15/12/2018 - 19h45

NBA Power Ranking 2018/2019 The Playoffs: mês 2

Top 3 é mantido, mas diversas movimentações embaralham a segunda versão do nosso ranking

Denver Nuggets - Toronto RaptorsNo ar mais um Power Ranking da NBA no The Playoffs! No segundo mês de avaliação, o top 3 segue exatamente como no primeiro, com Toronto Raptors, Milwaukee Bucks e Golden State Warriors. Mas dali em diante, algumas mudanças significativas.

Oklahoma City Thunder, Denver Nuggets e Los Angeles Lakers são algumas das equipes que subiram e figuram bem melhor, no top 10.

Já entre as quedas, destaques para Houston Rockets, Portland Trail Blazers e um novo lanterna, o Phoenix Suns!

Explicamos tudo abaixo, posição por posição. Antes, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

(Crédito da foto: Reprodução Twitter/Toronto Raptors)

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Pedro Moreira, Piero Fiorelli (USA na Rede), Ricardo Pilat e Thiago Passarelli. Os cinco dão notas para as equipes levando  em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

PS: as campanhas abaixo são até 14/12/2018

POWER RANKING THE PLAYOFFS – NBA 2018/2019

2019 Toronto Raptors Logo

#1 Toronto Raptors (posição anterior: #1)

Do último ranking pra cá, os Raptors mantiveram a consistência de atuações, mesmo com derrotas estranhas, tipo para o Brooklyn Nets. Além disso, Kawhi Leonard vem machucado e Kyle Lowry caiu um pouco de produção. Mesmo com tudo isso, está bem claro que o time de Toronto ainda é o melhor da temporada. Nesse período considerado aqui, foram duas vitórias contra o Golden State Warriors, dentro e fora de casa, a segunda sem Kawhi.

Campanha: 23-8

2019 Milwaukee Bucks Logo

#2 Milwaukee Bucks (posição anterior: #2)

O momento dos Bucks atual é de menos dominância. Algumas derrotas como para Phoenix Suns e New York Knicks foram preocupantes, mas também teve um boa vitória contra o Toronto Raptors e o time ainda vem jogando um ótimo basquete, à medida que Giannis Antetokounmpo se consolida como candidato a MVP.

Campanha: 19-9

2019 Golden State Warriors Logo

#3 Golden State Warriors (posição anterior: #3)

Os Warriors melhoraram BEM em relação ao primeiro ranking. A volta de Stephen Curry mostrou exatamente a falta que ele vinha fazendo e Golden State não está mais oscilando tanto. Vale lembrar até que o terceiro lugar na lista anterior era mais por potencial de um elenco campeão do que por desempenho, agora é também por desempenho. Mesmo assim, ainda o time está perdendo muito e não se impôs em alguns jogos grandes.

Campanha: 20-10

2019 Oklahoma City Thunder Logo

#4 Oklahoma City Thunder (posição anterior: #9)

O Thunder é um dos times em maior alta na NBA e por isso sobe bem nesse ranking. Uma das melhores defesas da liga, parece que OKC aprendeu a tirar o melhor da dupla Paul George e Russell Westbrook, com o elenco de apoio também mais participativo. Falta mais consistência, eles ainda perdem jogos que não deveriam, mas estão ali, brigando pelo topo do Oeste. Voltando a Westbrook, curioso notar que ele está longe do ideal individualmente. Por exemplo, sua média de pontos é de 21,5, a menor dele desde 2013-2014 e 10,1 a menos que em 2016-2017, seu ano de MVP.

Campanha: 17-10

2019 Philadelphia 76ers Logo

#5 Philadelphia 76ers (posição anterior: #6)

Os Sixers tiveram algumas boas sequências de vitórias nesse período, com Jimmy Butler. Sem ele, o time vem de duas derrotas seguidas, mostrando como rapidamente ele virou peça fundamental. Porém, Joel Embiid caiu um pouco de produção desde a chegada dele e até reclamou um pouco de sua função no time. Potencial para se manter no top 5, mas que não me surpreende se voltar a cair um pouco.

Campanha: 19-11

2019 Denver Nuggets Logo

#6 Denver Nuggets (posição anterior: #13)

Os Nuggets têm uma das principais subidas neste ranking porque estão jogando demais! Perderam só dois jogos desde a primeira publicação. Nikola Jokic, muito subestimado, é o líder desse time, que agora precisa mostrar a força do elenco pois vem jogando e jogará nas próximas semanas com dois grandes desfalques por lesão – Paul Millsap e Gary Harris.

Campanha: 19-9

2019 Los Angeles Clippers Logo

#7 Los Angeles Clippers (posição anterior: #5)

Os Clippers vêm de um momento não tão bom depois de começarem com tudo. Em dezembro, perdeu 5 de 7 jogos até agora. Mesmo assim, considerando o final de novembro e o desempenho no geral, o “primo pobre” de Los Angeles ainda segue bem posicionado – vejamos até quando.

Campanha: 17-11

2019 Boston Celtics Logo

#8 Boston Celtics (posição anterior: #11)

Depois de um começo muito abaixo da crítica, os Celtics embalaram e vêm de oito vitórias seguidas. Perderam uma vez só desde o primeiro ranking. Um ponto justo para ressalvas é que a sequência de triunfos não inclui grandes adversários, mas o importante nesse momento era melhorar a campanha e o desempenho e isso está acontecendo.

Campanha: 18-10

2019 Los Angeles Lakers Logo

#9 Los Angeles Lakers (posição anterior: #14)

A campanha dos Lakers é bem boa, apesar de certa irregularidade de atuações no geral. Por isso essa boa subida. O time em si ainda não está “jogando por música”, digamos assim e várias peças precisam se acertar e entender como é jogar com LeBron James. Esse, por sua vez, vai fazendo sua parte e está muito bem cotado para o prêmio de MVP com atuações impressionantes. E Kyle Kuzma, até aqui, aparece como o principal braço-direito do King, ofuscando Brandon Ingram.

Campanha: 17-11

2019 Indiana Pacers Logo

#10 Indiana Pacers (posição anterior: #7)

Sendo bem sincero, um ranking no nosso estilo, com distribuição de notas, pode às vezes cometer certas injustiças e uma dessas é o Indiana Pacers, que cai três posições apesar de vir de uma boa sequência de seis vitórias. A questão aqui na verdade é que alguns times subiram demais e mostraram um nível de basquete acima, mas Indiana faz uma excelente temporada, inclusive mantendo o nível apesar da ausência de Victor Oladipo, lesionado há algumas semanas.

Campanha: 19-10

2019 Dallas Mavericks Logo

#11 Dallas Mavericks (posição anterior: #21)

Os Mavericks melhoraram bem desde o último ranking, tanto em desempenho quanto em campanha. Nem tudo são flores, pelo contrário – o time vem de derrota para o Phoenix Suns (!) -, mas há um bom trabalho sendo feito. Enquanto Luka Doncic, mantém sua campanha de calouro do ano e vem sendo decisivo em vários jogos, Dirk Nowitzki, ainda que não acrescente tanto neste momento, retornou ao time de lesão e fez sua estreia na temporada nesta semana.

Campanha: 15-12

2019 Memphis Grizzlies Logo

#12 Memphis Grizzlies (posição anterior: #8)

Os Grizzlies vão vivendo de vitórias e derrotas e não mantiveram o bom começo de temporada. Até os principais jogadores, como Marc Gasol e Mike Conley, tiveram uma queda de desempenho recente. Memphis estava bem acima do esperado, diga-se.

Campanha: 16-12

2019 Portland Trail Blazers Logo

#13 Portland Trail Blazers (posição anterior: #4)

Falando em estar bem acima do esperado, esse é ainda mais o caso dos Blazers, que caíram na real nas últimas semanas e despencam no ranking. O elenco de Portland é bem curto, por isso é difícil manter uma grande campanha como aquela no Oeste, mesmo que às vezes esse time já tenha provado o contrário em temporadas anteriores.

Campanha: 16-13

2019 Detroit Pistons Logo

#14 Detroit Pistons (posição anterior: #15)

Os Pistons não mostraram muita evolução desde o primeiro ranking, apesar de subirem uma posição aqui. No começo do período, conseguiram uma boa série de vitórias seguidas, mas agora já perderam as últimas seis e parecem bem propensos a uma queda, algo mais dentro do esperado considerando o elenco que Detroit tem.

Campanha: 13-13

2019 Sacramento Kings Logo

#15 Sacramento Kings (posição anterior: #17)

Se o Sacramento Kings não empolga, ao menos vai se mantendo bem, com campanha positiva até. Quem esperava uma queda de produção, ainda está incrédulo. Mas claramente há um limite para esse time, que venceu a maioria dos jogos recentes contra equipes mais fracas. A defesa é uma das piores da temporada e isso ainda preocupa.

Campanha: 15-13

2019 Utah Jazz Logo

#16 Utah Jazz (posição anterior: #20)

Apesar de ficar muito ainda no perde e ganha, o Jazz melhorou bem em desempenho de algumas semana pra cá e por isso sobe no ranking. Utah tinha um dos times mais bem cotados no início da temporada e tem muito potencial para subir aqui e na tabela da Conferência Oeste.

Campanha: 14-15

2019 Charlotte Hornets Logo

#17 Charlotte Hornets (posição anterior: #19)

Um time de produção ofensiva bem interessante, os Hornets estão longe de decolar. Uma campanha regular, apesar de estar na zona de classificação para os playoffs do Leste. Kemba Walker, que passeou pelas conversas de MVP em novembro, caiu de produção e vem tendo bem menos jogos brilhantes.

Campanha: 14-14

2019 Houston Rockets Logo

#18 Houston Rockets (posição anterior: #12)

Aquela impressão inicial de melhora com a saída de Carmelo Anthony não se concretizou e os Rockets até agora estão devendo demais. Vale dizer que a equipe vem de duas vitórias seguidas contra bons adversários – Blazers e Lakers – o que pode ser um bom indício para a sequência da temporada, mas enquanto a defesa não melhorar, vai ser difícil pensar em Houston como um favorito no Oeste de novo.

Campanha: 13-14

2019 New Orleans Pelicans Logo

#19 New Orleans Pelicans (posição anterior: #10)

Eu esperava bem mais dos Pelicans depois de um ótimo início de temporada, mas parece que falta material humano para apoiar Anthony Davis a uma campanha melhor que essa. Julius Randle é o grande fato novo e positivo por lá. O curioso é que New Orleans tem o segundo ataque que mais faz pontos em média até aqui (117,4), mas cede a quarta pior marca de pontos da liga (115,5). Isso explica um pouco da irregularidade e a queda aqui.

Campanha: 15-15

2019 Minnesota Timberwolves Logo

#20 Minnesota Timberwolves (posição anterior: #22)

Os Wolves sobem no ranking, mas não estão aquela maravilha. Depois que Jimmy Butler saiu, se algumas coisas estão funcionando melhor, outros velhos problemas seguem, com agrave da ausência de um all-star. Em dezembro já são 5 derrotas em 7 jogos, depois de um bom fim de novembro.

Campanha: 13-15

2019 San Antonio Spurs Logo

#21 San Antonio Spurs (posição anterior: #18)

O ranking considera todo o período desde a última avaliação, e os Spurs viveram uma grande turbulência há algumas semanas, com um desempenho muito fraco e algumas derrotas até vexatórias, perdendo por exemplo três por mais de 30 pontos para equipes também medianas neste momento, como Rockets, T-Wolves e Jazz. De uns dias pra cá, o time de Gregg Popovich melhorou e vem até de quatro vitórias seguidas. Qual San Antonio veremos daqui em diante?

Campanha: 15-14

2019 Orlando Magic Logo

#22 Orlando Magic (posição anterior: #21)

Orlando é aquele time que mesmo estando acima do esperado de certa maneira, está bem distante de qualquer coisa que possa empolgar. Se a dupla Nikola Vucevic e Aaron Gordon ainda vem muito bem, o resto do time deixa a desejar.

Campanha: 13-15

2019 Washington Wizards Logo

#23 Washington Wizards (posição anterior: #25)

Os Wizards começaram de forma terrível a temporada e aos poucos deram até uma melhorada – apesar de viverem quatro derrotas seguidas. Não são mais uma baba e até por isso se encontram numa situação difícil do ponto de vista de estratégia: assumir um tanking ou apostar num elenco que seguramente é um dos oito melhores do Leste? Por enquanto a opção B parece estar sendo seguida, inclusive com direito a bom reforço chegando, o ala Trevor Ariza. Tendência de subida, no ranking e na tabela.

Campanha: 11-18

2019 Miami Heat Logo

#24 Miami Heat (posição anterior: #24)

Miami fica no mesmo lugar porque não evoluiu em muita coisa desde o primeiro ranking. Ganha, perde, perde, ganha, aí perde de novo… o elenco é bastante limitado e nada indica que pode fazer mais que isso. Sem contar que sofre muito com lesões.

Campanha: 12-16

2019 Brooklyn Nets Logo

#25 Brooklyn Nets (posição anterior: #25)

Os Nets ficam na mesma posição, mas vale dizer que são quatro vitórias seguidas neste momento, incluindo Raptors e 76ers. O problema é que antes eram oito derrotas em sequência…

Campanha: 12-18

2019 New York Knicks Logo

#26 New York Knicks (posição anterior: #26)

Que os Knicks evoluíram muito de uma temporada pra cá é claro, mas o elenco é extremamente limitado e não tem um grande líder. Até tem, mas Porzingis está ainda machucado… sendo assim, é normal que o time ainda tenha uma campanha ruim e esteja longe de vaga nos playoffs. Mas há um bom trabalho sendo feito.

Campanha: 9-21

2019 Cleveland Cavaliers Logo

#27 Cleveland Cavaliers (posição anterior: #30)

Os Cavs saem da lanterna porque de fato melhoraram um pouco, com direito a alguns jogadores se destacando individualmente, incluindo o bom calouro Collin Sexton, com vários jogos de pontuação alta. Mas ainda é um time fraco, a defesa é horrível… nada que empolgue.

Campanha: 7-22

2019 Atlanta Hawks Logo

#28 Atlanta Hawks (posição anterior: 29)

Atlanta sobe uma posição mais pela incompetência dos times abaixo. O projeto tanking segue a todos vapor. Trae Young ainda é a melhor coisa por lá, mas é bem irregular. Na disputa de calouro do ano, é um dos principais concorrentes, mas parece anos-luz distante de Luka Doncic – apesar de ambos terem se enfrentado esses dias e com atuações similares.

Campanha: 6-22

2019 Chicago Bulls Logo

#29 Chicago Bulls (posição anterior: #27)

Desde o primeiro ranking os Bulls conseguiram a bela marca de… 1 (UMA) vitória. Além do mais, perderam pros Celtics por 56 pontos um dia desses. Só não estão na lanterna porque os Suns mantêm uma regularidade de ruindade maior desde o começo da temporada. Nem o retorno de Lauri Markkanen e a saída do técnico Fred Hoiberg mudaram muita coisa.

Campanha: 6-23

2019 Phoenix Suns Logo

#30 Phoenix Suns (posição anterior: #28)

Duas vitórias e dez derrotas depois do último ranking. O Phoenix Suns é o pior time da liga sem dúvidas até aqui, apesar da concorrência grande. Hoje, trocaram Trevor Ariza com o Washington Wizards e trouxeram Kelly Oubre Jr. e Austin Rivers. Não acredito que isso possa ajudar a equipe a ganhar jogos, mas esse também não é exatamente o objetivo à essa altura.

Campanha: 5-24

RANKING ANTERIORES: Mês 1 |

Ricardo Pilat Editor-Geral - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Ricardo Pilat

Editor-Geral

@ricardopilat

Jornalista, é editor-geral do The Playoffs. Apaixonado por esportes americanos desde moleque e autor de 633 home runs na carreira, mantém duas paixões de infância nas principais ligas norte-americanas: New York Knicks e New York Yankees. Mas ama igualmente a NFL e a NHL, em que acompanha Saints e Red Wings!

Guilherme Rodrigues Redator de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Guilherme Rodrigues

Redator de NBA

@gui_rp

Economista em formação, Kobezete de carteirinha, torcedor dos Lakers e o nerd das estatísticas avançadas.

Pedro Moreira Editor de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Pedro Moreira

Editor de NBA

@

Admirador do esporte competitivo e levado a sério, é apaixonado por basquete em todos os níveis. Desse modo, não teve como não acompanhar a NBA desde cedo, liga em que é torcedor discreto dos Trail Blazers, desde a recente época de Brandon Roy. Possui interesse na história do esporte e é um fanático por Michael Jordan.

Thiago Ramos Passarelli Editor de NBA - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

Thiago Ramos Passarelli

Editor de NBA

@thigas03

Louco por esportes, de todos os tipos, mas especialmente pelos esportes da Terra do Tio Sam. Torcedor fanático do Los Angeles Lakers, com uma paixão dividida entre Denver Broncos e Indianapolis Colts e uma simpatia por Los Angeles Dodgers e Los Angeles Kings.

USA na Rede Parceiro The Playoffs - The Playoffs - O Portal de Esportes Americanos

USA na Rede

Parceiro The Playoffs

@usanarede

A sua revista eletrônica dos esportes americanos. Podcast do portal The Playoffs que debate tudo sobre NFL, NBA, NHL e MLB.

Oddsshark