28/05/2018 - 14h37

[ENTENDA O JOGO] Os principais termos utilizados na NHL

Confira um dicionário com os principais jargões utilizados no hóquei no gelo

Pens goleiam novamente com quatro gols de Guentzel e eliminam Flyers

Chegou a hora da decisão na NHL! E nós do The Playoffs iremos te mostrar um breve dicionário dos principais jargões utilizados num jogo de hóquei no gelo para te deixar por dentro dessa fase decisiva.

Lembrando que aqui no Brasil, geralmente alguns termos não são traduzidos, são falados em inglês mesmo. Iremos começar os vocábulos pela ordem de importância num jogo. Vamos lá!

Foto: Divulgação NHL.com

DICIONÁRIO NHL

Rink: Campo de jogo de hóquei no gelo, local onde a partida é praticada.

Puck ou Disco: Disco de borracha para se praticar o jogo. A “bola” do hóquei.

Sitck ou Taco ou Bastão: O taco com que se joga o hóquei. Ele possui um formato peculiar, utilizado apenas neste esporte.

Patins: Os patins que os jogadores usam para se deslocar no gelo. No Brasil, mesmo para o hóquei no gelo se usa o termo patins. A diferença é que na NHL, por se jogar num piso de gelo, os patins são laminados.

Gol – Postes (tradução de Goal Posts): Objeto que demarca a área em que se vale o gol (ponto). São as traves e o travessão. Na NHL as dimensões das traves são 1,80m de largura por 1,20m de altura.

Gol (tradução de Goal): Quando o disco entra no gol, é gol, assim como no nosso futebol.

Fleury sofre concussão e é posto na lista de lesionados do VegasGoleiro ou Goalie ou Goaltender: São os goleiros da equipe, que tentam evitar os gols. Eles usam equipamentos de proteção diferente dos jogadores, mas os uniformes são idênticos dentro da mesma equipe; diferentemente do nosso futebol.

Jogadores (Players): Os jogadores de linha no hóquei. Geralmente uma equipe é organizada com dois defensores especialistas (defencemen ou defenseman) e três atacantes especialistas (center e wings), mais o goleiro.

Power play: Quando um jogador de uma das equipes é punido pela regra e vai para o penalty box por 2 minutos (ou mais) e uma das equipes fica com a vantagem numérica de jogadores atuando, se diz que esta equipe está em situação de power play. O power play pode ser de 5 contra 4, 5 contra 3 ou 4 contra 3, caso mais gente cometa penalidades durante um outro PP em andamento.

Penalty kill: É exatamente o oposto. O time que fica com um a menos, diante de um power play, está jogando no “penalty kill”. Existe ainda o termo “shorthanded“, usado para indicar um gol feito pelo time que tem um ou dois jogadores a menos.

Linhas: Um time de hoquéi no gelo é estruturado por linhas. São grupos de jogadores que jogam juntos e geralmente são substituídos consecutivamente para adaptações (técnicas ou táticas) ou descansos. São estabelecidas da seguinte forma:

  • 1ª Linha (First Line): Grupo dos melhores jogadores ofensivos de uma equipe
  • 2ª Linha (Second Line): Grupo de bons jogadores ofensivos, mas com qualidade abaixo dos da 1ª linha.
  • 3ª Linha (Third Line): Grupo formado por jogadores com melhores características defensivas, para conter estrategicamente o ímpeto do adversário. Podem jogar também contra as 1ª e 2ª linhas do time adversário.
  • 4ª Linha: Grupo de jogadores com resistência e força física para substituírem jogadores ou até linhas inteiras do time.
  • Penalty Kill Lines: Grupo de jogadores treinados para conter o adversário na situação adversa da equipe ter desvantagem numérica por conta de uma penalidade.
  • Power Play Lines: Mesmo conceito anterior, mas para a equipe se sobressair em situações de vantagem numérica sobre o adversário.

OBS: Vale ressaltar que estes são conceitos técnicos/táticos. Não há nada na regra do jogo que indique que o time deve substituir nesta concepção de linhas.

LEIA MAIS

+ As trocas de linha na NHL

Faceoff: Duelo em que os jogadores tentam recuperar a posse do disco para a sua equipe. A partida é iniciada e reiniciada sempre por um faceoff, a cada paralisação, com dois jogadores ao centro diputando pelo puck que é jogado pelo juiz.

Área de Faceoff: Num rink, há nove locais estabelecidos para o duelo de faceoffs. Quatro círculos que demonstram onde somente os jogadores que o disputarão podem permanecer dentro. Mais quatro pequenos círculos na Zona Neutra (ver significado abaixo) e o círculo central. Você pode identificar estes locais, na imagem do rink (abaixo).

Zona Neutra (Neutral Zone): Local intermediário do rink. São determinados por duas linhas azuis que delimitam e diferenciam a zona ofensiva e a zona defensiva. Veja também na imagem do rink (abaixo).

Resultado de imagem para ice hockey rink

Zona Ofensiva (Attacking Zone): A Zona Ofensiva é o local onde as equipes tentam fazer o gol, enquanto a outra equipe defende. A regra do hóquei diz que um passe não pode ser recebido diretamente da Zona Neutra ou da Zona Defensiva (ver abaixo) para a Zona Ofensiva, senão é considerado um offside (veja a seguir). Ou seja, se um jogador quer se dirigir ao ataque, ele deve cruzar pessoalmente com a posse do disco a Zona Neutra e entrar na Zona Ofensiva. Não há regras para passes quando um ou mais jogadores do ataque já estão dentro da Zona Ofensiva.

Zona Defensiva (Defending Zone): Quando para uma equipe é a Zona Ofensiva, para a outra equipe é a Zona Defensiva. No referencial da equipe que defende, é a parte do rink em que se exclui a Zona Neutra e a Zona Ofensiva.

Offside: Penalidade na qual um jogador recebe um passe dentro da Zona Ofensiva, sendo este realizado por um jogador que estava dentro da Zona Defensiva ou da Zona Neutra. O equivalente ao impedimento no futebol, mas sem os bandeirinhas.

Icing: Penalidade na qual um jogador dispara o disco pra longe, atrás da metade de seu “campo” de forma deliberada, e esta cruza a linha vermelha final do outro lado. Exceto se o disparo for feito na direção do gol; se ela entrar pelas balizas, o gol é válido. Outra exceção é que uma equipe que está sofrendo o Power Play não está apta a receber a punição Icing e pode isolar o puck sem problemas.

LEIA MAIS

+ Entenda o offside e o icing

Penalty Box: São dois bancos isolados (pelo vidro de proteção e uma porta) um para cada equipe, um à direita e outro à esquerda da linha central, do lado oposto aos bancos de reservas. Um jogador ao ser punido por uma falta intencional é excluído por um período de tempo estabelecido pela regra, a partir de dois minutos. No tempo que a punição está em vigor, este jogador deve permanecer no penalty box.

Penalidades ou Penalties: Punições por infrações às regras do jogo e/ou conduta. São divididas em:

  • Minor Penalty: Infração leve
  • Major Penalty: Infração grave à regra ou por briga
  • Misconduct Penalty: Infração gravíssima por má conduta. Deslealdade ou sucessão de outras infrações
  • Game Misconduct Penalty: Quando um jogador receber sua segunda Misconduct Penalty, ele é ejetado do jogo, deve se retirar ao vestiário e outro companheiro cumprirá os 10 minutos de punição no lugar do jogador excluído.

Chris Kreider e Cody Eakin brigaram em jogo entre Rangers e StarsBriga (Fight): No hóquei as brigas são atos tradicionais e há concessões para a não interferência quando ela é de apenas de um jogador contra outro. Ambos serão punidos pelo menos com uma Major Penalty após o término do combate, mas o árbitro só interfere no “quebra pau” caso um jogador caia ou eles identifiquem uma irregularidade.

OBS: Alguns times possuem até um jogador que é o “chama briga”, intitulado de enforcer ou goon. Esses jogadores usam o vigor físico para intimidar os adversários e demonstrar que qualquer atitude tomada contra os principais jogadores do elenco, serão “descontadas” em outros jogadores do rival. A violência é disfarçada, mas em algumas ocasiões as brigas se tornam a atração principal do jogo por um curto período.

(Foto: Bruce Bennett/Getty Images)

LEIA MAIS

+ Entenda as brigas num jogo de hóquei

Sidney Crosby é capitão do Pittsburgh PenguinsÁrbitros (Officials): Numa partida de hoquéi no gelo, três árbitros atuam simultaneamente. Um é o árbitro principal (Referee), que é responsável por determinar os procedimentos da regra do jogo, inclusive a marcação de faltas e gols; ele atua no centro do rink, acompanhando de perto as jogadas. Mas há tambem dois árbitros laterais (Linesmen), responsáveis por verificar as infrações de offside, icing e ainda verificar se as substituições estão sendo feitas corretamente; como o próprio nome diz, eles atuam pelas laterais do rink.

Stanley Cup: Essa aqui não poderia faltar. É o nome do troféu dado ao campeão da NHL (ver imagem acima). Por isso você verá usualmente alguém dizer que estamos nos “playoffs da Stanley Cup” ou na “final da Stanley Cup”.

(Foto: Getty Images)

É isso! Esperamos que tenham aprendido um pouco mais sobre o hóquei de NHL, e não deixe de acompanhar tudo sobre as principais ligas americanas aqui no portal The Playoffs. Até a próxima!

Oddsshark