de mudanças precisas, é impossível para mim prever isso neste momento”, afirmou Manfred ao jornalista Pedro Gomez (ESPN).

Os arremessadores Noah Syndergaard e Justin Verlander se manifestaram sobre as potenciais mudanças, principalmente a universalização do rebatedor designado. Enquanto o jogador dos Mets se colocou contra tal alteração…

…o veterano dos Astros se posicionou a favor. “Pelo menos, se o rebatedor designado for implementado na Liga Nacional, todos os arremessadores no beisebol serão comparados em um campo de jogo uniforme. Quem você preferiria enfrentar?! David Ortiz ou eu?!!?”

Foto: Divulgação/MLB

Oddsshark