14/01/2018 - 10h29

[PRÉVIA] Playoffs da NFL: Jacksonville Jaguars @ Pittsburgh Steelers

Após duelo marcante na semana 5, equipes se reencontram para decidir vaga na final da AFC

No próximo domingo (14), o tradicional Pittsburgh Steelers recebe a grande surpresa da temporada Jacksonville Jaguars para definir quem será um dos finalistas na AFC. O Divisional Round será realizado no Heinz Field, fator que pode dar uma ligeira vantagem ao time de Mike Tomlin. Contudo, quando as franquias se enfrentaram no mesmo estádio na Semana 5, a defesa dos Jaguars interceptou Big Ben cinco vezes, liderando a vitória por 30 a 9.

Duas grandes equipes se enfrentando nos playoffs da NFL já é motivo para tensões, mas os jogadores trocaram farpas durante a semana, aumentando ainda mais a expectativa para o confronto. Primeiramente, Ben Roethlisberger, quarterback dos Steelers, teria dito que preferiria enfrentar os Jaguars para provar que podia ser melhor que na Semana 5. O cornerback AJ Bouye entendeu como uma provocação, respondendo apenas para Big Ben “cuidar com o que deseja”.

O favoristimo, apesar da derrota na temporada regular, é dos Steelers. Jogando em casa e dono da segunda melhor campanha da Conferência, o time de Pittsburgh conta com um elenco mais equilibrado, sendo perigoso no ataque e na defesa.

(Foto: Reprodução Site Oficial/Jacksonville Jaguars)

PITTSBURGH STEELERS

Mais uma vez campeões da AFC North, os Steelers eram esperados na pós temporada. A equipe conta com um ataque completo: um quarterback campeão e experiente, uma linha ofensiva que protege o passador e consegue bons bloqueios para corridas, um running back jovem e decisivo, um grupo de recebedores dinâmico. Liderados por Big Ben, é difícil não mencionar este time quando falamos dos grandes ataques da NFL. Por meio do Draft deste ano, ainda adicionaram o explosivo JuJu Smith-Schuster, mais um alvo para os lançamentos do QB.

Do outro lado da bola, a defesa não fica muito atrás. Líder da NFL em sacks na temporada, a unidade defensiva dos Steelers vinha jogando em alto nível, até a assustadora lesão do linebacker Ryan Shazier. Mesmo assim, são 22 roubadas de bola e um safety forçado, estando em quinto lugar quando o assunto é jardas cedidas por partida. Também escolhido este ano, TJ Watt (7 sacks) vem fazendo um bom trabalho, pressionando os QBs adversários junto a Cameron Heyward (12 sacks) e Vince Williams (8 sacks).

Após um início inconstante (3-2), perdendo para o próprio Jaguars, os Steelers venceram 10 dos últimos 11 jogos da temporada regular. A única derrota no período foi na polêmica partida contra o New England Patriots, na qual perdeu seu melhor recebedor, Antonio Brown, com uma lesão na perna. Com Brown de volta, Le’Veon Bell no backfield e a defesa fazendo estragos, os Steelers seriam favoritos, em casa, contra qualquer time da NFL.

(Foto: Reprodução Site Oficial/NFL)

JACKSONVILLE JAGUARS

Jacksonville Jaguars vence Buffalo Bills no Wild CardCarinhosamente apelidada de “SACKsonville”, a franquia investiu pesado para sair do último para o primeiro lugar em sua divisão. O título inédito da AFC South veio através de uma defesa magnífica, que venceu jogos através de turnovers e touchdowns. Com Calais Campbell (14.5 sacks) liderando a DL e a dupla de CBs AJ Bouye (6 INT) e Jalen Ramsey (4 INT) permitindo poucas conexões, qualquer ataque deveria ter cuidado contra eles. O único quesito em que esta defesa não brilha é combatendo o jogo corrido, apenas a 21ª na liga. Mesmo assim, não haverá vida fácil para Bell.

O ataque, contudo, não inspira confiança. Até o início da temporada 2017, Blake Bortles, QB dos Jaguars, havia lançado mais pick6 (interceptação retornada para TD) do que vencido jogos. A solução foi selecionar neste ano o RB Leonard Fournette, o que aliviou a pressão, mas não fez o ataque da franquia ser temido. O grupo de recebedores carece de um talento real, um playmaker capaz de mudar uma partida. É preciso destacar a linha ofensiva, que foi a quarta melhor cedendo sacks e liderou o ataque terrestre que mais ganhou jardas na NFL.

Junto ao New Orleans Saints, o time de Jacksonville foi a maior surpresa positiva da liga. Com recorde 10-6, a franquia poderia ter ido ainda mais longe se contasse com um QB mais talentoso. Caso a defesa consiga forçar turnovers para dar tranquilidade a Bortles, o conto de fadas dos Jaguars pode seguir por, pelo menos, mais uma semana.

(Foto: Divulgação site oficial/ Jacksonville Jaguars)

QUEM PODE DECIDIR

Trio “BBB” – Big Ben lança dois TDs para Antonio Brown e, após isto, controla o relógio com corridas de Le’Veon Bell. Esse filme já foi visto várias vezes, simplesmente porque dá certo. Para vencer uma das melhores defesas da liga, será preciso contar com o talento do trio para pavimentar o caminho até a final. Não se sabe ao certo como estará Brown em seu retorno, mas sempre podemos esperar grandes jogadas do melhor trio QB/WR/RB da NFL.

Bouye/Ramsey – A dupla de cornerbacks soma incríveis 10 interceptações na temporada regular. Bouye cedeu rating menor que Charles Woodson na temporada 2009 – ano em que foi eleito o melhor jogador defensivo da liga. Ramsey, segundo anista, joga com um veterano e, segundo Larry Fitzgerald, recebedor dos Cardinals, “apenas com uma mão, é melhor que a maioria dos CBs da liga”. Se esta dupla estiver afiada no domingo, a melhor defesa contra o passe pode colocar os Jaguars na final.

PALPITE

O fator local pode ajudar os Steelers a vencer este jogo, mesmo que não tenha decidido aquele jogo da Semana 5. Ainda, o retorno de Brown dá uma nova cara à equipe, obrigando a defesa a cuidar de todo o campo em cada snap. Embora Jacksonville tenha ido mais longe do que a maioria esperava, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O ataque de Pittsburgh vai pontuar, obrigando Blake Bortles a lançar a bola, o que deve encerrar as chances dos Jaguars neste ano.

Palpite Fabio: Pittsburgh Steelers
Palpite The Playoffs: Pittsburgh Steelers

AGENDA DA PARTIDA

Dia: 14/01/2017, domingo
Horário: 4h05, horário de Brasília
Local: Heinz Field, em Pittsburgh
Transmissão para o Brasil: ESPN e Watch ESPN

……………………………….

Representaram a equipe The Playoffs nos palpites: Alex Torrealba, Antonio Lemos, Ederson Fernandes, Fabio Rocha Garcia, Gabriel Mandel, Luan Araújo, Lucas Oliveira, Luis Felipe Saccini, Mattheus Prudente, Paulo Andre Zarpellon, Rafael Gomes, Raphael Caran, Ricardo Pilat e Vinicius Basso.

Oddsshark