[ENTENDA O JOGO] Conheça os termos mais utilizados na NFL (parte 1)
Punt? Sack? Scrimmagge? Snap? Conheça os termos mais importantes do futebol americano
Começou a acompanhar NFL há pouco tempo? Para você que quer começar a entender melhor o futebol americano, preparamos um breve dicionário dos jargões mais utilizados neste esporte, dividido em 2 partes. Nesta primeira, vamos começar tudo do básico. Já na segunda parte traremos (em outro post) alguns termos mais avançados.
A partir de agora, você não ficará mais perdido quando o assunto for a bola oval! Ordenamos por uma sequência na qual geralmente elas aparecem na partida, numa manobra didática para você interagir ainda mais com a realidade do jogo. Vamos lá:
Kickoff – É quando a bola é colocada em jogo. Um chute com a bola no solo, na linha de 35 jardas da equipe defensiva. O jogo começa assim e isso se repete sempre que um time pontua – ele devolve a bola ao adversário.
Touchdown – quando um time cruza a linha final do campo com a posse da bola, ou recebe a bola dentro da porção final do campo (end zone, que você verá melhor abaixo). Ao fazer isto, a equipe ganha 6 pontos e o direito a um chute extra ou uma conversão de dois pontos.
Chute extra (extra point) – após o touchdown a equipe pode optar por chutar a bola da linha de 15 jardas. Se o chute passar entre os postes, a equipe soma mais 1 ponto.
Conversão de dois pontos (two-point conversion) – ao invés do chute extra, a equipe pode optar por converter dois pontos. Com a bola na linha de 2 jardas, a equipe tem uma tentativa para fazer um outro touchdown. Se converterem, anotam esses 2 pontos adicionais.
Field Goal – Conversão de um chute com a bola apoiada no solo, de qualquer lugar do campo. Se convertido, dá à equipe 3 pontos no placar. Recurso normalmente usado quando a equipe não vê mais chances de avançar por passe ou corrida e está perto do Y. Uma espécie de pontuação de consolo, já que o touchdown não veio.
End Zone – É a porção final do campo. Vai de uma lateral à outra de largura (59,43m), e possui 10 jardas (9,14m) de comprimento. Ao receber a bola ou adentrar nela, o time anota um touchdown.
Safety – É quando a defesa derruba um jogador com a bola dentro da end zone dele, ou quando o ataque deixa a bola sair do campo dentro da própria endzone. É anotado 2 pontos para a equipe que está defendendo, e ela ainda recebe a posse da bola na sequência.
Punt – É um chute com a bola no ar, para que a bola fique o mais longe possível da própria endzone. O punter, responsável por isso, recebe, segura com as mãos, e dá esse bico para frente. Normalmente, quando o ataque está muito longe da end zone adversária, para fazer com que o time adversário recomece o jogo lá de trás também.
Fumble – É quando um jogador tem a posse da bola e a deixa cair no chão antes de tocar qualquer parte do corpo no solo (exceto, sola dos pés e palma das mãos). Assim, a bola fica viva e pode ser recuperada por qualquer time.
Interceptação – É quando um jogador da defesa rouba a posse da bola em um passe, antes que ela toque o solo.
Retorno – O retorno pode acontecer em 4 situações: Após o kickoff, após um punt, após um fumble ou após uma interceptação. Nada mais é do que recuperar a bola e correr em direção à endzone do adversário.
Down by contact– É o exato local onde um jogador com a posse da bola é contido, ou o adversário o faz tocar o solo com alguma parte do corpo (exceto, sola dos pés e palma das mãos). Também acontece quando um jogador cai sem que um adversário tenha o derrubado. Após isso, qualquer jogador da defesa pode simplesmente tocar no jogador com a posse da bola, que será um down by contact. Assim, o jogador não pode mais avançar naquela jogada.
Jardas – Unidade de medida frequentemente utilizada nos EUA. Uma jarda equivale à 94,1 centímetros. Um campo de futebol americano é dividido minimamente por linhas menores de 1 jarda, e por linhas maiores, que vão de uma lateral à outra do campo, a cada 5 jardas. Na endzone não existe marcações das jardas, mas ela mede dez.
Descidas ou Downs – É um conjunto 4 de jogadas que a equipe tem para andar pelo menos 10 jardas do campo. São classificadas pelo seu número ordinal, ou seja, de 1ª até a 4ª. Os times têm quatro jogadas para avançar pelas dez jardas. Se conseguem, seja logo na primeira descida ou na quarta, ganham mais dez jardas e mais quatro chances.
Linha de scrimmage – É uma linha imaginária que vai de uma lateral à outra do campo, que determina onde a jogada anterior se encerrou, e automaticamente, o local onde se deve inciar o próximo down.
Marca ou Linha de Primeira Descida – É uma outra linha imaginária que determina a distância mínima que a equipe ofensiva deve alcançar (em pelo menos 4 jogadas) para receber mais outro pacote de 4 jogadas (downs). Na TV, mostra-se uma linha amarela na transmissão. No campo, isso é definido por um marcador (apelidado no Brasil de “pirulito”), segurado por funcionários da liga, que se movem sempre de acordo com os avanços de cada equipe.
Snap – É quando o jogador central passa a bola que está no solo, por entre suas pernas, para trás; este movimento dá início à jogada. A bola é recebida pelo quarterback.
Penalty Flag – É uma flanela amarela (atualmente numa forma de saquinho), na qual os juízes atiram ao campo próximo do local onde aconteceu uma falta. A infração é anunciada pelo árbitro principal após o término da jogada, ou antes do reinício de uma próxima. A punição gera o encurtamento ou aumento do down daquela jogada, caso apenas um dos times cometa uma infração naquela jogada.
Challenge ou Desafio – É quando o técnico de uma equipe solicita uma revisão por vídeo de um determinado resultado de uma jogada. Para isso, ele joga uma flanela vermelha. Na NFL há uma central de replays que repassa a decisão ao árbitro principal, que anuncia o veredito – call stands, é quando a chamada inicial deve ser mantida, ou call reversed, quando a chamada inicial deve ser alterada. Cada técnico pode fazer dois desafios por jogo e, se perder a disputa, perde também um tempo.
Pocket – É um bolsão imaginário criado por pelo menos 5 jogadores (máximo 7) que protegem o quarterback. Estes jogadores compõem a Linha Ofensiva.
Quarter ou Quarto – É uma das quatro divisões do período de jogo. Cada quarto é de 15 minutos.
Half ou Tempo – A soma do 1º com o 2º quarto é o 1º Tempo; já a soma do 3º e do 4º quarto é o 2º Tempo. Há um intervalo de 12 minutos entre cada Tempo.
Special Teams – Formações de ataque ou defesa usadas em momentos específicos do jogo como: tentativas de field goals, punts, extra points, kickoff e por aí vai.
Timeout ou Pedido de Tempo – quando um técnico solicita uma pausa no jogo. São permitidas até 3 por time, no 1º Tempo, e mais 3 (não acumulativos) no 2º Tempo.
Two Minute Warning – Nos 2 minutos finais do 2º Quarto e do 4º Quarto, há um intervalo automático nos formatos de um timeout, assim que uma jogada se encerra.
ATAQUE – DEFESA – SPECIAL TEAMS
Numa partida de futebol americano de alto nível, os elencos contam com diferentes jogadores para ataque e defesa. Quando um time ataca, o outro está com sua defesa em campo e vice-versa. Sobre as posições, para facilitar o entendimento, separamos aqui textos anteriores explicando ataque, defesa e special teams. Confira!
– As posições de ataque na NFL
– As posições de defesa na NFL
– As posições mais comuns nos special teams
P.S – Os termos estão apresentados da forma como são citados aqui no Brasil; em alguns casos, geralmente as palavras são traduzidas, em outros casos são ditas em inglês mesmo.
(Fotos: Divulgação/Denver Broncos/Ben Hays; Christian Petersen/Getty Images; divulgação/Kansas City Chiefs; Reprodução / Atlanta Falcons site; Wikipedia)