The Playoffs

14/01/2018 - 02h46

Houston Astros fecha contratação do arremessador Gerrit Cole

Time texano, que buscavam 'pitcher de elite' no mercado, fizeram troca com Pittsburgh envolvendo 4 jogadores

O Houston Astros fechou neste sábado a contratação do arremessador Gerrit Cole, em uma troca com o Pittsburgh Pirates. O anúncio é oficial e chegam para a franquia da Pensilvânia os pitchers Joe Musgrove e Michael Feliz, além do terceira base Colin Moran e do outfielder Jason Martin, ambos prospectos.

As negociações entre os atuais campeões da Word Series e os “Bucs” vinham acontecendo desde o começo desta semana. Em um certo momento, houve a notícia de que as duas equipes tinha chegado a um acordo. No entanto, isso foi desmentido pelo gerente geral de Houston, Jeff Luhnow.

Gerrit Cole tem mais dois anos com o seu contrato sob controle do time e receberá US$ 6,75 milhões em salários em 2018. Eleito para o All-Star Game em 2015, o pitcher de 27 anos vem de uma temporada de números modestos. Ele teve um recorde pessoal de 12 vitórias e 12 derrotas, ERA de 4.26 e WHIP (walks+rebatidas válidas por entrada) de 1.251.

A aquisição de Cole fecha uma lacuna que o próprio dono dos Astros, Jim Crane, destacou esta semana, dizendo que a franquia estavam em busca de um arremessador de elite para complementar a rotação titular. Ele agora se junta a Dallas Keuchel e Justin Verlander, dois pitchers vencedores do prêmio Cy Young e de destaque nas Grandes Ligas.

Já os jogadores que foram para Pittsburgh, Joe Musgrove fez parte da starting rotation de Houston em 2017, inclusive participando pós-temporada – aí no bullpen. Ele teve um ERA de 4.77, sete vitórias e oito derrotas no recorde pessoal, WHIP de 1.326 e dois saves. O dominicano Michael Feliz jogou no bullpen na temporada regular e teve uma média de corridas merecidas de 5.63 e WHIP de 1.563, atuando em 48 entradas.

Entre os prospectos, Colin Moran estava no quinto lugar no ranking do time segundo o site MLB Pipelinee Jason Martin ocupava o 15° lugar. Moran teve na última temporada nas ligas menores um aproveitamento no bastão de 30,1% e porcentagem de chegada em base (OBP) de 36,9% em 82 jogos. Martin teve um batting average de 27,8% e OBP de 33,2% em 125 jogos em dois níveis diferentes nas minor leagues.

(Foto: Facebook Pittsburgh Pirates)