16/03/2019 - 20h16

NBA Power Ranking 2018/2019 The Playoffs: mês 5

Houston Rockets entra no top 5 e é a sensação do novo ranking; confira a lista completa!

Rockets derrotam Raptors e conquistam sexta vitória seguidaNo ar mais um Power Ranking da NBA no The Playoffs! O quinto mês de nossa avaliação da temporada 2018-2019 sucede a pausa do All-Star Weekend, o que sempre gera uma expectativa em relação a como os times voltam depois daquela semaninha de folga. Na nossa avaliação, pelo menos, os três primeiros ficam na mesma: Bucks, Warriors e Raptors, nessa ordem.

O grande destaque do ranking é o Houston Rockets, que contrariando as expectativas de antes do break, começou a jogar muita bola e alcançou o top 5. Já no top 10 a novidade é o surpreendente Portland Trail Blazers. Falando em quedas, que tal as oito posições perdidas pelo Dallas Mavericks?

Explicamos tudo abaixo, posição por posição. Antes, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Pedro Moreira, Piero Fiorelli (USA na Rede), Ricardo Pilat e Thiago Passarelli. Os cinco dão notas para as equipes levando  em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

PS: as campanhas abaixo são até 15/03/2019 com exceção de Celtics e Hawks (16/03/2019)

POWER RANKING THE PLAYOFFS – NBA 2018/2019

2019 Milwaukee Bucks Logo

#1 Milwaukee Bucks (posição anterior: #1)

Os Bucks seguem dominantes após a pausa do all-star break. Praticamente nada mudou por lá e tudo parece dar certo. Mesmo depois de estar perdendo por 20 pontos do Miami Heat nesta sexta, o time conseguiu ganhar por 25, por exemplo. Ter o provável MVP também ajuda. Nem perder para o Phoenix Suns tira o time da ponta.

Campanha: 52-17

2019 Golden State Warriors Logo

#2 Golden State Warriors (posição anterior: #2)

Os Warriors ameaçavam ganhar a primeira posição a qualquer momento no ranking anterior, mas tiveram um desempenho medíocre depois do jogo das estrelas, com 5 vitórias e 5 derrotas e até alguns questionamentos. Isso sem contar muitas lesões atrapalhando o time, algumas crises de relacionamento vindo a público. Podemos dizer que o que manteve Golden State no segundo lugar foi a vitória contra os Rockets durante esta semana, mostrando que quando querem, parece que ninguém ganha deles. Agora, quando não querem, perdem até para os Suns.

Campanha: 46-21

2019 Toronto Raptors Logo

#3 Toronto Raptors (posição anterior: #3)

Os Raptors perderam quatro vezes desde o último ranking, incluindo no cartel times como Magic, Pistons e Cavaliers, que são elencos muito inferiores. Sem contar a má impressão deixada em março até agora. Por isso, apesar de campanha melhor que os Warriors, seguem no terceiro lugar.

Campanha: 49-20

2019 Denver Nuggets Logo

#4 Denver Nuggets (posição anterior: #5)

Os Nuggets ganham uma posição pelo histórico positivo desde o break e algumas vitórias relevantes, incluindo uma contra o ex-quarto lugar, o Thunder, mas vêm de uma sequência não tão boa nos últimos jogos. Sem contar derrotas contra times mais fracos, vale mencionar a para os Warriors na semana passada, num momento em que Denver poderia mostrar força diante do grande rival do Oeste num momento de certa turbulência, o que não aconteceu.

Campanha: 45-22

2019 Houston Rockets Logo

#5 Houston Rockets (posição anterior: #9)

DESCOLA, HOUSTON! Os Rockets perderam apenas dois jogos desde o all-star break e entraram numa briga que já parecia distante, pelo G4 do Oeste. Atualmente, estão no terceiro lugar. Os retornos de Chris Paul e Clint Capela foram fundamentais para tornar o jogo mais coletivo e deixar James Harden menos essencial, mais ainda brilhante. A última derrota foi para os Warriors. Se tivessem vencido, poderiam até ter subido mais um pouco.

Campanha: 43-26

2019 Oklahoma City Thunder Logo

#6 Oklahoma City Thunder (posição anterior: #4)

OKC vem de campanha negativa desde o último ranking e por isso cai um pouco aqui. Paul George não está tão quente quanto estava antes, enquanto Russell Westbrook vem sendo mais protagonista nos últimos jogos. Não que isso signifique algo necessariamente, mas não vem sendo o mesmo time de meses anteriores. O desempenho defensivo também caiu. Indícios perigosos a um mês dos playoffs.

Campanha: 42-27

2019 Philadelphia 76ers Logo

#7 Philadelphia 76ers (posição anterior: #8)

Os Sixers ficaram sem Joel Embiid por oito jogos no último período e perderam quatro desses confrontos. Assim que ele voltou, o time não perdeu mais e mostrou sua força por exemplo diante dos Pacers, adversário direto pelo G4 do Leste. Por isso, sobem um degrau, especialmente pela perspectiva. Esperamos melhor desempenho de Philly, é um time potencialmente de top 5 do ranking.

Campanha: 44-25

2019 Portland Trail Blazers Logo

#8 Portland Trail Blazers (posição anterior: #11)

Oito vitórias e três derrotas desde o jogo das estrelas e Portland vai se consolidando como um dos fortes times do Oeste. Assim como em 2018, de forma surpreendente, com campanha melhor que elencos mais estimados da conferência.

Campanha: 42-26

2019 Boston Celtics Logo

#9 Boston Celtics (posição anterior: #7)

Os Celtics vivem de bons e maus momentos desde o último ranking. Diria que mais maus, como até alguns novos princípios de crise após quatro derrotas seguidas na volta do All-Star Game. Uma viagem para a Califórnia para uma série de jogos por lá fez bem e o time parece ter se reencontrado. Venceu até os Warriors. Desde essa viagem, 5 vitórias e 1 derrota. Boston precisa manter o mínimo de regularidade para ficar no G4 do Leste, o que seria importantíssimo nos playoffs.

Campanha: 43-27

2019 Indiana Pacers Logo

#10 Indiana Pacers (posição anterior: #6)

É heroico como Indiana vem se mantendo entre os melhores times da temporada mesmo depois do desfalque de Victor Oladipo. A equipe vem de campanha positiva no período de avaliação do ranking, mas perde posições por derrotas para outras mais fracas como Magic e Mavs, e outra em confronto direto contra os 76ers, que poderia ter confirmado o alto nível dessa equipe e de seu jogo coletivo. Mas, fazendo um mea culpa, eles poderiam estar mais acima.

Campanha: 44-25

2019 Utah Jazz Logo

#11 Utah Jazz (posição anterior: #10)

O Jazz alternou altos e baixos nas últimas semanas . Os altos foram empolgantes, em vitórias como contra Bucks, Nuggets e Clippers. Mas também perdeu Grizzlies e Pelicans e alguns confrontos diretos. A irregularidade faz com que desçam um degrau, apesar de Utah a cada dia demonstrar que pode ser o adversário mais chato na primeira rodada dos playoffs para os favoritos.

Campanha: 39-29

2019 Los Angeles Clippers Logo

#12 Los Angeles Clippers (posição anterior: #15)

Os Clippers são outro caso a ser estudado, pela maneira como vão se mantendo entre os melhores times praticamente sem estrelas. O principal jogador do LAC, Tobias Harris, saiu em fevereiro, mas o time manteve a pegada com oito vitórias desde o all-star break, incluindo adversários fortes como Celtics e Thunder. Uma derrota apenas em março até aqui.

Campanha: 40-30

2019 San Antonio Spurs Logo

#13 San Antonio Spurs (posição anterior: #13)

Pela campanha dos Spurs dos últimos jogos, podemos dizer que eles mereciam até ter subido no ranking. Mas nossas notas não ajudaram e eles seguem aqui. Especialmente, penso eu, por um certo receio sobre o potencial desse elenco, que não inspira muita confiança, mesmo sob comando do melhor técnico da NBA. São sete vitórias seguidas, mas esse mesmo time conseguiu perder dos Knicks.

Campanha: 40-29

2019 Detroit Pistons Logo

#14 Detroit Pistons (posição anterior: #16)

Os Pistons são certamente uma das sensações do pós ASG, com uma campanha que praticamente os colocou em posição de não se preocupar mais com vagas nos playoffs. Por isso, sobem. Só que eles vivem sob o mesmo fator citado nos Spurs, pois apesar da dupla Griffin-Drummond, não têm tantos valores assim que inspirem confiança. Apesar de terem vencido os Raptors nesse período, levaram duas cacetadas de Nets e Heat esta semana e precisam mostrar mais vitórias de peso para chegar no top 10 do ranking final e assustar nos playoffs.

Campanha: 35-33

2019 Brooklyn Nets Logo

#15 Brooklyn Nets (posição anterior: #12)

O time nova-iorquino até ampliou sua campanha positiva e, assim como os Pistons (a quem venceram por 28 pontos outro dia), estão praticamente certos nos playoffs. A queda se deve principalmente à produção dos rivais que os passaram e que parecem também ter mais time nesse miolo de ranking. Os Nets são mais um time sob desconfiança, mas que podem mostrar que são fortes mesmo agora, já que têm pela frente uma tabela bem difícil até o fim da temporada regular, incluindo uma sequência de sete jogos fora de casa que começou com derrota em OKC.

Campanha: 36-34

2019 Sacramento Kings Logo

#16 Sacramento Kings (posição anterior: #14)

Como era até esperado, os Kings perderam força na briga pelos playoffs do Oeste e caem no ranking pela sequência ruim de derrotas depois do break. O núcleo jovem tem muito potencial, mas o time ainda carece de uma peça que una experiência e nível all-star para ir mais longe. Quem sabe em 2019-2020.

Campanha: 33-35

2019 Miami Heat Logo

#17 Miami Heat (posição anterior: #22)

O Heat começou mal o período, mas depois embalou e vem de 5 vitórias nos últimos 7 jogos – perdeu apenas para Bucks e Raptors, os melhores times da conferência. Seguindo assim, Miami deve garantir a oitava vaga do Leste já que se mostra mais consistente que os adversários na disputa, Magic e Hornets especialmente.

Campanha: 32-36

2019 Minnesota Timberwolves Logo

#18 Minnesota Timberwolves (posição anterior: #18)

Com mais derrotas que vitórias desde o último ranking, Minnesota é mais um que morre na praia com o sonho de playoffs. Tirando Karl-Anthony Towns, em forma incrível, o resto do time é muito irregular e não passa confiança de que os Wolves possam fazer mais do que estão fazendo.

Campanha: 32-37

2019 Orlando Magic Logo

#19 Orlando Magic (posição anterior: #21)

Vou te dizer que a subida do Magic é mais pela queda óbvia de equipes como Lakers e Mavericks do que exatamente pelo desempenho do time do Mickey Mouse. Orlando é aquele capaz de ganhar de Warriors e Raptors e perder para Knicks, Bulls e Cavaliers num mesmo espaço de 30 dias.

Campanha: 32-38

2019 Charlotte Hornets Logo

#20 Charlotte Hornets (posição anterior: #20)

Os Hornets ficam onde estão e é bem provável que terminem a temporada aqui mesmo. A campanha dos últimos 30 dias é ruim, com mais derrotas que vitórias e isso vem complicando a briga por playoffs, em que parecem ser claramente piores que Magic e Heat.

Campanha: 31-37

2019 Los Angeles Lakers Logo

#21 Los Angeles Lakers (posição anterior: #19)

Olha, até que pegamos leve com os Lakers aqui. O que o time deixou de jogar desde o all-star break é uma enormidade. Afinal, com LeBron James saudável e prometendo “modo playoff” depois da pausa e com uma grande vitória contra os Rockets logo de cara, a tendência era uma bela arrancada, mas aconteceu exatamente o contrário. Los Angeles despencou, perdeu outros jogadores por lesão e vive um final melancólico de temporada. LeBron já entrou até em “restrição de minutos”.

Campanha: 31-38

2019 Washington Wizards Logo

#22 Washington Wizards (posição anterior: #24)

Os Wizards ganham umas posições sem ter feito muito pra isso, contando mais com as quedas de desempenho de Pelicans e Mavs. Mas com uma campanha regular, ainda estão ali próximos da oitava vaga do Leste. Seria bem injusto pelo que foi o ano de Washington, mas há vida.

Campanha: 29-40

2019 New Orleans Pelicans Logo

#23 New Orleans Pelicans (posição anterior: #23)

Usando Anthony Davis em 20 minutos por jogo e olhe lá, os Pelicans abriram mão de vez de qualquer competitividade na temporada. Ficam no mesmo lugar por circunstâncias, mas podem descer mais até o ranking final.

Campanha: 30-41

2019 Memphis Grizzlies Logo

#24 Memphis Grizzlies (posição anterior: #26)

Os Grizzlies tiveram a mesma campanha dos Warriors desde o all-star break, então é justo que subam um pouquinho, não é mesmo? Memphis vem vendendo caro cada derrota.

Campanha: 28-41

2019 Dallas Mavericks Logo

#25 Dallas Mavericks (posição anterior: #17)

Depois da aparentemente brilhante troca com os Knicks por Kristaps Porzingis, Dallas mandou um recado: voltamos em outubro de 2019. Desde então, virou um catado liderado por Luka Doncic, sem objetivo (apenas Draft) e que não mete medo em ninguém, por isso a queda acentuada. Doncic, porém, segue na sua, fenomenal.

Campanha: 27-41

2019 Atlanta Hawks Logo

#26 Atlanta Hawks (posição anterior: #25)

Os Hawks certamente estão MUITO acima do esperado na campanha e no desempenho. Trae Young então, nem se fala. o garoto rapidamente mostrou suas credenciais na NBA. A sequência mais recente não é das melhores e por isso a queda, mas nada que preocupe e não seja previsto.

Campanha: 24-46

2019 Phoenix Suns Logo

#27 Phoenix Suns (posição anterior: #29)

Enquanto isso, os Suns voltaram com tudo do all-star break, com direito a vencer Bucks e Warriors, os líderes do nosso ranking! Só isso já vale a subida. Há esperanças que o núcleo jovem e talentoso montado em Phoenix esteja se encaixando.

Campanha: 16-54

2019 Chicago Bulls Logo

#28 Chicago Bulls (posição anterior: #27)

Os Bulls conseguiram atrapalhar a vida de Celtics e 76ers nas últimas semanas, mas fora isso, seguem um time ainda entre os piores da liga, mesmo que com muito potencial observando algumas peças individualmente.

Campanha: 19-51

2019 Cleveland Cavaliers Logo

#29 Cleveland Cavaliers (posição anterior: #28)

Os Cavs conseguiram até ganhar dos Raptors outro dia e vêm vencendo alguns jogos, mas na mesma toada dos seus “rivais” pelas últimas posições. Por isso, ainda podemos dizer que o ex-time de LeBron faz por merecer o 29º lugar, comparando elencos, perspectiva e força dos adversários.

Campanha: 17-52

2019 New York Knicks Logo

#30 New York Knicks (posição anterior: #30)

De todos os 30 times, os Knicks são os que menos venceram desde o jogo das estrelas, apenas duas vezes. Nada que preocupe, uma vez que New York abraçou o tanking faz algum tempo. Apesar de estar desenvolvendo um trio surpreendente de jovens do último Draft, o time é sem dúvida o pior da liga, como a própria campanha mostra, e não faz força nenhuma para melhorar essa imagem.

Campanha: 13-56

RANKING ANTERIORES: Mês 1 | Mês 2 | Mês 3 | Mês 4

Oddsshark